Cartografia do Possível leva a singularidade do Butô ao Centro de Referência da Dança
Até a lembrança do cachorro do vizinho ainda vive no meu corpo, do Núcleo Experimental de Butô, que investiga os desdobramentos dessa manifestação artística no Brasil após mais de cinco décadas de sua fundação em Tóquio, é o espetáculo do primeiro Cartografia do Possível de junho, programa do Centro de Referência da Dança (CRDSP), nos dias 1 e 2 (sexta e sábado), às 19h.
A montagem cênica busca encontrar portas de acesso a essa forma de expressão de sentimentos e sentidos pelo uso do corpo, repleta de inquietações ainda não exploradas. É também uma tentativa de desvincular o butô da associação imediata com a cultura japonesa, uma vez que o projeto político-artístico de Tatsumi Hijikata – fundador do movimento que criaria o Butô, no pós-guerra – compreende, em suas imagens poéticas, a relevância da Terra e do Cosmos, fazendo com que o Butô seja entendido de um modo universal e multicultural. Isto fica claro quando ele diz para um artista inglês: “eu vim de Tôhoku, mas há Tôhoku em todo o mundo”.
O trabalho, que conta com a provocação artística de Mônica Cristina Bernardes, que também responde pela iluminação; cenário e figurino assinados por Padu Cecconello; e sonoplastia de Stefanie Hz, resulta da dissertação de mestrado “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil” (UNICAMP), de Thiago Abel, coordenador e idealizador do Núcleo Experimental de Butô.
Crédito da foto: Nubia Abe
Serviço
Até a lembrança do cachorro do vizinho ainda vive no meu corpo
Núcleo Experimental de Butô
Dias 01 e 02 de junho de 2018
Sexta e sábado, às 19h
Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP – Sala Ivonice Satie
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro – São Paulo/SP
(Acesso pela Rua Formosa – próximo às estações Anhangabaú do Metro)
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3214-3249 | 95301-3769
Lotação: 70 lugares
Duração: 60 Minutos
Classificação indicativa: 12 anos