Crédito da foto: Ana Castello
Para comemorar seis anos de trajetória o coletivo artístico Ana Maria Amarela resolveu criar uma programação totalmente online com apresentação de performances inéditas e experimentos cênicos entre os meses de outubro e novembro.
Para o mês de outubro o coletivo programou para as quartas-feiras sempre às 19h, liberar um experimento cênico diferente. Para a primeira semana teremos o experimento de Juliana Sanso, seguido pelo de Taize Sa e por fim Diego Castro. As performances inéditas ficaram para o mês de novembro com provocações cênicas de Luan Afonso.
Fundado em 2014 o Coletivo Ana Maria Amarela tem como pesquisa cênica a intersecção entre dança, artes visuais e performance. Em 2016 o coletivo iniciou a pesquisa “Vestidxs de Noiva” que prospectou o espetáculo “o que restou do Branco” e as performances “transeuntes” e “Marchas”. Usando o vestido de noiva como ponto de partida para diversas questões sobre papeis sociais de gênero e conservadorismo. “A pesquisa era tão intensa e profunda que entendemos ela hoje como uma trilogia, onde podemos também interseccionalizar questões de raça e classe social” diz Diego Castro, dançarino e co-fundador do coletivo.
Em sua trajetória o coletivo investiga apresentações nas ruas e lugares alternativos, facilitando o acesso e dialogando de forma mais intima com o público. A formação original do grupo se deu junto às dançarinas Jéssica Cavalcante e Leticia Santana que contribuíram para criação cênica da pesquisa. Atualmente integra o coletivo performers, dançarinos e artistas convidados de diferentes linguagens para participarem na pesquisa e construções cênicas de novas propostas.
O público pode esperar novidades para ano que vem, pois, a segunda parte da trilogia, já está em processo de criação, que possibilitara também novas performances e o segundo espetáculo do coletivo.
Serviço
Coletivo Ana Maria Amarela – 6 anos
Plataforma: Instagram (@coletivoanamariaamarela)
07.10.2020 às 19h
Experimento com Juliana Sanso
14.10.2020 às 19h
Experimento com Taize Sa
21.10.2020 às 19h
Experimento com Diego Castro