Funarte-SP recebe Escuro Visível 16, com o Núcleo Artérias
Em Escuro Visível 16 o Núcleo Artérias investiga o movimento perceptivo da mente reconhecendo forças emocionais e sensoriais que modulam corpos.
O núcleo testou sobreviver em um ambiente inóspito, instável. Transformando o precário em potência, a vulnerabilidade em força propulsora. Persistindo na incerteza, acionou os sentidos para reinventar algum espaço comum, coletivo. Um corpo de intensidades vitais, selvagerias e afetos, onde as conexões são tão importantes quanto os indivíduos.
Este trabalho foi produzido com o apoio do 18º Edital de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Núcleo Artérias
O Núcleo Artérias se dedica de forma contínua à investigação de corporeidades próprias e de sistemas de compartilhamento artístico para refletir sobre as transformações do corpo e das relações humanas no mundo contemporâneo.
As integrantes do grupo experimentam em seus corpos como o consumismo, a instabilidade, a incerteza, as construções de gênero e a espetacularização estão afetando a nossa percepção. O Núcleo Artérias testa outras formas de perceber, transformando modos de operar do próprio corpo e suas possibilidades de conexão com outros corpos.
O Núcleo Artérias apresentou seus trabalhos em mais de 40 cidades, participando de diversos festivais (Rencontres Chorégraphique de Seine-Saint-Denis/Paris 2002, Bienal de Dança do Ceará/Fortaleza 2003, Porto Alegre em Cena 2003, FID/ Belo Horizonte 2005, On Marche/Marrakech 2012, entre outros) e de programas de circulação pelo Brasil (Circuito SESI 2008, Caixa Cultural 2009, Petrobras Cultural 2010). O grupo recebeu na última década diversos prêmios, entre eles, três APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
FICHA TÉCNICA
Concepção/direção: Adriana Grechi
Criação/performance: Bruna Spoladore, Lívia Seixas e Nina Giovelli
Práticas corporais: Adriana Grechi e Lívia Seixas
Estágio: Luiza Meira Alves
Provocadores 2016: Robert Steijn e Marcelo Evelin
Instalação sonora: Dudu Tsuda
Iluminação: André Boll
Operação de luz: Diego Gonçalves
Fotografia: Edson Kumasaka
Design gráfico: Fernando Bergamini
Produção: Fractal Produção Cultural – Amaury Cacciacarro Filho
Assistência de produção: Erika Fortunato
Produção executiva: Guilherme Elias
SERVIÇO
Escuro Visível 16
Núcleo Artérias
De 22 de abril a 01 de maio
Sextas e sábados, às 19h30, domingos, às 18h30
Local: Funarte/SP – Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis (retirar ingressos 1h antes da apresentação)
Classificação: 12 anos
Duração: 45 minutos
Site: www.nucleoarterias.com