Coletivo Ruínas abre chamamento para seleção de artistes residentes
O projeto Residência ObsCênica, concebido pelo Coletivo Ruínas e contemplado pela 29ª edição do edital de fomento à Dança para a cidade de São Paulo, abre chamamento para a seleção de 07 jovens artistes das áreas de dança e/ou performance para participação na Residência Artística Plasticidade Destrutiva e Ecologia que acontecerá de outubro/21 à maio/22.
Por meio da realização de uma residência artística de cunho experimental com duração de oito meses, o Coletivo Ruínas busca junto a jovens artistes, investigar as possíveis relações que o corpo tece com os lugares em que habita e por onde atravessa. O trabalho será prático e teórico e acontecerá em formato híbrido, com encontros remotos e presenciais (em espaços à céu aberto da cidade de São Paulo).
Será disponibilizada uma Ajuda de Custo mensal ao longo do desenvolvimento das atividades a cada um dos artistes selecionades.
As inscrições deste chamamento estão abertas até o dia 17 de setembro e podem ser realizadas gratuitamente através deste link – https://cutt.ly/residencia_obscenica.
O Coletivo Ruínas existe desde 2014 como uma plataforma artística independente de investigação, pesquisa e criação transdisciplinar entre as linguagens da dança contemporânea, do audiovisual expandido, da fotografia e da música. Nos reunimos pelo assombro e pela atração que nos geravam os sítios de demolição de casas, fundamentalmente em bairros residenciais da cidade de São Paulo, não só pelo fenômeno da voracidade com que máquinas põem casas abaixo, mas por mudar radicalmente a natureza dos lugares. Nos interessa como os processos de especulação imobiliária e desestatização coreografam o cotidiano e afetam os corpos.