Crédito da foto: Divulgação
O Caleidos Cia. de Dança estreia em novembro o espetáculo “Big Data”, que trata das redes de relações produzidas em ambientes de vigilância digital que exacerbam a ditadura do eu e a violência sistêmica. As apresentações gratuitas acontecerão na sede da companhia na Lapa, zona oeste de São Paulo.
“Big Data” é um mergulho de dança contemporânea no universo das interações digitais para discutir a Sociedade do Cansaço descrita pelo filósofo Byung-Chul Han. Por meio de jogos de dança que se constroem no encontro com o público, cada cena/jogo pode ser lida como um algoritmo, “um conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que resultam em uma ação de resposta a um problema em um número finito de etapas”.
“Nesse espetáculo, propomos discutir as relações humanas e o corpo vivo, afetivo, relacional e biofísico numa sociedade que produz e se produz na lógica do universo digital, na hiperprodução de informação e no sequestro dessa informação pelo capital”, diz Isabel Marques, diretora do Caleidos.
Sobre o Big Data
Big Data é um termo da Tecnologia da Informação que nomeia os grandes conjuntos de dados que são produzidos, processados, analisados e armazenados nas interações digitais; o conceito do Big Data se iniciou com 3 Vs que determinam a possibilidade de utilização da informação: Velocidade, Volume e Variedade.
O conjunto gigantesco de informações criadas no universo digital permite tomadas de decisões a respeito de mercados globais e de políticas públicas locais. O custo de produção dessas informações é baixo – nós as fornecemos por meio de todas as nossas interações digitais (ao ligar um celular ou ser filmado numa câmera de segurança; do saque bancário às postagens nas redes sociais; do uso de serviços digitais às buscas no Google).
O acesso e controle sobre essas informações é de alto custo e restrito ao Grande Capital e aos Estados. A presença do BIG DATA – promove uma sensação de vigilância e despersonalização, enquanto as redes sociais produzem a ideia de exclusividade e a falsa sensação de controle.
Ficha Técnica
Direção e concepção: Isabel Marques
Codireção e dramaturgia: Fábio Brazil
Intérpretes-criadores: Renata Baima, Melina Sanchez, Janina Arnaud, Karina Paula, Jonatan Vasconcelos, Gustavo Cabral
Estagiárias: Michelle Dionisio, Talita Neves
Iluminação e cenário: Fábio Brazil
Figurino e trilha: Caleidos Cia. de Dança
Serviço
Big Data
Caleidos Cia. de Dança
De 18 a 27 novembro 2022
Quarta a sábado, às 20h30 | domingos 19h
Sessão extra dia 03/12
Local: Sede do Caleidos
Rua Mota Pais, 213 Lapa, São Paulo – SP
Ingresso: Gratuito – ingressos no local com meia hora de antecedência
Capacidade: 20 lugares