Crédito da foto: Ederson Cleiton
Cia Monica Alvarenga – Estudos para Joana
A primeira edição do Festival DançaCine – Dança, uma Arte Cinematográfica está com as inscrições abertas até 15 de março e vai reunir trabalhos produzidos por cineastas, bailarinos e bailarinas, artistas e pesquisadores, nacionais e internacionais, tendo como mote a conexão da dança com a sétima arte.
O Festival acontece de forma virtual de 15 a 30 de abril, tendo Pindamonhangaba como cidade sede, abrangendo criações nacionais e internacionais. O Festival quer estimular as produções que utilizam a interface entre vídeo e dança. Uma forma artística em pleno desenvolvimento em vários países do mundo, a videodança une tecnologia, dança e cinema em obras criadas para a tela e que circulam por festivais, internet e televisão. O DançaCine é uma ação da Cia De Dança Mônica Alvarenga via LEI ALDIR BLANC e irá selecionar obras de duas categorias remuneradas com cachês de R$ 3.100,00 (três mil e cem reais para curtas) e R$ 7.073,00 (sete mil e setenta e três reais para longas): “Curtas”, de aproximadamente de 10 minutos, sendo elas: 10 obras nacionais e internacionais e 5 obras da região do Vale do Paraíba, que tenha sede na cidade de Pindamonhangaba.
E a segunda, 5 obras “Longas”, de 30 minutos a 1:40h de duração, sendo 3 obras nacionais e duas obras da região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo.
Podem participar deste chamamento artistas independentes, grupos, coletivos ou cias nacionais e internacionais. A lista dos selecionados será disponibilizada em 20/03/2021 no perfil oficial do Instagram do Festival (Disponível em https://linktr.ee/dancacine).
A exibição das obras ocorrerá em um canal no YouTube especialmente para o festival onde será exibida toda a programação do evento, em formato público e gratuito a população, disponível no link https://linktr.ee/dancacine.
Requisitos para participar:
Poderão se inscrever profissionais como pessoa física e jurídica, inclusive Micro Empreendedor Individual. No caso da inscrição de pessoa física, o mesmo deverá manter vínculo com alguma instituição a fim de no recebimento do cachê, emitir nota fiscal.
Para receber os recursos contemplados, cada profissional poderá inscrever apenas 1 trabalho de cada categoria, sendo que apenas uma obra será selecionada independente de categoria.
É obrigatório 1 representante do trabalho selecionado, a participar das ações que compõe o festival, como: Residências e Oficinas. Caso não seja cumprido, a organização se reserva no direito de chamar o suplente.
Os componentes dos vídeos devem ter minimamente 16 anos completos.
Os vídeos a serem apresentados devem seguir estas recomendações:
• Formato Horizontal na proporção 16:9;
• 1920×1080 Full HD;
• CODEC: H.264 (MP4)
Os vídeos deverão ser armazenados no Google Drive com acesso liberado do e-mail dancacine@gmail.com, enviar neste mesmo e-mail o link do vídeo juntamente com as seguintes informações:
• Ficha técnica
• Sinopse da performance
• 05 fotos do espetáculo para divulgação em alta resolução
• Cópia digitalizada do RG do responsável (em caso de inscrições internacionais, enviar cópia digitalizada de documento local com foto)
• Em caso de pessoa jurídica, enviar também o cartão do CNPJ
• Contato telefone, e-mail, redes sociais
• Os encargos de Ecad e Sbat e congêneres, bem como impostos e tributos que se fizerem necessários, serão de inteira responsabilidade dos inscritos
• No e-mail colocar o assunto como: DANÇACINE – (Título da Performance)
Ao enviar o material, o inscrito confirma que possui todos os direitos autorais de mídia e produção da performance, isentando o Festival DançaCine e a Cia de Dança Mônica Alvarenga de quaisquer ônus decorrentes deste assunto.
O resultado da seleção será comunicado através das redes sociais do DANÇACINE e por meio dos contatos fornecidos no ato da inscrição.
A carta modelo de cessão de direitos de imagem e autorais para exibição do vídeo durante o festival será também enviada por e-mail para os selecionados.
A 1ª edição do DANÇACINE – DANÇA, UMA ARTE CINEMATOGRÁFICA é uma realização do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo Federal, PROAC EXPRESSO LAB No 40/2020 (Lei Aldir Blanc) com apoio da Cooperativa Paulista de Dança pela Cia De Dança Mônica Alvarenga.
Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail dancacine@gmail.com.