CursosDestaque

Cursos de Extensão Cultural: São Paulo Escola de Dança tem 100 vagas abertas para processo seletivo

Crédito da foto: Arquivo SPED

A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, sob a gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está oferecendo 100 vagas para três novos cursos presenciais e gratuitos. Destinados a pessoas a partir de 16 anos, esses cursos fazem parte da programação de Extensão Cultural da instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de abril, no site da SPED, na seção de Cursos de Extensão Cultural.

Com curadoria de Vinícius Anselmo, o curso “Balé na Contemporaneidade” tem carga horária de 64h e 40 vagas para o nível intermediário a avançado no balé clássico. Com 20 e 40 vagas respectivamente, os cursos: “Maquiagem e Visagismo na Construção de Espetáculos” e “Dos Palácios ao Sambódromo: Dança Barroca e o Bailado de Mestre-Sala e Porta-Bandeira”, têm carga horária de 32h, com curadoria de Yaskara Manzini.

“Os cursos que desenvolvemos para este período foram pensados para explorar diferentes linguagens artísticas e aprofundar os conhecimentos dos participantes. É uma forma da São Paulo Escola de Dança continuar dialogando com públicos diversos e desenvolvendo aprendizagens sobre temas da dança e do universo artístico”, ressaltou Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPED.

O processo de inscrição é online e feito pela entrega dos documentos especificados no edital, carta de intenção e currículo artístico atualizado. Os selecionados serão divulgados no site e nas redes sociais e em seguida aguardar pelo período das aulas. Saiba mais sobre os cursos:

Balé na Contemporaneidade

O curso propõe uma abordagem ampliada do balé clássico integrada a elementos da dança moderna e contemporânea, em conjunto ao estudo da estrutura óssea e muscular. O estudante será guiado para movimentos mais fluidos e expressivos, pensando nas singularidades de cada corpo.

Maquiagem e Visagismo na Construção de Espetáculos

Em um espetáculo, a maquiagem e o visagismo são elementos que ampliam mensagens e emoções. Os participantes deste curso criarão visuais para compor espetáculos de dança, artes circenses e desfiles carnavalescos.

Dos Palácios ao Sambódromo: Dança Barroca e o Bailado de Mestre-Sala e Porta-Bandeira

A partir da trajetória dessa dança desde a Europa até o Brasil, o estudante entenderá como se formou essa dupla e a sua importância na representação da escola de samba. Serão aulas práticas e teóricas para se aprofundar nesse bailado.

Sobre a São Paulo Escola de Dança

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

Serviço

Cursos de Extensão Cultural
São Paulo Escola de Dança
Inscrições no site da SPED, na seção de Cursos de Extensão Cultural.

Inscrições até 24 de abril:

Balé na Contemporaneidade
Período do curso: 5 de maio a 26 de junho.
Dias e horários: segunda, terça e quinta-feira, das 19h às 21h45 e do dia 23 ao 26 de junho, das 19h às 22h.

Maquiagem e Visagismo na Construção de Espetáculos
Período do curso: 5 a 17 de maio.
Dias e horários: segundas a quintas-feira, das 18h30 às 21h30 e sábado, das 9h às 18h.

Inscrições até 28 de abril:

Dos Palácios ao Sambódromo: Dança Barroca e o Bailado de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Período do curso: 10 a 31 de maio.
Dias e horários: sábados, das 9 às 18h.

Deixe um comentário