Notícias

Dança Por Correio, do Grupo Zumb.boys, invade o Parque Do Carmo

Grupo Zumb.boys_Dança por Correio_foto Adriano Escanhuela
Foto: Adriano Escanhuela

No próximo domingo, dia 12 de junho, é a vez do Parque do Carmo ser invadido por carteiros/dançarinos! Neste dia, o Grupo Zumb.boys, apresenta sua intervenção Dança por Correio dando andamento ao seu atual projeto, contemplado pelo PROAC Circulação de Espetáculo de Dança – 2015. Nesta intervenção, o grupo criará um espaço de interação com a plateia propondo novas relações entre espaço, dança e musicalidade.

Vestidos como carteiros, os dançarinos vão entregar cartas para o público e, a partir delas, traduzir em dança os sentimentos e as sensações contidas no papel. A ideia é que haja um diálogo não-verbal entre os intérpretes-criadores e os espectadores, interferindo no fluxo cotidiano e na paisagem urbana. O espetáculo é apresentado a partir de improvisos e jogos coreográficos pré-estabelecidos, que surgiram das pesquisas realizadas pelo grupo.

O Grupo Zumb.Boys surgiu em 2007, com a proposta do diretor Márcio Greyk de criar uma linha de pesquisa nas danças urbanas, transformando a ideia de ser uma dança apresentável apenas nas ruas, para ser levada aos palcos, através de uma estrutura de pesquisa, produção e criação.

O grupo traz em sua formação os bailarinos que possuem diferentes históricos na dança contemporânea, participando inclusive do processo criativo de importantes companhias como OMSTRAB, Cia. de Dança, Teatro Ivaldo Bertazzo e entre outros.

O Grupo Zumb.boys, tem em seu histórico uma aclamada temporada de estreia de seu último espetáculo, realizada em 2015, chamado O que se rouba, passando pelo Teatro Flávio Império, Teatro Alfredo Mesquita e esgotando os ingressos em um local emblemático para a dança em São Paulo: o Centro Cultural São Paulo. Com este trabalho, o grupo apresentou um trabalho inédito na cena do breaking e hip-hop, promovendo o encontro e o diálogo com diferentes linguagens das artes lapidando o espetáculo, expandindo as possibilidades de investigação corporal e corroborando com novas estruturas de pensamento criativo. Dessa forma, o grupo segue valorizando a cultura de danças urbanas, fortalecendo a cena e elevando seu patamar de pesquisas nessa modalidade.

Da necessidade de maior interação com o público, em 2012, em uma produção independente, os Zumb.boys estrearam “Dança por Correio”, seu primeiro espetáculo de intervenção urbana, com caráter performático. Desde então, circulou com a intervenção por diferentes espaços e cidades, se apresentando em unidades do SESC, Galeria Olido, Mostra Tudo Pra Rua (mostra de dança em espaço urbano), diversas unidades do CEU, Circuito Cultural Paulista e importantes festivais.

Convidado pelo Grupo Esparrama, famoso por realizar intervenções na janela de um apartamento em frente ao Minhocão, em 2015, participou da ação Esparrama Amigos pela Janela, adaptou a intervenção e também esparramou sua arte pela janela. A intervenção especial foi chamada “Dança por Correio em: A Casa do Carteiro” e reuniu cerca de 300 pessoas no Minhocão, que interagiram e se divertiram com os carteiros dançarinos.

Agora, contemplado pelo PROAC Circulação de Espetáculo de Dança – 2015, o grupo apresenta novamente a intervenção Dança Por Correio e convida a todos que estiverem passando pelo Parque do Carmo, a parar por um momento e interagir com os carteiros dançarinos que estarão distribuindo cartas e muita diversão.
É só chegar para receber sua carta e ver o que surge a partir dela!

Para conhecer mais sobre o trabalho do grupo, acesse a página Grupo Zumb.boys no facebook e o site www.zumbboys.com

FICHA TÉCNICA

Direção: Márcio Greyk
Intérpretes Criadores: Danilo Nonato, David Castro, Eddie Guedes, Guilherme Ferreira e Márcio Greyk
Sonoplasta: Alex Araújo
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Produção: Cazumbá Produções Artísticas – Kelson Barros

SERVIÇO

Dança por Correio
Grupo Zumb.boys
Dia 12 de junho de 2016
Domingo, às 15h
Local: Parque do Carmo
R. Geraldo Costa Manso, 1 – Jardim Nossa Sra. do Carmo – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Duração: 60 minutos
Classificação: livre

Deixe um comentário