Janeiro é o mês em que o Espaço Cultural Café Tablao completa 12 anos de dedicação ao flamenco em Campinas. Para celebrar a data, preparou uma programação especial, com atrações bem variadas.
Os iniciantes ou mesmo aqueles que nunca praticaram nenhum tipo de dança podem vivenciar na prática uma aula aberta gratuita. “Montamos uma grade de aulas abertas com vários horários e até uma aula especial para crianças a partir de 05 anos. Homens e mulheres, sem limite de idade, podem experimentar e conhecer de perto o flamenco”, explica Karina Maganha, bailaora, professora e diretora do Café Tablao.
Para o público que prefere assistir à dança, haverá uma juerga flamenca especial durante o Sábado Flamenco, evento que acontece no dia 24/01 com a participação da bailaora Yara Castro. Grande personalidade flamenca no Brasil e filha de Laurita Castro, uma das pioneiras desta modalidade de dança no país, Yara ministra aulas regulares na Espanha, onde é radicada, e mantém um espaço em São Paulo. Em janeiro, ela ministra cursos em várias cidades do país e vem a Campinas especialmente para o Sábado Flamenco, que começa às 14h e segue até à noite. “Durante o dia, acontecem workshops com a Yara Castro e no fim da tarde, a partir das 18h, teremos uma ‘juerga flamenca’: bailaores e músicos se unem numa experiência bem descontraída, de improvisações”, explica Karina.
As novidades do Café Tablao para 2015 incluem um novo curso, de estudos flamencos, ministrado por Karina Maganha e Helena de los Andes. Focados no aprendizado do flamenco além da dança, o curso engloba cante, coros, teoria, ritmo e palmas e terá aula inaugural gratuita no dia 30/01 (6ªf), às 18h30.
Para fechar as comemorações de aniversário, no dia 1º de fevereiro (dom.) acontece o Cine Tablao, com o lançamento do documentário ‘Carmen’ às 16h. O evento tem início às 13h, para o almoço. O food truck ‘A Onça e o Lobo’ marca presença, com um cardápio que homenageia a cozinha ibérica.
A exibição do documentário será às 16h, com entrada franca, mas retirada antecipada de ingressos no Café Tablao, a partir do dia 26. Dirigido por Davi Moraes, ‘Carmen’ mostra os bastidores do espetáculo de mesmo título apresentado pelo Café Tablao em 2013. O espetáculo envolveu quase uma centena de bailarinos e músicos, em dois anos de preparação. Inspirado nas obras famosas de mesmo nome, como a ópera de Bizet e o filme de Carlos Saura, juntou flamenco e o canto lírico, a dança espanhola e movimentos da dança de salão, entre outras inovações.