Notícias

Grão Cia. de Dança apresenta ‘Moebius’ em Joinville, com ingressos gratuitos

Espetáculo com entrada gratuita será exibido dia 5 de junho em dois horários. Oficina aberta ao público ocorrerá um dia antes.

A Grão Cia. de Dança, de Florianópolis, apresentará o espetáculo “Moebius” no Teatro Juarez Machado, em Joinville, dia 5 de junho, em dois horários: 16h e 19h. As 500 poltronas não são numeradas e as entradas gratuitas devem ser retiradas na administração do teatro, na Avenida José Vieira, n° 315 (fundos), das 8h às 14h, até sexta-feira, ou uma hora antes de cada sessão.

A montagem é o resultado da pesquisa deste coletivo de bailarinos dirigidos por Lidiani Emmerich e Gabriel Ferreira, que partem da dança de salão para dialogar com as demais linguagens do movimento corporal e outras vertentes artísticas. Tendo por inspiração a obra do artista holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), admirado pela capacidade de produzir imagens gráficas com efeitos de ilusão de ótica, o grupo faz uma abordagem contemporânea sobre os aspectos de nossos percursos diários e a interferência de nossas escolhas.

Após à exibição, o elenco abrirá uma conversa de 30 minutos para discutir a proposta do trabalho, o processo de criação, as impressões e questões trazidas pela plateia. O público também poderá conferir uma exposição do fotógrafo Cleber Valerio e da produtora Jordane Marques, com imagens inspiradas nos desenhos de Escher e reproduzidas pelos bailarinos.

Na véspera, dia 4, o grupo ministrará uma oficina de 120 minutos a bailarinos e público em geral sobre exercícios e ferramentas artísticas utilizadas em sua rotina de pesquisa: às 15h, para 25 pessoas na Escola Municipal de Ballet da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, e às 19h, no Studio de Dança de Salão Pede Dança, onde foram abertas mais 40 vagas. A programação é totalmente gratuita.

O projeto de circulação de “Moebius” em Santa Catarina tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural) e do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, além do apoio institucional da Cenarium Escola de Dança, do Cleber Valerio Studio Fotográfico, da Só Click Laboratório Fotográfico e da escola de aikido Kawai Shihan Dojo.

A turnê iniciou na Capital em abril, passou por Blumenau em maio e depois de Joinville encerrará o roteiro novamente em Florianópolis, dia 8 de junho. Mais informações: www.graodanca.com.

Fita de Moebius

A vontade de observar as relações labirínticas de suas próprias experiências levou os integrantes da Grão ao trabalho de Escher, que visualmente estabelece um universo de paradoxos em seus desenhos, esboços, gravuras, xilogravuras e litografias a partir da “fita de Moebius”.

Estudada pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius (1790-1868), a fita mostra que duas faces podem pertencer a um lado só, de forma que é possível passar pela face externa e interna e sempre retornar ao ponto de partida.

Tal analogia é proposta no espetáculo, que traduz este percurso como uma relação de prazer e escolhas, ao se observar que o fim não é necessariamente importante, pois geralmente denuncia um novo começo.

Palco

Desenvolvido por bailarinos que têm a dança de salão como ponto de partida, “Moebius” é um trabalho de pesquisa entre corporeidades deste gênero de dança, afetadas pela investigação contemporânea de aspectos como escolhas, encontros, fugas, retornos e busca de estados de sintonia, alimentado com técnicas de tai chi chuan, contato improvisação e aikido.

A estreia ocorreu em 2014, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Capital, com apresentação única assistida por 350 pessoas. A montagem criada pelos integrantes da Grão havia sido possível graças aos recursos obtidos por meio da plataforma de financiamento colaborativo Catarse. Em 2015, foi exibida de forma compacta na abertura da Mostra de Danças de Salão de Florianópolis – Baila Floripa, para cerca de 800 espectadores no Teatro Ademir Rosa.

Agora, o projeto ganhou impulso com recursos públicos do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura para o circuito catarinense em Florianópolis, Blumenau e Joinville, e também do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para circular pelo Norte do País: Manaus, Porto Velho, Ji-Paraná (RO) e Rio Branco.

ATIVIDADES PARALELAS

Bate-papo

Após a apresentação, será aberta uma conversa de 30 minutos com a plateia sobre “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”. O objetivo é discutir as pesquisas envolvidas na aproximação das danças de salão com a proposta do espetáculo, o processo de criação e as impressões e questões trazidas pelos espectadores de “Moebius”.

Oficina

Para compartilhar as experiências do processo de criação de “Moebius”, é ministrada em cada cidade a oficina “Dança de Escolhas e Percursos”. Durante duas horas a companhia abordará exercícios e ferramentas artísticas utilizadas em sua rotina de pesquisa. Com vagas limitadas, é dirigida a artistas e ao público em geral.

Exposição

Um ensaio assinado pelo fotógrafo Cleber Valerio e pela produtora Jordane Marques estará à mostra nos dias da apresentação, em espaços de livre circulação dos teatros. São 20 imagens em preto e branco, 12 no tamanho 60cm x 90cm e oito medindo 30cm x 45cm, que buscaram captar os efeitos de ilusão de ótica inspirados na obra de Escher e reproduzidos pelos bailarinos de “Moebius”.

Blog

Toda a turnê está sendo registrada em um blog hospedado no site www.graodanca.com. A designer Marina Zardo e a artista visual Karol Duarte, bailarinas da companhia, publicam artigos, reportagens, relatos, fotos e vídeos relacionados à pesquisa e às atividades do espetáculo, semanalmente. O canal, que terá continuidade após o circuito em Santa Catarina, servirá de referência a artistas interessados no diálogo entre dança de salão e pesquisas contemporâneas em dança.

GRÃO CIA. DE DANÇA

Atuando em Florianópolis desde 2012 em parceria com a Cenarium Escola de Dança, a Grão promove encontros de intercâmbio, formação e investigação acerca da dança e sua relação com o indivíduo: consigo, com o outro e com o mundo.

Seus integrantes observam a dança de salão como possível veículo de aproximação e diálogo com outras artes, por seu potencial ambiente de escuta em um momento em que a conexão interpessoal se observa emergente.

A companhia dissemina o interesse pela pesquisa em dança contemporânea entre os profissionais da dança de salão, incentivando a expansão dessa forma de dança ao despertar novas reflexões e compreensões da corporeidade atual e observar os atravessamentos que podem torná-la significante.

FICHA TÉCNICA

Grão Cia. de Dança: Gabriel Ferreira, Karoline Duarte, Letícia Cezar, Lidiani Emmerich, Luiz Gabriel Catoira, Maria Claudia Reginato, Marina Zardo, Natan Nicolas e Rodolfo Lorandi
Direção artística: Gabriel Ferreira e Lidiani Emmerich
Sede: Cenarium Escola de Dança
Produção: Aline Menezes
Iluminação: Gabriel Acunha Velasquez
Cenografia: Leonardo Cezar
Projeto gráfico: Marina Zardo
Figurino: Salete Brochier e Vera Pereira
Exposição fotográfica: Cleber Valerio e Jordane Marques
Produção audiovisual: Dayane Ros, Giuliane Gava e Karol Duarte
Assessoria de imprensa: Angelita Corrêa e Marcos Reichardt Cardoso
Fotografia: Alan Patrick
Pesquisa: Grão Cia. de Dança

SERVIÇO

Moebius
Grão Cia. de Dança
Dia 05 de junho de 2016
Domingo, às 16h e 19h
Local: Teatro Juarez Machado
Av. José Vieira, 315 – Centro – Joinville/SC
Ingressos: Grátis
Retirada de ingressos: administração do teatro, das 8h às 14h, até sexta-feira, e uma hora antes do início de cada sessão no dia da apresentação.
Duração: 64 minutos
Classificação: livre

> Bate-papo – “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”: após a apresentação do espetáculo
Teatro Juarez Machado, 30 minutos.

> Exposição fotográfica: durante o dia do espetáculo, no foyer do Teatro Juarez Machado.

> Oficina “Dança de Escolhas e Percursos”
Dia 04 de junho, sábado – 120 minutos.
Às 15h – Escola Municipal de Ballet da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior (25 vagas);
Às 19h – Studio de Dança de Salão Pede Dança (40 vagas).

Deixe um comentário