Núcleo Luz apresenta o espetáculo de dança ‘OKINOSMÓV – um ballet nada russo’
O Núcleo Luz, projeto artístico-pedagógico do Programa Fábricas de Cultura, apresenta nos dias 18, 19 e 20 de março o espetáculo de dança do Ciclo II OKINOSMÓV – Um ballet nada яusso, de Chris Belluomini, no Teatro Flávio Império. Além da dança, a produção integra outras linguagens como teatro e canto.
O nome que dá título ao espetáculo traz consigo uma brincadeira, séria em seu significado. Revela nas entrelinhas o acolhimento das múltiplas formas de expressão que compõem o corpo dentro do cenário atual. O balé clássico, a dança moderna, as danças urbanas dialogam e convivem com o mesmo propósito, o de comunicar.
Orientando seu significado no risco e na incerteza que acompanham aquilo que nos move, o espetáculo deixa mais perguntas do que respostas. O que nos movimenta e o que nos paralisa? Essa e outras inquietações tão profundamente humanas estão contidas na construção da dramaturgia, que tem como principal instrumento de comunicação a linguagem da dança contemporânea.
O espetáculo, que teve seu processo de pesquisa e criação iniciado em agosto de 2014, é resultado do trabalho desenvolvido com os aprendizes do Ciclo II, programa de formação do Núcleo Luz com 2 anos de duração que oferece instrumentalização a jovens de 17 a 26 anos para atuarem como artistas do corpo e monitores de ensino e aprendizado.
Nos últimos oito anos já foram criados e apresentados os espetáculos Pedrinho Luz (2007), inspirado no balé russo Petrouchka; Villa Luz – Mestiçagem, a rota das nossas Histórias (2009), baseado na vida e obra de Villa-Lobos, ambos sob a direção artística de Susana Yamauchi; Rito de Passagem (2011), inspirado em A Sagração da Primavera, também de Stravinsky, Heurói (2013), Okinosmóv – Um ballet nada russo (2015) e O Lago de Nós, ainda em processo de criação, com estreia prevista para maio de 2016, os quatro últimos com a direção artística de Chris Belluomini.
Também já foram realizadas três Mostras Experimentais de Dança Núcleo Luz (2012, 2014 e 2016), apresentando criações dos próprios aprendizes desenvolvidas dentro da atividade Laboratório de Criação.
NÚCLEO LUZ
Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto que dá a oportunidade a jovens de famílias de baixa renda de vivenciarem a dança de forma mais aprofundada, ampliando o seu universo cultural por meio do ensino de diferentes técnicas de dança, da criação de espetáculos, do desenvolvimento de trabalhos artísticos e da participação em diversas atividades socioeducativas.
As atividades acontecem de segunda a sexta na sede do projeto, situada no Bom Retiro.
O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte aos aprendizes que precisam morar na região metropolitana de São Paulo.
O Núcleo Luz faz parte do Programa Fábrica de Culturas, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
FICHA TÉCNICA
Direção e Criação: Chris Belluomini
Assistência de Coreografia e Ensaios: Ana Luisa Seelaender
Assistência Geral e Artística: Douglas Iesus, Márcio Greyk e Mauro J. Alves
Cenário: Márcio Macena e Chris Belluomini
Figurino: Márcio Macena
Música Original: Carlos Ranoya
Desenho de Luz: Miló Martins
Assistência de Produção: Pablo Araripe
Produção: Renata Montesanti
Elenco: Adriele Gehring, Alex Araújo, Bárbara Santos, Carlos Araújo, Cristina Rother, Daniel Azedo, Danilo Estevam, Ednelson Guedes, Felipe Galdino, Fernando Ramos, Gabriel Crispim, Harrison Rodrigues, Jeniffer Mendes, Joelma Souza, Júlia Lima, Lion Lourenço, Lucas Lopes, Marcelino Dutra, Mariana Prado, Munique Mendes, Nathalia De Alencar, Rafael Oliveira, Renan L. Costa, Renata Cavalcante, Rivaldo Ferreira, Rodrigo Alcântara, Roger Pereira, Valmir De Castro, Victor Almeida e Yasmin S. Ribeiro
TEASER
SERVIÇO
OKINOSMÓV – um ballet nada russo
Núcleo Luz
De 18 a 20 de março de 2016
Sexta e sábado, às 20h, domingo, às 19h
Local: Teatro Flávio Império
Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis (Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na bilheteria do teatro no dia do espetáculo)
Duração: 90 minutos.
Classificação: livre.