No próximo sábado (dia 24/11), às 18h, a Cia Fragmento de Dança apresenta, no Espaço Cultural Casa da Vila, na Vila Mariana, “Eu Outro”, trabalho que investiga a fricção entre vida e obra, real e ficcional envolvendo memórias, arquivos e depoimentos, de modo a invadir, expor e dividir ambientes íntimos, não somente para falar de si, mas para tornar-se o outro também. A entrada é gratuita.
Para a criação de “Eu Outro”, os intérpretes-criadores da companhia experenciaram vários procedimentos – a visita à casa dos avós que já não lhes pertence, o afastamento das redes sociais, a revelação de experiências traumáticas do corpo –, todos com o intuito de perceber como arte e vida dizem uma sobre a outra e como memórias que nos constituem não são propriedades privadas e querem existir visceralmente neste tempo do agora.
Há tempos, a Cia Fragmento de Dança tem especial interesse pelo que chama de Dança Depoimento. Vanessa Macedo, diretora da companhia, explica que diferentemente de alguns campos da arte, onde o “real” é estudado e nominado, como por exemplo “teatro documentário” ou “cinema documentário”, na dança, esse debate não tem fronteiras claras. “Por se fundar no corpo, parece-nos que a linguagem da dança, no desenvolvimento de seus processos criativos, já discute autobiografia, subjetividade e experiência”, argumenta.
“Eu Outro” conta com André Prado na luz; voz, violão e percussão de Daniela Moraes; vídeos de Leo Lin e Chico Rosa, máscaras assinadas por Wander Rodrigues com assistência de Gab Menacho, e figurino de Daíse Neves.
A ação faz parte do projeto ‘Dança Depoimento em Contágio’, contemplado pela 24ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Sobre a Cia Fragmento de Dança
Em 2002, Vanessa Macedo começou as suas primeiras investigações autorais em dança contemporânea, fundando a Cia Fragmento de Dança, em São Paulo – SP. Nos primeiros anos, criou alguns solos e duos e, a partir de 2007, concretizou o desejo de se estruturar num formato de grupo que pesquisa e produz continuamente, realizando temporadas na capital e participando de festivais e mostras nacionais e internacionais. Durante esses anos, a Cia criou 15 trabalhos e foi contemplada pelos principais editais de apoio a projetos de dança – Prêmio FUNARTE Klaus Vianna, Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, edital Caixa Cultural, Festival Cultural Inglesa, entre outros. Mulheres como Frida Kahlo, Virginia Woolf e Tracey Emin inspiraram a Cia em suas criações que envolvem discussões de gênero, autoimagem, fricção vida e obra. Atualmente, assuntos como dramaturgia na dança e o uso de material autobiográfico como linguagem cênica têm sido especialmente investigados para pensar sobre as relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.
Ficha Técnica
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo
Assistente de coreografia: Maitê Molnar
Intérpretes: Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Letícia Mantovani, Maitê Molnar, e Vanessa Macedo
Luz: André Prado
Voz, violão e percussão: Daniela Moraes
Músicas: Wiked Game Cover e Antiphon: Hodie Christus natus est
Figurino: Daíse Neves e Cia Fragmento de Dança
Máscaras: Wander Rodrigues
Assistente de máscaras: Gab Menacho
Vídeos: Leo Lin e Chico Rosa
Preparação corporal: Paola Higa e Vanessa Macedo
Produção Executiva: AnaCris Medina
Crédito da foto: Leo Lin
Serviço
Eu Outro
Cia Fragmento de Dança
Dia 24 de novembro de 2018
Sábado, às 18h
Local: Espaço Cultural Casa da Vila
Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 943 – São Paulo – SP
(ao lado da Estação Conceição do Metrô)
Ingresso: Grátis
Classificação: 16 anos
Duração: 60 min