Ícone do site Agenda de Dança

Curitiba Companhia de Dança estreia, em São Paulo, “Quando se calam os anjos”

Quando se calam os anjos-Curitiba Cia de Dança-Foto Rafael Dorta-4

A precariedade das relações humanas, o desamparo e a solidão de uma existência que escoa por entre as tramas de uma modernidade degradada são motes para a criação de “Quando se calam os Anjos”, trabalho inédito da Curitiba Companhia de Dança, que estreia em São Paulo nos dias 28 e 29 de abril (terça e quarta-feira, às 20h), na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso.

Com direção coreográfica de Airton Rodrigues, bailarino e coreógrafo do Balé Teatro Guaíra, “Quando se calam os anjos” transporta para o palco o universo pós-moderno virtual do século XXI, onde as relações entre as pessoas, construídas sem grandes obstáculos através de um simples “clique” no computador, se tornam cada vez mais vulneráveis e facilmente descartadas, revelando a idéia de ”ser líquido”, que o sociólogo Zygmunt Bauman utiliza para caracterizar a fragilidade dos laços humanos, uma vez que nada é sólido e para durar. “Ao mesmo tempo em que a tecnologia e a internet aproximam pessoas e propiciam a troca de informações e ideias num espaço de tempo nunca antes imaginado, levam ao descompromisso e à banalização dos sentimentos; estamos conectados em rede, mas sós. E esse paradoxo surgiu com muita intensidade durante o processo de criação”, revela o coreógrafo.

Nicole Vanoni, diretora artística da companhia, que também compõe o elenco junto com outros 15 bailarinos, aponta “a indignação com a indiferença frente à violência impregnada na sociedade e o sentimento de impotência que nos tira a responsabilidade por este estado das coisas” como ignição para a concepção do espetáculo. “E essa angústia e incapacidade de lidar e resolver questões nada sutis da vida contemporânea são traduzidas na fisicalidade vigorosa dessa jovem companhia com uma dramaturgia que se constrói com pinceladas de ironia, sensualidade e inquietude”, sinaliza.

Depois de São Paulo, a Curitiba Cia de Dança segue em circulação do espetáculo pelo país: Manaus, dias 12 e 16 de agosto, no Teatro Amazonas; Belém do Pará, de 27 a 30 de agosto, no Teatro Claudio Barradas, dentro do V Encontro de Dança Contemporânea; e Caxias do Sul (RS), de 26 de outubro a 1 de novembro, no Teatro Parenti, durante o VI Caixas Em Movimento.

A COMPANHIA

Criada em 2012, por Nicole Vanoni e um grupo de artistas de origens e experiências diferenciadas, aglutinados em torno da ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea e diversidade de experiências com diferentes coreógrafos, por dois anos, trabalhou como Cia Nicole Vanoni até se configurar como Curitiba Cia de Dança, criando, então, uma identidade mais consolidada. A escolha do nome veio da necessidade de interagir com a cidade, provocando a cena cultural e buscando ser mais uma referência da dança na região. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, de 2014, com concepção do coreógrafo Rafael Zago e direção musical do compositor Fabio Cardia, participou de festivais no Brasil e no exterior.

Atualmente, a Cia conta com 16 artistas da dança e traz em cada obra um amálgama de forma e conteúdo que revela um pensamento elaborado através de seu modo singular de ver o corpo como meio significante, fruto de um trabalho técnico e artístico capaz de relacionar sensibilidade, fluxo de sentimento e expressão consciente, concretizando um projeto poético que acontece no corpo e busca construir metáforas e traduções que não se distanciem do público.

Através do incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, “Quando se calam os anjos” conta com apoio do Hospital Pequeno Príncipe e patrocínio do Grupo Ultra (Oxiteno Nordeste, Ipiranga Produtos de Petróleo, Bahiana Distribuidora de Gás, Tropical Transportes Ipiranga); Copel Geração e Transmissão; Prati, Dona Duzzi & Cia.; Trox do Brasil; Bundy; Famiglia Zanlorenzi; Grupo Jufap (Aquilon Telecomunicações, Jufap Administração e Participação, Jufap Comércio de Asfalto); Sapore; Bellinati & Perez Advocacia; Gestamp Paraná; e Barduch, todas empresas sediadas no Paraná.

FICHA TÉCNICA

Direção geral e artística: Nicole Vanoni
Concepção coreográfica: Airton Rodrigues
Assistente de direção: Claudio Fontan
Elenco: Ana Claudia Moreira, Antonio Adilson Junior, Beatriz Caravetto, Betina D’Agnoluzzo, Clarissa Cappellari, Erika Bartaline, Leonardo Lino, Luana Teodoro, Natanael Nogueira, Nathalia Tedeschi, Nicole Vanoni, Raul Arcangelo, Ricardo Alves Pereira, Rodrigo Leopoldo, Tatiana Araujo e William Sprung
Trilha sonora: Raul Arcangelo
Figurino: Paulinho Maia
Projeto de luz: Osvaldo Gazzoti
Produção/Edição audiovisual: Raul Arcangelo e Rafael Dorta
Ensaiador: Antonio Adilson Junior
Preparação corporal: Viviane Cecconello e Leandro Lara Santos
Direção de produção: Radar Cultural Gestão e Projetos – Solange Borelli

SERVIÇO

Quando se calam os anjos
Curitiba Companhia de Dança
Dias 28 e 29 de abril de 2015
Terça e quarta-feira, 20h
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP
Informações: (11) 3288-0136
Lotação: 140 lugares
Duração: 60 min.
Classificação: livre

Sair da versão mobile