A partir do dia 23 de agosto a Taanteatro Companhia fará uma dupla comemoração nos palcos dos Teatros Aliança Francesa e Sérgio Cardoso: os 25 anos da Companhia, fundada em 1991 pela coreografa Maura Baiocchi, e uma homenagem ao 120º aniversário de Antonin Artaud.
Contemplado pela 20ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, TAANTEATRO 25 ANOS é um projeto comemorativo dos 25 anos de pesquisa e criação coreográficas da Taanteatro Companhia e também a documentação-memória de sua resistência no universo da dança brasileira.
Nesses 25 anos, a Companhia encenou 58 espetáculos, foi premiada nas esferas municipal, estadual e federal. Atuou no Japão, na Alemanha, Argentina, França, Inglaterra, Bélgica, EUA, Moçambique e Rússia. Publicou quatro livros sob seu pensamento em dança e suas práticas didáticas e criativas.
O trabalho de formação artística da companhia atrai profissionais e estudantes do Brasil e do exterior tendo como uma de suas vertentes a realização anual da Taanteatro Oficina Residência (TTOR) inaugurada em 2001. O núcleo estável da Taanteatro Companhia é formado por integrantes-fundadores e jovens integrados recentemente.
O projeto TAANTEATRO 25 ANOS reúne, entre seus objetivos, um conjunto de 10 [dez]contaminações nos campos da pesquisa, formação, criação, circulação, reflexão, memória e publicação. Criação e circulação de dois espetáculos inéditos – Artaud, Le Momo e Mil Platôs – e dois estudos solos sob o título Esquizopresenças darão continuidade à investigação na esteira de um pensamento da diferença (Nietzsche, Deleuze e Artaud) e de uma poesia coreográfica da intensidade. Esses processos criativos vêm acompanhados por um conjunto de cursos, palestras e seminários gratuitos e abertos ao público, que aliam formação em dança à reflexão filosófica: Núcleo Taanteatro – Formação, Pesquisa e Criação (NuTAAN 2016); Butoh Dança Veredas D’Alma (oficina); Intensidade Pura (curso de filosofia deleuziana); Pensamentos em Performance (palestras); Fórum Taanteatro (debates). Além disso, o projeto conta com segmentos de preservação de memória: a organização audiovisual do Acervo Taanteatro e a publicação do livro Taanteatro 25 Anos.
Em seu conjunto, o projeto constitui uma celebração da vitalidade e uma continuação da produção multifacetada da Taanteatro Companhia promovendo, ao mesmo tempo, experiências artísticas singulares, inovadoras e impactantes e o aprofundamento da reflexão estética e sócio-política em torno da dança no Brasil.
Ocupação Artaud
Do dia 23 ao dia 28 de agosto o Teatro Aliança Francesa receberá a Ocupação Artaud da Taanteatro Companhia em homenagem ao 120º aniversário de Antonin Artaud. O evento terá performance, lançamento de livro, palestra e a estreia do espetáculo Artaud, Le Momo com Maura Baiocchi.
Artaud, Le Momo
A peça apresenta o solo teatrocoreográfico baseado em textos da fase final da vida do criador do Teatro da Crueldade inéditos no Brasil – Histoire Vecue d’Artaud Le Momo, Artaud, le Momo e Suppôts et Supplications. O espetáculo mescla as linguagens da dança, da poesia, da música e do vídeo. Seu fio condutor será “o problema da liberdade autêntica”, indissociável, para Artaud, da criação do próprio corpo e da luta contra a institucionalização das formas de vida. Maura Baiocchi trará no corpo, em seu singular processo de “devir dança”, as dimensões específicas da produção artaudiana: as crises do espírito, da cultura e da linguagem.
Na semana seguinte à Ocupação, o espetáculo segue em curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso. A estreia internacional do espetáculo será em novembro a convite da Association Rodez Antonin Artaud no Espace Antonin Artaud, da Chapelle Paraire, último edifício remanescente do antigo hospital psiquiátrico onde o poeta ficou internado entre 1943 e 1946.
Direção, coreografia, performance e figurino: Maura Baiocchi
Dramaturgia: Maura Baiocchi, Wolfgang Pannek
Composição musical: Gustavo Lemos
Iluminação: Eduardo Alves
Vídeo: Paula Alves, Roque Onofre Fraticelli, Bruna de Araujo
Cenografia: Wolfgang Pannek
Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença
Fundada em 1991, na cidade de São Paulo, a Taanteatro Companhia é reconhecida nacionalmente pela qualidade singular e marcante de seus trabalhos, que envolvem processos criativos, reflexivos e didáticos no campo das artes performáticas. Maura Baiocchi concebeu a dinâmica taanteatro, uma investigação da linguagem cênico-corporal a partir do princípio tensão. Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença apresenta dois temas: um método de criação performática e uma nova noção de presença cênica fundada no entrecruzamento dos pensamentos de Friedrich Nietzsche, Antonin Artaud e Gilles Deleuze. Amplamente ilustrado, o livro complementa as dimensões conceituais expostas em Taanteatro: Teatro Coreográfico de Tensões (2007) e expande o compartilhamento minucioso de processos criativos iniciado com Taanteatro: Rito de Passagem (2011) e Taanteatro: MAE: Mandala de Energia Corporal (2013).
O lançamento de Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença é precedido pela palestra Artaud: sopro e vibração, do filósofo e professor da PUC São Paulo Peter Pál Pelbart.
Organizadores: Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi.
Colaboradores: Alda Maria Abreu, Célia Musilli, Luiz B. L. Orlandi, Natalia Barrionuevo, Rodrigo Marcó del Pont.
Editora: Transcultura
A Face Humana
Performance dos participantes do Núcleo Taanteatro: Formação, Pequisa e Criação 2016 (NuTAAN 2016) baseado em textos e desenhos de Antonin Artaud. Realizado em parceria com a SP Escola de Teatro, a formação extensa e especializada do NuTAAN (promovido pela Taanteatro desde 2004) fomenta a pesquisa e a inventividade de profissionais e estudantes das artes performáticas através da dinâmica taanteatro. Aplicando as técnicas criativas do taanteatro (teatro coreográfico de tensões), A Face Humana é uma composição coreográfica que aborda a autodeterminação poética do corpo humano.
Coordenação e concepção: Wolfgang Pannek
Assistentes de coordenação: Isa Gouvea, Mônica Cristina
Supervisão: Maura Baiocchi
Elenco: Aminah Haman, Camila Bosso, Clara Laurentiis, Gabriela Pas, Fernanda Preta, Hozana Ferreira, Janina Arnaud, Luciana Hoppe, Priscilla Carbone, Priscila Florido, Simone Xavier, Yasmin Ribeiro, Junior Lima, Andrés Barrera, Felipe Longo, Guilherme Fernandes, Gustavo Braunstein, Jonathan Mendes, Lucas Lopes, Raffab Ajá, Ricardo Januário, Ronaldo Záphas, Thiago Abel, Wallace Ruy.
Sobre Maura Baiocchi
Encenadora, coreógrafa e performer com carreira nacional e internacional. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Criou a dinâmica taanteatro, que vem sendo aprimorada desde os anos 1990 no seio da Taanteatro Companhia da qual é diretora-fundadora. Iniciou sua trajetória artística em Brasília onde também lecionou artes cênicas na UnB e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Primeira brasileira a estudar no Japão, com Kazuo Ohno e Min Tanaka, e pioneira da dança butoh no Brasil – experiência registrada no seu livro Butoh Dança Veredas D’Alma, lançado por ocasião da Mostra 95’ Butoh e Teatro Pesquisa, realizada em São Paulo, Curitiba e Brasília sob sua curadoria e direção.
Sobre Antonin Artaud
Poeta, teórico teatral, diretor, ator, ensaísta e desenhista francês. Nasceu em 4 de setembro de 1896 em Marselha, faleceu em 4 de março de 1948 em Ivry-sur-Seine. Seu nome de batismo é Antoine Marie Joseph Artaud. Da infância à idade adulta, em decorrência de graves problemas de saúde (meningite e sífilis hereditária), foi tratado com medicamentos controlados e terapias diversas, entre as quais o eletrochoque. A obra de Artaud, anárquica e influenciada pelo surrealismo francês, explora os limites da linguagem e visa a superação da cisão entre natureza e cultura. Esta cisão, segundo o poeta, caracteriza a decadência do Ocidente. O pensamento de Artaud exerce influência na filosofia e nas linguagens artísticas em geral, com destaque para poesia, teatro, dança, performance e artes plásticas. No campo das artes cênicas, Artaud é conhecido principalmente por sua concepção do teatro da crueldade, e pelo conceito do corpo sem órgãos. Artaud preconiza um teatro sensorial de inspiração metafisica que busca a reconciliação do ser humano com o cosmos e a desinstitucionalização e desestandardização do corpo. Essa concepção do ‘corpo sem órgãos’ foi reelaborada pelo filósofo francês Gilles Deleuze em sua obra Mil Platôs. Entre as obras mais difundidas de Artaud estão O Teatro e seu Duplo, Viagem ao País dos Tarahumaras, Van Gogh: o suicidado da sociedade e Para dar um fim no juízo de deus.
SERVIÇO
ALIANÇA FRANCESA
Local: Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque – São Paulo/SP. 226 lugares + 04 PNE
Informações: (11) 3017.5699 – r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br
23/08 – 20h30
A Face Humana – performance do Núcleo Taanteatro: Formação Pesquisa Criação (NuTAAN) 2016 sob coordenação de Wolfgang Pannek GRATUITO
25/08 – 20h30
Artaud: sopro e vibração – palestra do filósofo e professor da PUC São Paulo Peter Pál Pelbart.
GRATUITO
25/08 – 21h30
Taanteatro: [Des]Construção e Esquizopresença – o lançamento do livro organizado por Wolfgang Pannek e Maura Baiocchi.
GRATUITO
26 a 28/08. Sexta e sábado – 20h30, domingo – 19h
Artaud, Le Momo – estreia nacional do solo teatrocoreográfico de Maura Baiocchi.
Ingressos: R$ 20,00/R$ 10,00
Duração: 75 min
Classificação: 12 anos
SÉRGIO CARDOSO
Local: Sala Paschoal Carlos Magno – Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa 153 – Bela Vista – São Paulo/SP – 144 lugares.
Informações: (11) 3288.0136
01/09 até 04/09 – Quinta e sexta 20h, sábado 19h e Domingo 18h
Artaud, Le Momo – estreia nacional do solo teatrocoreográfico de Maura Baiocchi.
Ingressos: R$ 20,00/R$ 10,00
Duração: 75 min
Classificação: 12 anos