O Sesc Santo André homenageia o escritor Júlio Cortázar (1914 – 1984) durante o mês de agosto. Cortázar completa 100 anos de nascimento, momento oportuno para um encontro com sua obra em diferentes linguagens artísticas. A programação conta com leituras, música e dança.
A obra do escritor argentino ocupa lugar de destaque na produção literária do século 20. O autor, que considerava o texto uma forma de brincar, criou uma narrativa que vai do real ao fantástico, numa atmosfera alucinante que combina humor, poesia, mistério, terror. Cortázar é um observador da realidade cotidiana que expressa na literatura as contradições e os absurdos do mundo.
No campo da literatura, durante todo o mês, as obras de Cortázar ganham destaque na biblioteca da unidade. Além disso, aos sábados, Luiz Bras ministra a oficina Escrita Criativa, onde os participantes criarão textos a partir de estímulos textuais de Cortázar e outros autores, além de curtas de animação. Alex Dias e Pedro Costa mediam a leitura dos Curtos Contos Intermináveis de Cortázar, onde o público poderá ler e debater os textos do escritor. O grupo Abigail conta mais de mil, conta a história de Instruções para dar corda ao relógio, e Tininha Calazans lê os Contos Fantásticos da América Latina. No dia 16 de setembro acontece o Encontro com Cortázar, com o escritor Julián Fuks, o professor de Filosofia Fabiano Barboza Viana e o jornalista Reynaldo Damazio. Eles abordam diferentes aspectos da literatura de Cortázar. Lili Flor e Paulo Pixu fazem a mediação do texto O Discurso do Urso, nos dias 21 e 28 de setembro, e lêem os sonetos Presença e os contos Uma volta no dia em oitenta mundos e Bestiário, no dia 16 de setembro.
As bandas Boss Traditional Jazz, Riverboat’s Jazz, Quarteto Jazz Bop e À Deriva, tocam na Comedoria às quintas do mês de agosto, buscando uma ligação entre Cortázar e o Jazz, gênero que o autor chegou a homenagear em seu livro Jogo da Amarelinha.
Já Larissa Pretti e Fabiana Bueno de Castro utilizam o conto instruções para subir uma escada, do livro Histórias de Cronópios e Famas para preparem a intervenção de dança que acontecerá dia 29 e 30 de agosto.
SERVIÇO
Cortázar e os Absurdos do Mundo
SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – São Paulo – SP
Informações: (11) 4469-1200
Dança – Instruções Para Subir Uma Escada
Dias 29 e 30 de agosto de 2014
Sexta, às 20h; Sábado, às 19h
Local: Foyer do Teatro
Ingressos: Grátis
Duração: 20 minutos
Classificação: Livre