Crédito da foto: Ikegami Naoya
Idealizado dentro do lendário Kazuo Ohno Dance Studio, durante uma nova imersão de butoh no Japão, “O Sussurrar da Cigarra” é o mais novo espetáculo dos dançarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama. A dupla, que já subiu aos palcos com “Caminhos Pelos Quais” e vem sendo pioneira com uma série de aulas regulares, workshops e intervenções artísticas de butoh no Rio Grande do Sul, retornou ao Brasil no último mês de novembro já pronta para compartilhar, em primeira mão, seu mais novo e inédito espetáculo, que conta com o apoio institucional da Fundação Japão em São Paulo.
A estreia acontecerá no MEME Estação Cultural, em Porto Alegre, com apresentações nos dias 20 e 21 de janeiro, às 20h. Quem assina a direção é ninguém menos que Etsuko Ohno, esposa do saudoso mestre Yoshito Ohno, que reabriu o icônico Kazuo Ohno Dance Studio, fechado desde a morte de Yoshito em janeiro de 2020, justamente durante a passagem de Ana e Nishiyama no Japão para mais uma imersão de butoh. Na trilha sonora, composições originais do músico gaúcho Duda Cunha e uma seleção de nomes como Bach e Nino Rota.
“Chegamos ao Japão no final do verão. As cigarras cantavam e dançavam. Também era Obon, época na qual o espírito dos ancestrais retorna ao mundo dos vivos para visitar seus familiares. É nesse limiar, entre vivos e mortos, que a cigarra se desprende de seu casco, alçando seu último voo. Nossos corpos foram absorvendo a passagem das estações, seus ritos, suas cores”, conta Ana. Segundo ela, “O Sussurrar da Cigarra” é um espetáculo que, inspirado nesse relato, se despe do tempo revelando os ciclos da natureza e os sons que dela emergem, carregando em si as sombras iluminadas de um universo prestes a desaparecer.
A estreia do espetáculo também marca um momento muito especial para Ana e Nishiyama, pois Etsuko Ohno virá pela primeira vez a Porto Alegre para acompanhar as apresentações e, no domingo, dia 22 de janeiro, às 18h, participar de uma conversa com o público, compartilhando suas percepções sobre “O Sussurrar da Cigarra” e trazendo as lembranças de sua trajetória como figurinista e maquiadora de Kazuo e Yoshito Ohno. O público pode participar dessa conversa exclusiva mediante doação de 1kg de alimento, que será destinado a instituições sociais.
“Prestamos nosso honroso agradecimento a Etsuko san, que nos abriu as portas e, muito generosamente, teceu as tramas desse espetáculo que agora ganha vida no Brasil”, diz Nishiyama, que dançou com Kazuo e Yoshito por mais de duas décadas.
Para mais informações sobre o espetáculo ou sobre a conversa com Etsuko Ohno, basta acessar www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 98257-0024.
Ficha Técnica
Direção: Etsuko Ohno
Dançarinos: Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Cenotécnico: Rodrigo Shalako
Trilha original: Duda Cunha
Trilha: Nino Rota, Johan Sebastian Bach, Osvaldo Pugliese e Rickie G
Iluminação: Carol Zimmer
Figurinos: Margarida Rache, Rei Kawakubo e Etsuko Ohno
Assessoria de imprensa: Matheus Pannebecker
Edição de vídeo: Liége Ferreira
Produção: Betina Carminatti
Arte gráfica: Paulo de Araújo
Apoio: Banca 89 Café Orgânico, La Rouge, Livre! Cozinha Experimental, Orgânicos Paixão e Três Marias Flores
Apoio institucional: Fundação Japão em São Paulo
Serviço
“O Sussurrar da Cigarra”
Com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Dias 20 e 21 de janeiro de 2023
Sexta e sábado, às 20h
Local: MEME Estação Cultural
Rua Lopo Gonçalves, 176 – Porto Alegre – RS
Ingressos: R$ 60,00, disponíveis no local ou através do link: https://bit.ly/3vVOE5y
Mais informações: www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com
Telefone/WhatsApp: (51) 98257-0024
Uma conversa com Etsuko Ohno
Dia 22 de janeiro de 2023
Domingo, às 18h
Local: MEME Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 – Porto Alegre/RS)
Ingresso: mediante doação de 1kg de alimento
Mais informações: www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com
Telefone/WhatsApp: (51) 98257-0024