VI Pas de Cuba
O VI Pas de Cuba traz este ano uma novidade: o I Festival de Ballet de Repertório. Este Intercâmbio com o Ballet Nacional de Cuba tem atraído bailarinos de vários Estados brasileiros como Goiás, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Ceará e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. Entre os inscritos este ano, duas nova-iorquinas da cidade de Ithaca já garantiram a participação no tradicional curso de férias de inverno, que todos os anos envia bailarinos para se aperfeiçoar em Cuba.
O Festival, que terá lugar no Teatro Municipal de Campinas José de Castro Mendes no dia 16 de julho às 20hs, será aberto para convidados. Os cursos terão início em 23 de junho e vão até 15 de julho.
A organização do Pas de Cuba pretende seguir enviando bailarinos à Ilha, com o objetivo de intensificar o Intercâmbio com o Ballet Nacional.
O Pas de Cuba e o Festival
Criado em 2009 pela Perfil Produções Culturais, o Intercâmbio com o BNC, transformou a Região Metropolitana de Campinas em referência no mundo da dança, para quem busca um curso de férias, visando o aperfeiçoamento técnico e artístico. Além do treino intensivo com aulas diárias de segunda a sexta-feira, o Pas de Cuba monta um espetáculo de ballet com os alunos, no final do curso.
Este ano, no entanto, a tradicional da Gala de encerramento do Pas de Cuba dará lugar ao I Festival de Ballet de Repertório, aberto a interessados que não estejam participando do curso bem como para convidados trazidos pela organização do evento.
A idéia surgiu a pedido dos próprios bailarinos, que muitas vezes não têm disponibilidade de um mês de férias para fazer o curso, mas gostariam de se apresentar na Gala. Afinal para um bailarino o mais importante é estar no palco. Segundo a produtora cultural do evento, Bernadete Faria, “faremos uma audição prévia e quem não tiver sua coreografia aprovada para o Festival, poderá dançar nos conjuntos, que farão parte do espetáculo”.
As inscrições para os cursos do Pas de Cuba, bem como para o Festival, são apenas pela internet através do site: www.pasdecuba.com.br, onde estão os respectivos regulamentos.