Compreende-se como balcãs os povos da Albânia, Bósnia, Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Macedônia, Montenegro, Romênia, Sérvia, Turquia (parte europeia da Turquia).
A península balcânica faz fronteira com os mares Adriático, Jônico, Egeu, Mármara e Negro e com o Oriente Médio. Compreender geograficamente esses locais é notar os conflitos que existem e entender o cenário artístico do Balkan Fusion.
“ O próprio nome da região vem do turco, em que balkan quer dizer “montanha”. E é, certamente, em função da longa presença desse inimigo que quase chegou a Viena, permanecendo no continente como adversário exótico e “maometano”, que os europeus do Ocidente sempre viram os Bálcãs como algo não europeu, um pedaço do Oriente Próximo instalado do “lado de cá” do Bósforo. No entanto, os árabes, primeiros seguidores do islã, em pleno Ocidente lato sensu – Maghreb, em árabe, quer dizer Ocidente, oposto de Machrek –, também haviam invadido e dominado quase toda a Península Ibérica, permanecendo na Andaluzia, de 711 a 1492. “ (ALVES, 2013, p. 13).
A dança e a música são muito utilizadas em casamentos e funerais, que tem como característica a dança em roda, o que lembra influências de danças circulares. São combinados movimentos de quadris, pequenos saltos e movimentos de pés com deslocamentos e linhas focadas.
Belly Dance traduzido do inglês significa dança do ventre, essa fusão colabora para que a dança se torne mais hipnótica utilizando-se de movimentos ondulatórios, com presença de vibrações, repertório lento e rápido combinados. É desenvolvida uma dança com muitas qualidades de movimentações. No egito encontra-se a presença de ciganas chamadas de ghawazee que contribuem forte para mesclar movimentos.
As orquestras balcânicas, também chamadas de fanfarras são muito similares às que tem no Brasil em escolas e conjuntos militares. Encontra-se em eventos cívicos e algumas festividades em regiões do Brasil. A característica predominante é o deslocamento dos músicos durante todo o evento. Efeito encontrado na linha do Balkan Fusion Bellydance.
Dentro do universo balcânico umas das principais influências para a música é o Goran Bregović nascido em Sarajevo onde sua música é marcada pela diversidade religiosa dos cânticos ortodóxicos e dos muezzin’s prayer invocations (orações de muezzin). Inspirados na diversidade dos católicos, ortodoxos e muçulmanos para suas criações musicais.
“… Goran Bregović une, no nível alegórico, as três religiões, usando o violino como instrumento metafórico. Os estilos oriental, klezmer e clássico coexistem em três peças instrumentais executadas por solistas únicos de Israel, Bálcãs e Magrebe.” (BREGOVIC, 2020).
Bregovic formou sua própria orquestra de casamento e funeral onde mistura músicos ciganos, percussões, polifonias búlgaras com um coro de vocalistas masculinos, uma seção de cordas com programação eletrônica. Participou também da trilha sonora de filmes como Arizona Dream.
Os instrumentos comumente presentes nas músicas balcânicas são as linhas de percussão,o acordeon, o violino e as linhas dos metais como trompetes, requinta, sax tenor, bombardino, tuba e sax alto.
Após a queda do muro de Berlim um novo movimento cultural iniciou do leste europeu para a Europa Ocidental. Por meio de encontros entre essas duas regiões começou um enorme movimento com ritmos típicos do leste europeu com novo formato mixados com o drum’n’bass, dub, break, electro e, inclusive, com o rock. A união do tradicional com o moderno emerge uma nova forma de música o Balkan Beats que se espalha por todo o mundo. Muitos Dj’s tiveram participação especial nessa propagação do estilo. Outros conjuntos musicais que inspiraram muitas bailarinas são o Beats Antique e o Balkan Beat Box (BBB).
“O BBB tira sua herança da Europa de Leste, as tradições de punk rock e free jazz, suas batidas e produção inegavelmente robustas e produção de hip-hop, a intrépida abordagem textural do electro, além de estilos internacionais do Mediterrâneo, reggae e cumbia. Tradições musicais marroquinas e balcânicas. O que sai desse audacioso discurso transcultural e de gênero de base é uma trilha sonora de tumultos nas ruas e uma convocação para a pista de dança.” (Box, 2020)
A Fusão que resulta no Balkan Fusion é a mescla de movimentos de dança do ventre com as balcânicas utilizando-se hora música árabe e outra com músicas típicas balcãs.
Criatividade desenvolvida com pesquisa e a união de técnicas folclóricas e modernas em combinações divertidas. Entre na caravana e folia do Balkan Fusion.