Tecnologia revoluciona mercado de roupas de balé adulto
Crédito da foto: Carol Lancelloti
O balé para adultos cresce como opção de atividade física e lazer, além de nutrir o amor à dança. É uma forma de exercício recomendada por instituições como a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Para muitos que retornaram à prática ou começaram agora, o problema é encontrar roupas confortáveis.
“Em geral, as vestimentas de balé existentes no mercado contemplam bailarinas pequenas e muito magras”, explica Mariah Spagnolo, professora e pesquisadora de dança. Quem também sentiu na pele essa necessidade foi a administradora e bailarina adulta Juliana Quege, que percebeu logo a carência de boas opções de vestuário no mercado.
Com o desejo de se vestir de forma adequada para as aulas e ajudar outras mulheres, elas criaram em 2022 a Pointè Brasil, marca de roupas de balé fruto de pesquisas tecnológicas. Em pouco tempo, a novidade foi bem aceita e adotada por bailarinos no Brasil e ao redor do mundo — como a embaixadora da Pointè Milena Pontes (@tutu4love), que mora em São Paulo (capital). As bailarinas Mari Marun (@marimarun.ballet) e Marina Mompean (@marinabailarina) ganharam collants especiais na linha de produtos Pointé, que levam seus nomes.
“Com a grande aceitação do balé pelo público adulto iniciante brasileiro, o vestuário precisou ser adaptado. Nós prezamos por evitar elásticos apertados ou tecidos compressores”, salienta Juliana. A dupla também busca tendências de cores que façam as pessoas se sentirem confortáveis, e soluções para que as clientes não passem calor durante a prática das aulas.
“Nossa missão é oferecer roupas fluídas, inovadoras e confortáveis, com designs exclusivos e uma combinação única de cores, para levar mais qualidade ao cenário da dança”, conta Mariah.
Durabilidade maior, descarte menor
Com muita pesquisa, a Pointé deseja seguir agregando tecnologia ao mundo da dança. O uso de tecidos duráveis veio para garantir também a sustentabilidade, evitando o descarte precoce de peças: um exemplo é a meia que não puxa fio. A meia calça “I Need You Baby” é um produto patenteado pela marca e está entre as peças preferidas do público da dança. Outro carro-chefe da Pointè é a sapatilha de meia-ponta com design e conforto diferenciados, também muito procurada.
Nenhum detalhe escapa à dupla de empreendedoras bailarinas, já que elas usam seus próprios produtos diariamente e atestam o que realmente funciona, em todos os quesitos: “Nossas etiquetas de silicone não pinicam. Mas, se precisarem ser removidas, isso pode ser feito com a mão, sem danificar a peça”, contam.
As roupas fluídas, inovadoras e confortáveis trazem design exclusivo e combinação única de cores. Um exemplo é o collant “Brisé”, sem viés nem elástico, que traz um forro na peça inteira, pensado para oferecer sensação de segurança e sustentação.
A modelagem foi criada para o corpo da mulher brasileira, em suas variadas necessidades. Para 2025, as novidades passam pelo lançamento de toda a coleção em uma nova cor (surpresa) e já está no forno um segundo produto (ainda secreto) em processo de registro de patente. “Estamos iniciando uma nova linha de produção, com o intuito de trazer maior agilidade ao lançamento de novos modelos”, contam as empreendedoras criativas.
Para garantir a sustentabilidade, a Pointè seleciona fornecedores com certificação regulada pelo Protocolo de Quioto e que utilizam fontes renováveis de energia. A modelagem é pensada para oferecer muito conforto e permanecer em uso por muito tempo. “Sabemos que roupas de má qualidade são descartadas precocemente, então nossa intenção é oferecer peças que se tornam as queridinhas do guarda-roupa, que permitem combinações entre si para formar novos looks”, explica Juliana. Para completar, são escolhidas as menores distâncias possíveis para os trajetos de produção.
Cada peça é modelada e testada pelas sócias em suas aulas de dança, e, se necessário, são ajustadas e só então depois da aprovação das duas entra em produção. A Pointè também possui uma linha de uniformes personalizáveis para atender escolas ou grupos de dança.
Mais qualidade para a roupa de balé infantil
A busca por mais qualidade pela Pointè Brasil também chega ao vestuário do balé infantil. “Investimos em tecidos de qualidade também para crianças, um mercado que tende a oferecer opções pouco macias e peças muito baratas, não pensadas para durar.”
Sobre a Pointè Brasil
Presente em mais de 50 pontos de revenda ao redor do Brasil, em lojas multimarcas e escolas de dança, a Pointè Brasil surgiu em 2022 para acrescentar conforto e beleza à prática do balé, com peças que duram mais. Para nós, é muito importante contribuir com a geração de emprego, renda e capacitação de mão de obra em Curitiba e região metropolitana. Por isso, contamos com uma linha de produção própria, e também trabalhamos com mulheres que tiveram sua economia formalizada pela Pointè. Entendemos que a sustentabilidade é a chave do nosso trabalho, e por isso usamos matéria-prima de fornecedores próximos. Queremos que mulheres possam dançar balé de forma segura e confortável e expressar sua personalidade por meio da dança com o corpo que ela tem.