Dança e Movimento completa 19 anos e deve reunir mais de 4 mil pessoas em Ilhabela
Serão 11 espetáculos diferentes entre os dias 15 de setembro e 9 de outubro
A 19° edição do Dança e Movimento está chegando em Ilhabela. Já consagrado pelo público, o encontro deve reunir este ano mais de 4 mil pessoas para 12 apresentações gratuitas, que acontecem entre os dias 15 de setembro e 9 de outubro. Em 2016, a grande inovação é a presença de artistas nas comunidades tradicionais do arquipélago, com o espetáculo itinerante da palhaça Carmela.
Os destaques da mostra são: a consagrada Cisne Negro Cia. de Dança, Ballet de Londrina e Cia. de Danças de Diadema, além da estreia da Raça Cia. de Dança de São Paulo em Ilhabela. Outra novidade é o lançamento do espetáculo Circo dos Sonhos, que integra um projeto realizado em parceria entre o Espaço Cultural Pés no Chão e a Prefeitura de Ilhabela. Este ano também haverá, mais uma vez, a cozinha lacto vegetariana, com diversas receitas saudáveis que serão vendidas na Cantina, antes e depois dos espetáculos.
Mais programação
Quem gosta de danças urbanas poderá ver, já na noite de abertura, em 16 de setembro, o grupo Chemical Funk, que apresenta “Danças Urbanas – Locking”. No sábado (17/9), a Companhia de Danças de Diadema, dirigida por Ana Botosso, apresenta o espetáculo “por+vir”. Já no domingo (18/9), Irupé Sarmiento e Samuel Kavalerski sobem ao palco com Céu de Espelhos, inspirado em Beatles e Lewis Carroll.
A Cia Druw apresenta, no dia 24 de setembro, seu mais novo espetáculo, “Poetas da Cor”. Sob a direção de Mirian Druwe, a obra é um mergulho no universo encantado da cor, no qual são criadas partituras lúdicas e poéticas de cores em movimento. No domingo (25/9), o Ballet de Londrina traz “Decalque”, inspirado na música “Romeu e Julieta”, de Prokofiev.
Dia 30 de setembro é a vez da Raça Cia. de Dança, de São Paulo. A companhia faz sua primeira apresentação em Ilhabela, com as coreografias “A Flor da Pele” e “Cartas Brasileiras”.
Sob a direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, a Cisne Negro Cia. de Dança volta a Ilhabela em 2016 e apresenta dois trabalhos: Abacadá e Ziggy, no dia 1° de outubro. A música de Abacadá foi especialmente criada por André Mehmari. Ziggy é um mergulho interpretativo na genialidade do artista multidisciplinar David Bowie.
Nos dias 4 e 6 de outubro, o show fica por conta da Palhaça Carmela (Iris Fioreli), que apresenta seu show Magavilha nas comunidades tradicionais do Bonete e de Castelhanos. A história é contada sem palavras, com a participação ativa da plateia na construção do espetáculo.
Com diferentes estilos da dança indiana, que mesclam o rigor e a tradição clássica numa roupagem contemporânea, Sonia Galvão e grupo apresentam “Mangalam”, no dia 7 de outubro. Já no dia 8, o Corpo de Baile de Caraguatatuba, sob direção de Cristina Neves, apresenta “Colcha de Retalhos”.
Encerrando a programação, o grupo de dança Artes Cruzadas, dirigido por Mirco Visconti, fecha o Dança e Movimento com a estreia do espetáculo “O circo dos Sonhos”, no dia 9 de outubro. A obra tem como ponto de partida imagens do livro de Erin Morgensteen “The Night Circus” – “O Circo da Noite”. Dança, teatro, circo e vídeo se complementam nesta produção de dança teatro.
Dança e Movimento
O coordenador do evento, Emiliano Bernardo, explica que é possível criar um projeto acessível ao público sem deixar a qualidade das obras de lado. “Nosso público reúne moradores e turistas, crianças e idosos, artistas e leigos e nossa missão é justamente levar uma arte de excelência para todas essas pessoas. A ação sócio cultural está no DNA do Pés no Chão, e por essa razão sempre procuramos passar o sentimento da arte para a platéia, ampliando cada vez mais os simpatizantes”, diz ele.
Nestes quase 20 anos de história, o Dança e Movimento se tornou um marco na dança contemporânea e entrou para o Calendário Turístico Cultural do Estado de São Paulo, através de projeto de lei, decretado em 2004. Em sua 19ª edição, o evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – ProAC, Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci e Espaço Cultural Pés no Chão.
PROGRAMAÇÃO
15 e 16/09 – 20h – Laboratório Corpo e Arte – Unifesp
Escola Municipal Paulo Renato
16/09 – 20h – Chemical Funk
Espaço Cultural Pés no Chão
17/09 – 20h – Cia de Danças de Diadema
Espaço Cultural Pés no Chão
18/09 – 20h – Irupé Sarmiento e Samuel Kavalerski
Espaço Cultural Pés no Chão
24/09 – 20h – Cia Druw
Espaço Cultural Pés no Chão
25/09 – 20h – Ballet de Londrina
Espaço Cultural Pés no Chão
30/09 – 21h – Raça Cia de Dança de São Paulo
Vila, Centro Histórico
1°/10 – 21h – Cisne Negro Cia de Dança
Vila, Centro Histórico
4 e 6/10 – Palhaça Carmela
Comunidades de Bonete e Castelhanos
7/10 – 20h – Sônia Galvão e Grupo
Espaço Cultural Pés no Chão
8/10 – 20h – Corpo de Baile de Caraguatatuba
Espaço Cultural Pés no Chão
9/10 – 20h – Grupo Artes Cruzadas
Espaço Cultural Pés no Chão