Festival O Boticário na Dança 2014
O Festival O Boticário na Dança chega à sua segunda edição com apresentações nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e, pela primeira vez, na Região Nordeste do país, em Recife (PE). O evento, parte da plataforma de patrocínio de O Boticário, estreia em 29 de abril na capital paulistana com o espetáculo iTMOi, da renomada companhia inglesa Akram Khan. Durante dez dias de apresentações, alguns dos mais conceituados grupos nacionais e internacionais dividem o palco, consolidando o evento como um dos mais importantes do segmento no país. Os ingressos começaram a ser vendidos na sexta-feira (14).
Além da companhia inglesa, fazem parte da programação a israelense Batsheva Ensemble, duas montagens do grupo chinês TAO Dance Theater e a bailarina canadense Louise Lecavalier – todos com espetáculos inéditos no país. Quatro grupos brasileiros de diferentes regiões do país, apoiados pela plataforma O Boticário na Dança, completam a programação o que há de melhor na dança nacional: a companhia Focus, do Rio de Janeiro (com duas montagens), Cisne Negro, de São Paulo, Primeiro Ato, de Minas Gerais, e o Balé Teatro Guaíra, de Curitiba.
“Nesta segunda edição, ampliamos o Festival incluindo Recife na programação, uma das mais importantes cidades do Nordeste e, sem dúvida, um dos grandes pólos culturais brasileiros. Incluímos também mais uma companhia nacional no evento, reforçando a proposta maior desta plataforma que é contribuir para o desenvolvimento da dança no país”, diz a diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, Ana Ferrell. “O Festival O Boticário na Dança” é uma combinação única do que há de mais belo e representativo na dança brasileira e mundial.”
Produzido em parceria com a Dueto Produções, o festival é realizado com recursos das leis de Incentivo Federal e Estadual do Rio de Janeiro e traz um panorama da diversidade da arte no mundo. “Mais uma vez, a curadoria internacional do festival foca em trabalhos artísticos relevantes dentro do panorama mundial da dança contemporânea. Com companhias de origens distintas e estilos inteiramente diversos, será uma rara e fecunda oportunidade para o público e profissionais de dança”, diz a diretora da Dueto, Monique Gardenberg. O evento tem como curadores Sheyla Costa (nacional) e Dieter Jaenicke (internacional).
INGRESSOS:
As apresentações acontecerão de 29 de abril a 4 de maio no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e entre 30 de abril até 4 de maio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. De 5 a 7 de maio é a vez do Teatro Guaíra, em Curitiba, receber o Festival, que se encerrará em Recife, com exibições nos dias 7 e 8 do mesmo mês no Teatro de Santa Isabel. Os ingressos serão vendidos a preços populares, entre R$ 10 e R$ 60, dependendo da praça e das áreas do teatro.
Os ingressos poderão ser adquiridos nas bilheterias dos teatros e também pela internet (com exceção de Recife). O público das capitais e regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro poderão obtê-los por meio do site www.ingresso.com. Para Curitiba, também será possível fazer a compra pelo portal do Teatro Guaíra (www.tguaira.pr.gov.br).
SOBRE A PLATAFORMA O BOTICÁRIO NA DANÇA:
O Festival é um marco da plataforma O Boticário na Dança, que consolida a marca como uma das grandes apoiadoras da dança no Brasil. Neste ano, serão patrocinados 39 projetos, totalizando investimentos de mais de R$ 5,4 milhões via leis de incentivo a companhias, festivais, mostras, cursos de formação e outras atividades ligadas à arte – como livros e vídeos.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e a valorização da dança como expressão artística no país, O Boticário na Dança expandiu sua plataforma de patrocínios, lançada em 2013, chegando a 14 estados brasileiros em 2014.
SOBRE O BOTICÁRIO:
O Boticário é uma unidade de negócio do Grupo Boticário. Fundada em 1977, em Curitiba (Paraná), a empresa tem hoje a maior rede de franquias do Brasil e conta com mais de 900 franqueados e 3.600 pontos de vendas em cerca de 1.700 cidades brasileiras. Seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 1.100 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.
SOBRE AS COMPANHIAS:
AKRAM KHAN COMPANY
Fundada em 2000 pelo coreógrafo Akram Khan e pelo produtor Farooq Chaudhry, a Akram Khan Company atravessou fronteiras com suas narrativas artísticas instigantes. Uma das companhias de dança mais inovadores e importantes do momento, é reconhecida por suas colaborações interculturais e interdisciplinares que desafiam as convenções e formas de dança tradicionais, com temas que abordam questionamentos inusitados, humanos e que levam a plateia a novos lugares sempre abraçando outras culturas e disciplinas e, sobretudo, com um trabalho coreográfico cuja marca é o fascínio em contar histórias, comunicar ideias inteligentes, corajosas e que trazem consigo o reconhecimento, o sucesso artístico e comercial. Sua linguagem tem raízes no clássico, Kathak e na técnica moderna.
Espetáculo: iTMOi
Celebrando o centenário de Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, iTMOi (in The Mind Of igor) foi concebida pelo coreógrafo e dançarino Akram Khan, tendo como premissa explorar o modo com que Stravinsky revolucionou o mundo da música clássica evocando seus padrões e interrupções e construindo uma conexão ao redor de um Ritual de Sacrifício. Com trilha sonora original por Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Geada e a Akram Kham Company, um grupo de 11 bailarinos de diferentes nacionalidades e escolas, iTMOi revela um mundo onde conceitos de belo e feio são quebrados revelando o quão próximo e interdependentes são.
[vimeo 68613459 w=400&h=280]
Site oficial: http://www.akramkhancompany.net/
BATSHEVA ENSEMBLE
Aclamada por público e crítica, a Batsheva Dance Company é considerada uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do mundo. Juntas, Batsheva e Batsheva Ensemble, são compostas por 34 bailarinos de várias partes do mundo. Aclamado como um dos coreógrafos contemporâneos mais proeminentes, Ohad Naharin assumiu a direção artística em 1990, e desde então ela vem se destacando no cenário internacional por uma linguagem nova, uma atuação audaciosa e cheia de vigor. A Batsheva Dance Company foi fundada como uma companhia de repertório, em 1964, pela Baronesa Batsheva de Rothschild, que convidou Martha Graham como a primeira conselheira artística da companhia. Desde 1989, está sediada no Centro Suzanne Dellal em Tel Aviv.
Espetáculo: Deca Dance
Sua primeira versão foi criada em 2000 pelo coreógrafo israelense Ohad Naharin para celebrar os 10 primeiros anos de seu trabalho com o Batsheva. Colocando em destaque as muitas facetas de seu repertório, Naharin reconstruiu sua obra redesenhando e criando uma experiência totalmente nova. Deca Dance é um outro olhar sobre o repertório de Naharin, desde seus momentos mais extravagantes até aos mais íntimos, uma obra em movimento constante, sempre se modificando, se reinventando, sendo recriada. Com 17 bailarinos em cena, Deca Dance é uma coreografia mutante em que cada novo “mix” tem seu sabor próprio e especial.
Site oficial: http://www.batsheva.co.il/en/
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LOUISE LECAVALIER
Nascida em Montreal, Louise Lecavalier estudou balé clássico e dança moderna em Montreal e Nova York. Tornou-se profissional em 1977, e começa a aparecer como criadora em 1982, com o solo de “No, No, No eu não sou Mary Poppins”. Em 1985, tornou-se a primeiro canadense a ganhar um prêmio Bessie em Nova York. Em 2012, coreografa a primeira parte de “So Blue”, com estreia mundial em 2012, pelo Tanzhaus NRW em Dusseldorf. Em 2008, recebeu a comenda Oficial da Ordem do Canadá; em 2011, foi nomeada Personalidade da Dança do Ano, pelo Sindicato de Dança Frances e a União de críticos de Arte da França; e no mesmo ano tornou-se a primeira vencedora do Prix de la danse de Montréal. Em 2013, ganhou um dos prêmios de maior prestígio no mundo da dança, Premio Léonide Massine, na categoria Most Outstanding Female Dancer of the Year.
Espetáculo: So Blue
Louise Lecavalier e seu partner Frédéric Tavernini criam uma atmosfera de alta tensão, um trabalho marcado pela música visceral de Dede Mercan. Tão rápido como o pensamento, o corpo é quem dita as suas leis e transgride seus limites. Velocidade, lentidão, abstração, teatralidade: todos meios para expressar o corpo. Em So Blue, o corpo torna-se uma “arte viva”, entre a escultura, a performance e a dança. Sequências ágeis contrastam com as mais lentas, outras mais fluidas, rigidamente controladas ao ponto de abandono. Quase todos os movimentos são inspirados em gestos simples do cotidiano que se tornam extremos quando repetitivos, decompostos ou cumulativos.
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Site oficial: http://www.louiselecavalier.com/
TAO DANCE THEATER
Desde sua Fundação, em 2008, a TAO Dance Theater tomou de assalto o mundo de dança na China. Tem sido destaque em festivais de dança moderna em todo o continente asiático e colaborado, na China, com expoentes de todas as artes: teatro, música, cinema, artes visuais e instalações multimídias. Foi a segunda companhia chinesa de dança contemporânea depois de Guangdong Modern Dance Company, em 1997, a ser convidada para se apresentar no American Dance Festival, e a primeira a ser companhia residente por seis semanas no ADF. Em 2012, foi convidada a se apresentar no Lincoln Center Festival, a primeira companhia chinesa convidada a se apresentar no Festival de Dança da Primavera na Sydney Opera Houser. Criadora de uma linguagem própria de movimentos, a TAO também se dedica à dança como expressão de arte e de educação, com programa de workshops e aulas intenso.
Espetáculos:
4
É como se uma onda magnética movimentasse os quatro bailarinos que ora puxam, ora embalam, ora separam, e ora se unem sem que se toquem. A música é do compositor chinês de indie-folk-rock, Xiao He.
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5
Encontramos cinco bailarinos, que na verdade mais do que tocar-se fisicamente, nunca se separam e se movimentam formando uma massa humana. As obras são uma continuação do trabalho do coreógrafo Tao Ye, uma experimentação onde ele explora o potencial do corpo humano como elemento visual sem a preocupação de contar histórias ou representar. O coreógrafo acredita que uma única palavra ou frase é insuficiente para resumir uma obra de dança contemporânea teatral e expõe e liberta para o publico a livre imaginação.
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CISNE NEGRO CIA DE DANÇA
Originalidade, ousadia constante preocupação com a formação de novas plateias fazem da Cisne Negro uma das mais respeitadas companhias contemporâneas da atualidade. Com uma respeitada carreira internacional, sucesso de crítica e público, surgiu em São Paulo da união de dois universos, dançarinos e atletas, que resultou em uma dança espontânea, energética, e de grande qualidade técnica e artística. Os trabalhos da companhia inserem-se no panorama contemporâneo da dança tanto no Brasil quanto no exterior com repertório que inclui diferentes coreógrafos: Ana Maria Mondini, Denise Namura, Vasco Wellencamp (Portugal), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Janet Smith e Mark Baldwin (Inglaterra), Júlio Lopes e Luis Arrieta (Argentina), Michael Bugdahn (Alemanha), Victor Navarro (Espanha), Itzik Galili e Barack Marshall (Israel), este último oriundo da Batsheva Dance Company.
Espetáculo: Sra. Margareth
Sra. Margareth, com excertos de Monger, é uma adaptação de Barak Marshall para a companhia Cisne Negro. É um trabalho de dança-teatro para 12 bailarinos, e conta a história de um grupo de funcionários, preso no porão da casa de uma patroa abusiva. O movimento de Marshall é físico, afiado, rápido, com argumentos étnicos contemporâneos emotivos, visuais e teatrais. A estrutura da peça de narrativa é traçada a partir de várias fontes, incluindo a vida e a obra de Bruno Shultz e Jean Genet “As Criadas”. A trilha combina elementos da música cigana e do sudeste europeu, passando pela música clássica e rock.
Site oficial: http://www.cisnenegro.com.br/
PRIMEIRO ATO
O grupo de dança Primeiro Ato, sob a direção de Suely Machado, realiza um trabalho em dança contemporânea, que celebra a diversidade por meio da dança. Essa é sua marca principal desde o início das atividades, em 1988. Companhia mineira, de Belo Horizonte, tem como carimbo subverter padrões e trabalhar com bailarinos, temas e formas de expressão das mais variadas possíveis. Uma assinatura múltipla, conforme define a diretora e fundadora Suely Machado. A ideia de formar o grupo surgiu quando algumas bailarinas, incluindo Suely, voltavam de uma apresentação no interior de Minas. Elas imaginaram o quanto seria interessante se, no lugar de criarem um grupo tradicional, tivessem um coro de diversidade, de pessoas que trouxessem influências diferentes para o mesmo coletivo. Daí surgiu o conceito do Primeiro Ato. A cada novo trabalho, os horizontes se ampliam. Novos temas, colaborações com outras manifestações artísticas, cada vez mais criando uma fusão um processo de intercâmbio para o universo da dança.
Espetáculo: Pó de Nuvem
Os coreógrafos Denise Namura e Michael Bugdahn propõem a travessia de uma temporalidade onde o passado, presente e futuro se misturam para se tornar um tempo além do tempo. Neste espetáculo, organizado como um livro com capa, capítulos e contracapa, dois grandes mineiros serão companheiros de viagem: João Guimarães Rosa e Milton Nascimento, suas vidas e obras. O público é conduzido para um universo marcado de humor e poesia, carregado do gestual e da escritura que lhes são próprios. Os coreógrafos se inspiram no som, no cheiro, na textura, no peso de uma simples palavra, de uma nota só, para transformar este material em estados emocionais fortes.
Site oficial: http://primeiroato.com.br/
FOCUS CIA DE DANÇA
Focus Cia de Dança e Alex Neoral. Ambos se confundem desde 1996 quando alguns bailarinos decidem que estar em cena é mais do que fundamental, é uma necessidade vital. Alex Neoral, inquieto, criativo, ousado. Ideias e precisão. Deste encontro explode nos palcos a Focus, uma das mais atuantes companhias de dança cariocas, que a cada ano vem traçando sua trajetória de sucesso. Desde sua estreia, apresentou nada menos que 13 criações. Entre 2010 e 2011, passou por 32 cidades francesas, e participou da Bienal da Dança de Lyon. O último espetáculo, As Canções que Você Dançou pra Mim (inspirado na obra de Roberto Carlos), foi apresentado 85 vezes em 2012, número digno de grandes companhias internacionais.
Espetáculos:
Ímpar
Em ÍMPAR, os sete bailarinos passam por texturas de movimentos distintas, que são essenciais para identificar que tudo está em constante transformação. Porém, essa narrativa aparece dividida em nove cenas, que foram embaralhadas e estão fora de sua ordem. Instaura-se um quebra-cabeça de movimento, onde o trabalho joga com a memória e a percepção do público. A ideia é desmembrar os acontecimentos que são mostrados de ordem não cronológica.
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As Canções que Você Dançou pra Mim
Alegria, amor, ciúme, reencontros ao som de Roberto Carlos. O espetáculo tem uma proposta simples, mas não ingênua. Uma simplicidade sofisticada e delicada. No palco, quatro casais de bailarinos são embalados em uma montagem cuidadosa de 72 canções do “rei Roberto”, que revela o humor de uma viagem ao Brasil das décadas de 60 a 90, evocando histórias confessadas e memórias pessoais inconfessáveis.
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Site oficial: http://www.focusciadedanca.com/
BALÉ TEATRO GUAÍRA
O Balé Teatro Guaíra é uma das mais importantes companhias oficiais do país graças a sua representatividade histórica, com obras e turnês consagradas. Foi criada pelo Governo do Estado do Paraná em 1969, e teve como seus primeiros diretores Ceme Jambay e Yara de Cunto, sucedidos por artistas como Yurek Shablewski, Hugo Delavalle e Eric Waldo. Em 1979, o coreógrafo português Carlos Trincheiras assume a direção até 1993. Neste período a companhia ganha reconhecimento internacional com destaque para a obra O Grande Circo Místico. De 1994 a 2011 diferentes diretores, com suas diferentes visões, contribuíram com a construção da história desta companhia. Além das criações dos próprios diretores, coreógrafos de diferentes estilos realizaram mais de 130 coreografias que compõem seu repertório. Com a atual direção de Cintia Napoli, mantém-se conectado à contemporaneidade, trazendo propostas ousadas e autênticas, sem perder de vista a tradição.
Espetáculo: A Sagração da Primavera
A primeira apresentação de A Sagração da Primavera em 29 de maio de 1913, em Paris, marcou o início do modernismo. Com um estilo de dança nunca antes apresentado, uma música de estrutura completamente original, o compositor Stravinsky e o coreógrafo Nijinsky chocaram quem estava lá. A obra conta a história de uma jovem que é escolhida para ser sacrificada como oferenda ao deus da primavera em um ritual primitivo, a fim de trazer boas colheitas para a tribo. Desde então, Sagração foi interpretada e relida pelos maiores coreografos do mundo. A versão com o Balé Teatro Guaíra, da coreógrafa portuguesa Olga Roriz, é ousada, sensual e viceral. Não há vítima, a eleita, ainda que sua escolha signifique a morte, abraça sua missão como uma honra, bate no peito e sorri desafiadora.
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Site oficial: http://www.teatroguaira.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2
PROGRAMAÇÃO
SÃO PAULO
Auditório Ibirapuera
Dia 29/04
Akram Khan Company – iTMOiDia 30/04
Louise Lecavalier – So BlueDia 01/05
TAO Dance Theater – 4 e 5Dia 02/05
Focus Cia de Dança – ÍMPARDia 03/04
Batsheva Ensemble – Deca DanceDia 04/05
Batsheva Ensemble – Deca Dance (GRATUITO)
RIO DE JANEIRO
Theatro Municipal
Dia 30/04
Batsheva Ensemble – Deca DanceDia 01/05
Akram Khan Company – iTMOiDia 02/05
Louise Lecavalier – So BlueDia 03/05
TAO Dance Theater – 4 e 5Dia 04/05
Cisne Negro Cia de Dança – Sra. Margareth
Balé Teatro Guaíra – A Sagração da Primavera
CURITIBA
Teatro Guaíra
Dia 05/05
Akram Khan Company – iTMOiDia 06/05
Focus Cia de Dança – As Canções que Você Dançou Pra MimDia 07/05
Batsheva Ensemble – Deca Dance
RECIFE
Teatro de Santa Isabel
Dia 07/05
Primeiro Ato – Pó de NuvemDia 08/05
TAO Dance Theater – 4 e 5
SERVIÇO
Festival O Boticário na Dança 2014
De 29 de abril a 08 de maio de 2014
São Paulo-SP
Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera
De 29 de abril a 4 de maio
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 20
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do auditório ou pelo site www.ingresso.com
Informações: (11) 4003-2330 (capitais e regiões metropolitanas)
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
*Espetáculo aberto ao público no Parque Ibirapuera, dia 4, a partir das 18 horas.
Rio de Janeiro-RJ
Theatro Municipal
Praça Marechal Floriano, s/n – Centro
De 30 de abril a 4 de maio
Horário: 21 horas
Ingressos: de R$ 10 a R$ 60
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site www.ingresso.com
Informações: Rio de janeiro – (21) 4003-2330 (capitais e regiões metropolitanas)
Importante: a administração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro proíbe a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga, bem como chinelos (exceto para crianças até 10 anos).
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Curitiba-PR
Teatro Guaíra
Rua Quinze de Novembro, 971 – Centro
De 5 a 7 de maio
Horário: 21 horas
Preço: de R$ 20 a R$ 60
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site www.tguaira.pr.gov.br
Informações: (41) 3304-7900 ou (41) 3304-7999
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Recife-PE
Teatro de Santa Isabel
Praça da República, s/n – Bairro de Santo Antônio
Dias 7 e 8 de maio
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 60
Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.