Centro de Referência da Dança realiza live com participação dos artistas residentes
Crédito da foto: Divulgação
Núclea Trazborde
Buscando adequar-se as novas (e necessárias) regras de distanciamento social, o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo realiza através do seu instagram (@crdancasp) a ação #FALA RESIDENTE, programação de live que conta com os artistas residentes do CRDSP em bate-papo que visa discutir os modos de ver e fazer a dança.
O #Fala Residente surge a partir nosso programa de residência artística que reúne uma serie de artistas com perfis e olhares diversos sobre os modos de ver e fazer a dança. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade aos artistas do programa, compartilhar suas pesquisas e inquietações, além de gerar conteúdo de processos artísticos a fim de construir e desconstruir imagens e narrativas da produção em dança.
Sobre o CRD
O Centro de Referência da Dança, é um equipamento público cultural que promove a interação e o diálogo entre as poéticas e estéticas na multiplicidade das artes em relação à cadeia produtiva da dança: pesquisa, criação, difusão e formação. O que torna este espaço relevante para dança da cidade de São Paulo, refletindo uma ótica de política pública inovadora no que diz respeito ao seu formato de gestão compartilhada que, em conjunto com a Cooperativa Paulista de Dança, através do projeto Transversalidades Poéticas, caminha cada vez mais para um modelo participativo.
Programação de Maio
NÚCLEA TRANZBORDE
Sexta 22/05 – 20h
Pesquisam as artes do corpo e buscam refletir a criação artística como rito. Levar corpes não binarios a cena sem narrativas de violência. Refletir a partir de uma perspectiva anti-colonial – modos de se afetar, amar, sentir; estas são algumas das temáticas tratadas por estes artistas.
NÚCLEO TRIPÉ
Segunda, 25/05 – 20h
É um núcleo jovem que busca de desenvolver uma pesquisa contemporânea em dança a partir de um pensamento decolonial, para pensar e discutir o corpo em movimento enraizado com as questões sociopolíticas e culturais atuais que têm como princípio pensar em qual localização social @s artistas estão inserid@s para questionar e denunciar as estruturas hegemônicas que constroem desigualdades de direitos, refletindo como que essas estruturas afetam o modo que construímos e pensamos dança. Sendo que desde o seu início, desenvolve suas pesquisas juntamente com a provocação da artista, pesquisadora e professora brasileira em Teatro e Dança: Aysha Nascimento.
PROJETO ANTÔNIA – Ângela Figueiredo e Paulo Cavalcanti
Sexta 29/05 – 20h
Propõem criar juntos uma obra que se configura na dialogia entre dança e texto falado, discutindo gênero e sexualidade com referências biográficas e algumas mediações ficcionais. o processo criativo se dá por meio da análise de cartas biográficas entre o compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, seus dois irmãos Modest e Anatoly, e sua esposa Antonina Miliukova. Além de questionamentos como que dança pode ser concebida a partir da exploração e eloquência dessas qualidades corporais autênticas, desejadas, provocadas ou induzidas?
Para ficar por dentro da programação completa acesse as redes sociais do CRD: @crdancasp e facebook/crdancasp.