Dança do Ventre no Egito Atual
Bailarinas Egípcias são referência para aprendizagem na dança do ventre, mas quem são as dançarinas do ventre no Egito Atual? Um dos berços das danças árabes é o Egito. Ao longo dos anos muitas bailarinas se destacaram e ensinaram bailarinas do mundo todo. Das ciganas ghawazees a dançarinas da Era de Ouro. Um dos fatores para uma bailarina ser considerada da Era de Ouro da dança do ventre era ter participação em filme hollywoodianos. Movimento que contribuiu para expansão da dança do ventre e música árabe chegar no mundo todo.
Dançarinas no Egito Atual
As bailarinas que hoje atuam na dança do ventre foram alunas dos grandes mestres. Elas se destacaram por sua técnica apurada, seu estilo/personalidade única e se tornaram referência para atualização e estudo da dança. Conheças as bailarinas que são fundamentais.
Dina Taalat – Bailarina e atriz. Foi bailarina da Troupe Reda. Ganhou notoriedade ainda na década de 80. Participou de shows em hoteis famosos e variados shows pelo Egito. Convidada como professora do Festival Ahlan Wa Sahlam – festival de conceito no Egito. Viajou para ensinar em vários países inclusive para o Brasil. Ficou famosa por seus figurinos diferentões e ousados para o seu período.
Saiba mais sobre a bailarina Dina Taalat na Análise Técnica feita pelo canal do youtube Rosas do Cairo no link:
Doa Salam – Foi bailarina da Troupe Reda. Veio para o Brasil em 2009 e lecionou workshop e participou de show de gala. Segue fielmente o estilo Reda no seu ensino e dança. Ela é uma das dançarinas responsaveis pela Dança do Ventre no Egito Atual.
Randa Kamel – Também conhecida como bailarina referência em Shimmie. Fez parte da Troupe Reda. Esteve no Brasil em 2019 pela última vez para ensinar e participar de show de gala. Seu estilo único traz em cena uma bailarina potente e referência da dança atual. Viaja para o mundo todo e também foi professora convidada no Ahlan Wa Sahlam da mestra Raqia Hassan. Atualmente, produz seu próprio festival no Egito o Raqs of Course. Evento que reune bailarinos do mundo todo em Fevereiro e em Julho.
Cofira a Análise Técnica feita pelo canal do youtube Rosas do Cairo.
Algumas bailarinas consideradas da geração anterior continuam ensinando. São exemplos: a mestra Raqia Hassan com dvds/ fitas VHS ensinando a dança do ventre. Fifi Abdou que veio para o Brasil em 2014 em Porto Alegre e Farida Fahmy que esteve em São Paulo no Festival Shimmie em 2011. Todas tiveram um papel fundamental na construção do show de dança do ventre que tem hoje em dia.
MUNDO ÁRABE COM KELLY ORIANAH
QUEM ESCREVE: Kelly Orianah é Pós Graduada em Dança e Consciência Corporal e Técnica em Dança. Diretora e Professora da Escola Rosas do Cairo. Conheça mais em: www.rosasdocairo.com.