Fôlego, espetáculo de dança contemporânea, que teve sua estreia no último dia 14, segue em cartaz no Teatro Reviver até esta sexta. A obra investiga a respiração humana, ato aparentemente simples e banal, mas que é o fio condutor da vida, primeiro e último ato constituinte do ser humano.
Durante 50 minutos o elenco formado por André Miranda, Barbara Bittencourt, Leonardo Fabiano e Ludmila Castanheira explora como a respiração, ou a falta dela, pode mover o corpo. O limite dos corpos, diferentes entre si, é o que cria a poética regente do trabalho.
A ideia de um espetáculo que tivesse como base e propulsor criativo a respiração e suas manifestações no corpo vem desde o processo de finalização do espetáculo ‘Trauma’, primeiro trabalho da CED – Cia Experimental de Dança. O diretor e coreógrafo André Miranda queria estudar como a respiração, diariamente, pode reverberar no corpo de quem dança, ou até mesmo como a falta e/ou a presença de obstáculos respiratórios pode dialogar e se tornar dança.
“Todo o processo foi feito através de laboratórios e pesquisas em cima de respiração. São exercícios feitos com o elenco complicando o fato de respirar, buscando ora a respiração só oral, ora só nasal ou por apneia, entre outras formas da pluralidades de se respirar”, explica Miranda.
Assim constituiu-se o trabalho: por meio da acentuação e da privação da respiração. Há por exemplo uma esteira que funciona durante todo o espetáculo e a cada momento é utilizada por uma pessoa diferente do elenco. O elenco buscou preparação física complementar durante o processo de criação da montagem.
“Para o público preparamos um lugar especial: o de espectador não passivo. Muito pelo contrário, o público pode ir preparado para muitos momentos de interação e composições conjuntas”, comenta o ator e produtor Leonardo Fabiano, que também é o proponente do projeto, um dos contemplados pelo Prêmio Aniceto Matti 2018.
Ficha Técnica
Direção e Coreografias: André Miranda
Elenco: André Miranda, Bárbara Bittencourt, Leonardo Fabiano e Ludmila Castanheira
Figurinos (concepção): Ludmila Castanheira
Figurinos (confecção): Sherida Machado
Iluminação: Candelabro Produção Cênica
Trilha original: Nicholas Emmanuel
Cenário (concepção): André Miranda e Leonardo Fabiano
Cenário (confecção): Estela Moreira
Produção: Leonardo Fabiano
Arte Gráfica: Sidnei Puziol
Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Fotografia e Vídeo: Circular Cultural
Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Crédito da foto: Renato Domingos
Serviço
Fôlego
Dias 27 e 28 de junho de 2019
Quinta e sexta, às 20h30
Local: Teatro Reviver
Praça Todos os Santos, s/n – Zona 2, Maringá – PR
Ingresso: Grátis
Duração: 50min
Classificação: 16 anos