A 19° edição do Dança e Movimento entra na reta final e conta com a apresentação da consagrada Cisne Negro Cia de Danças, neste sábado (1°/10) em frente ao mar de Ilhabela. Sob a direção artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, o grupo volta ao arquipélago em 2016 com dois trabalhos. O espetáculo Ziggy é um mergulho na obra de David Bowie e traça contornos de dança na obra musical do artista, que morreu em janeiro deste ano. O segundo trabalho se chama Abacadá e é um misto de improvisação entre música e dança, com uma nova ótica sobre a ação musical do bailarino em cena.
Ainda neste final de semana, a Raça Cia. de Dança, de São Paulo, faz sua estreia em Ilhabela e sobe ao palco na sexta-feira (30/9). A companhia traz as coreografias “A Flor da Pele” e “Cartas Brasileiras”, também na Vila, Centro Histórico de Ilhabela.
Desde o dia 15 de setembro até 9 de outubro, o 19° Dança e Movimento conta com 15 apresentações gratuitas nas ruas, teatro e praias da cidade. Em 2016, a grande inovação é a presença de artistas nas comunidades tradicionais do arquipélago. Nos dias 4 e 6 de outubro, a palhaça Carmela leva o show Magavilha para as praias do Bonete e de Castelhanos. O espetáculo itinerante traz uma história contada sem palavras, mas com a participação ativa da plateia na construção do espetáculo.
Ziggy
O espetáculo Ziggy é baseado na arte de David Bowie e retrata sua trajetória, que influenciou toda uma geração. Sua diversidade de aptidões artísticas seja como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista e produtor permite performances cênicas inusitadas no palco. A obra traz também elementos da influência de Bowie na música negra, os diversos personagens que adotou ao longo de sua carreira e sua espontaneidade calculada, que elevou sua imagem e ideologias à categoria de arte.
Mais programação
Com diferentes estilos da dança indiana, que mesclam o rigor e a tradição clássica numa roupagem contemporânea, Sonia Galvão e grupo apresentam “Mangalam”, no dia 7 de outubro. Já no dia 8, o Corpo de Baile de Caraguatatuba, sob direção de Cristina Neves, apresenta “Colcha de Retalhos”.
Encerrando a programação, o grupo de dança Artes Cruzadas, dirigido por Mirco Visconti, fecha o Dança e Movimento com a estreia do espetáculo “O circo dos Sonhos”, no dia 9 de outubro. A obra tem como ponto de partida imagens do livro de Erin Morgensteen “The Night Circus” – “O Circo da Noite”. Dança, teatro, circo e vídeo se complementam nesta produção de dança teatro.
Dança e Movimento
Nestes quase 20 anos de história, o Dança e Movimento se tornou um marco na dança contemporânea e entrou para o Calendário Turístico Cultural do Estado de São Paulo, através de projeto de lei, decretado em 2004. Em sua 19ª edição, o evento reforça sua diversidade e tem reunido moradores e turistas, crianças e idosos, artistas e leigos.
O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – ProAC, Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci e Espaço Cultural Pés no Chão. O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha, em Ilhabela-SP. Mais informações pelo telefone: 12 3896 6727.
PROGRAMAÇÃO
30/09 – 21h – Raça Cia de Dança de São Paulo
Vila, Centro Histórico
1°/10 – 21h – Cisne Negro Cia de Dança
Vila, Centro Histórico
04 e 06/10 – Palhaça Carmela
Comunidades de Bonete e Castelhanos
07/10 – 20h – Sônia Galvão e Grupo
Espaço Cultural Pés no Chão
08/10 – 20h – Corpo de Baile de Caraguatatuba
Espaço Cultural Pés no Chão
09/10 – 20h – Grupo Artes Cruzadas
Espaço Cultural Pés no Chão