DestaqueEspetáculos

Dançaremos à distância apresenta instalações presenciais e performances simultâneas na Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP) e no fabrik Potsdam (Alemanha)

Crédito da foto: Luciana Botelho

Se dançamos ao mesmo tempo em dois pontos muito afastados no globo terrestre, estamos dançando no mesmo espaço, ainda que à distância? Nessa segunda fase do projeto Dançaremos a Distância, realizado em parceria do Goethe-Institut São Paulo com o fabrik Potsdam – International Center for Dance and Movement Art, a atriz e bailarina Anita Twarowska (Polônia/ Alemanha) e o ator e bailarino Murillo Basso (Brasil) convidam Oscar Loeser & Clemens Kowalski (Alemanha) e Aline Santini (Brasil) a criar instalações artísticas inéditas a partir dos registros da primeira fase do projeto, realizada com apoio do edital Processos Criativos à Distância, do Goethe-Institut.

As instalações serão exibidas simultaneamente em São Paulo e Potsdam com abertura em 30/11 (terça) e exibição entre 1 (quarta) e 10/12 (sexta). Elas também serão palco de quatro improvisações presenciais com Anita em Potsdam e Murillo em São Paulo na Oficina Cultural Oswald de Andrade, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. As performances também serão transmitidas ao vivo pelo canal Youtube do Goethe-Institut São Paulo, nos dias 30/11 (terça), 1 (quarta), 9 (quinta) e 10/12 (sexta), sempre às 16h.

O eixo fundamental do projeto é a experimentação, e faz brotar diferentes visões e perspectivas sobre um evento muito simples: duas pessoas dançando juntas a quilômetros de distância sem nenhum tipo de mediação tecnológica.

Na primeira fase do projeto, Anita e Murillo, que já trabalharam juntos em coreografias e performances presenciais, usaram a distância que os separa (ela, radicada na Alemanha; ele, no Brasil) como disparador de um processo de construção performática. Como é possível interagir num nível físico sem nenhuma tecnologia virtualizando o contato entre os dançarinos (como chamada de vídeo, por exemplo)?

Eles registraram esse processo em vídeos, diários, cartas, áudios e músicas. Foram convidados os videodesigners alemães Oscar Loeser & Clemens Kowalski e a designer de luz, iluminadora e artista visual brasileira Aline Santini para criar duas instalações baseadas nesse material, uma num espaço parceiro da fabrik Potsdam, outra na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no bairro do Bom Retiro, em SP.

Os artistas convidados receberam um espaço de trabalho predeterminado e um envelope com os registros da primeira fase, e tiveram quatro semanas para criar e montar um espaço-instalação com total liberdade conceitual e estética.

Além de poderem ser visitadas pelo público durante 11 dias, essas instalações serão palco de quatro improvisações ao vivo (Encontros à Distância), nas quais será possível ao espectador (mas não aos artistas) conferir o que está acontecendo simultaneamente na outra instalação, do outro lado do mundo, por meio de streaming, aberto também ao público virtual. A experiência pretende multiplicar e sobrepor diferentes temporalidades e espacialidades, mesclando as esferas íntima e pública, material e imaterial.

PARTICIPANTES

Anita Twarowska

Nasceu em 1985 em Białystok, Polônia. Formada em atuação na Universidade Estadual de Cinema, Televisão e Teatro em Lodz (PL) em 2008. Além de trabalhos no teatro, cinema e TV, ela concluiu o treinamento como pedagoga de dança e movimento em 2014 e o Dance Intensive Program na Tanzfabrik Berlin em 2017. Sua formação prévia em dança – dez anos de experiência como dançarina de salão – e sua prática de atriz refletem-se no modo como ela aborda a cena e a performatividade hoje.

Murillo Basso

Vive em São Paulo e é ator, diretor e arte-educador. É co-fundador do grupo Teatro do Osso e há dez anos tem se engajado no desenvolvimento de projetos artísticos a partir de uma perspectiva coletiva. Muito ativo na cena teatral paulistana, trabalhou nos últimos anos com diversos artistas e em diversas funções. Desde 2017, depois de viver em Berlim, tem transitado entre Brasil e Alemanha trabalhando com teatro e dança, sobretudo na parceria duradoura com Anita Twarowska.

Últimos três trabalhos da dupla:
– Dançaremos a Distância I (2021) | financiado pelo Goethe-Institut São Paulo: concepção e performance
– Let us stay (2020) | fabrik Potsdam: concepção e performance
– For the two of us. For us all. (2018) | fabrik Potsdam: concepção e performance

AVK4

É o criptônimo da dupla de videodesigners Clemens Kowalski e Oscar Loeser. Eles exploram a imagem em movimento no terreno de jogo entre o teatro e a instalação. Seu trabalho se move entre a filosofia das mídias e o encontro real entre imagem, espaço e corpo.

Aline Santini

Graduada em Artes Visuais e pós-graduada em Lighting Design na Faculdade Belas Artes em 2016. É iluminadora há 21 anos, trabalhando com grandes nomes de teatro, dança, performance e artes visuais em São Paulo. Atua como performer e cria instalações. Indicada quatro vezes ao Shell e vencedora do prêmio Denilto Gomes (2017) com o espetáculo de dança Shine. Indicada duas vezes ao APCA de dança. Em 2019 foi uma das artistas que representou o Brasil na Quadrienal de Praga. Participou de festivais de teatro e dança na Alemanha, Croácia, Argentina, Bolívia, Portugal e Irlanda.

Ficha Técnica

Período de execução: outubro a dezembro de 2021
Conceito/Performance: Anita Twarowska & Murillo Basso
Artistas Visuais: avk4 – Oscar Loeser & Clemens Kowalski (Potsdam, Alemanha) / Aline Santini (São Paulo, Brasil)
Câmeras: Ian Iordanu, Nina Cavalcanti
Operador de Streaming: Zizolino
Países: Brasil & Alemanha
Produção: Toró de Ideias Produções Artísticas (Murillo Basso)
Apoio & Coprodução: fabrik Potsdam (DE) & Goethe-Institut São Paulo (BR)
Apoio Institucional: Oficina Cultural Oswald de Andrade

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço

Dançaremos à distância
Instalação: Abertura: 30/11 (terça), 15h
Visitação: 1 a 10/12 (quinta a quarta), 12h às 17h (dia 4/12, 12h às 15h)
Performances presenciais com transmissão simultânea pela internet:
Encontro #1: 30/11 (terça, estreia), 16h
Encontro #2: 1/12 (quarta), 16h
Encontro #3: 9/12 (quinta), 16h
Encontro #4: 10/12 (sexta), 16h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala 16
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo
Ingresso: Grátis
Transmissão das performances pelo Youtube do Goethe-Institut São Paulo

Deixe um comentário