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A premiada Renato Vieira Cia de Dança estreia seu novo espetáculo “Gaveston & Eduardo” na Arena do Sesc Copacabana

Crédito da foto: Robert Schwenck

O rei Eduardo II da Inglaterra (1284-1327) e seu amante Piers Gaveston, o Conde da Cornualha (1284-1312), viveram uma relação de amor proibido, poder e resistência que marcou a monarquia. Com o objetivo de ressignificar esses dramas centenários em um cenário que dialoga com os desafios da sociedade contemporânea, a premiada Renato Vieira Cia de Dança apresenta seu novo espetáculo, “Gaveston & Eduardo”, que estreia dia 31 de outubro, na Arena do Sesc Copacabana, para curta temporada de duas semanas. O projeto, contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, terá sessões de quinta-feira a domingo, às 20h.

Com direção artística e coreografia de Renato Vieira e texto de Renato Vieira e Higor Campagnaro, “Gaveston & Eduardo” traz à tona as intrigas, repressões e preconceitos que, embora enraizados em outra época, refletem as sombras de nosso cotidiano social e político. Com cenas provocadoras e emocionantes, a obra alia a dança contemporânea com elementos brechtianos, oferecendo ao público uma experiência sensorial e reflexiva, que transcende o tempo e nos desafia a repensar nossas escolhas. Em cena, estão o bailarino Bruno Cezário, como Gaveston, o ator Higor Campagnaro, como Eduardo II, e os bailarinos Felipe Padilha, Hugo Lopes, Mônica Burity, Rafael Gomes e o músico, Rafael Kalil, que apresentam solos, duos, trios e conjuntos.

“O espetáculo, livremente inspirado na história de Gaveston e Eduardo, propõe uma reflexão sobre o momento de retrocesso pelo qual estamos passando. Toca em temas como padrão versus diversidade, liberdade versus opressão, poder versus traição, e como essas dualidades ressoaram ao longo do tempo”, explica o coreógrafo Renato Vieira. “Começamos com Gaveston voltando do exílio, mas não seguimos uma ordem cronológica. A obra é toda marcada pelo diálogo que fazemos com o presente, lembrando episódios de homofobia e intolerância”, completa.

Higor Campagnaro conta que a experiência é uma novidade e um desafio em sua carreira. “Tem sido um período muito fértil de trocas criativas. Nesta obra, dança e o teatro se reconhecem, se farejam numa coreografia intensa e vibrante; o que, certamente, toca e transforma o ator que sou. Também espero poder tocar meus parceiros em cena e as pessoas que nos assistirão”, comenta.

Bruno Cezário celebra a experiência de ser, ao mesmo tempo, bailarino e ator. “É algo incrivelmente prazeroso. Estar nesses dois lugares me proporciona novos estímulos, tirando-me do meu estado de conforto habitual. O ato de trocar experiências com outro ator como Higor Campagnaro me desafia e amplia minha visão sobre o palco, o corpo e a interpretação. Cada interação é um aprendizado, uma construção conjunta, quando a minha bagagem da dança encontra o universo da atuação. Essa troca é um processo vivo, que enriquece tanto o espetáculo quanto nossa própria trajetória artística”, acrescenta.

Renato Vieira dirige há mais de 30 anos a companhia de dança que leva seu nome, sempre movido pelo desejo de unir o erudito e o popular e pesquisar uma linguagem de movimentos que leve à cena o que conceituou como dramaticidade da condição humana. “Buscamos sempre mais do que uma narrativa dançada. Queremos proporcionar um mergulho nas complexidades da vida e nas questões universais da existência. Neste espetáculo, convidamos o público a refletir sobre a diversidade, a compreensão e o respeito por diferentes ideias e perspectivas, desafiando a linha entre o ser e o outro, revelando a essência de nossa humanidade”, acrescenta Renato Vieira.

Sobre Renato Vieira

Renato Vieira é figura importante em diversas áreas da cena contemporânea. Começou sua carreira com o lendário Lennie Dale, dançou com Dalal Achcar, fundou o Vacilou Dançou com Carlota Portella e, no final dos anos 80, criou a Renato Vieira Cia de Dança, com espetáculos de sucesso como “Terceira Margem”, “Ritornelo”, “No me digas que no”, “BLUE bonjour tristesse”, “Malditos” e “Suíte Rock – Para loucos e amantes”. Como coreógrafo convidado, assinou peças para  o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Guaíra, o Teatro Municipal de Niterói, o  Balé da Cidade de São Paulo e para a Cia de Dança de São José dos Campos, onde acumulou o cargo de diretor. Assinou mais de 40 espetáculos como diretor de movimento, em parcerias com Gustavo Gasparani, Pedro Brício, Claudio Botelho e Charles Moeller, Wolf Maya, entre outros. Assinou a coreografia de Abertura dos Jogos  Pan Americanos. Pelo conjunto de sua obra recebeu, em 2004, o Prêmio Icatu Holding, com uma residência de seis meses na Cité des Arts, em Paris, França.

Ficha técnica

Direção Artística, Concepção e Coreografia: Renato Vieira
Codireção e Figurino: Bruno Cezário
Direção de Produção: Luciane Conrado
Texto: Renato Vieira, Higor Campagnaro
Elenco (em ordem alfabética): Bruno Cezário, Felipe Padilha, Higor Campagnaro, Hugo Lopes, Mônica Burity, Rafael Gomes e Rafael Kalil
Iluminação: Eduardo Dantas Careca
Cenografia: Adriana Lima
Trilha Sonora: Rafael Kalil e Daniel Drummond
Professora de Ballet Clássico: Manuela Cardoso
Assessora de Comunicação: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Designer: Christianne Vassão
Fotos de Divulgação: Robert Schwenck
Making Of dos Ensaios (fotos e vídeos): Denise Mendes e Luciane Conrado
Textos do Programa: Renato Vieira e Luciane Conrado

Serviço

Gaveston & Eduardo
Renato Vieira Cia de Dança
Dia 31 de outubro a 10 de novembro de 2024
De quinta a domingo, às 20h
Local: Arena do Sesc Copacabana
Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) e R$ 7,50 (credencial plena Sesc)
Venda de ingressos: na bilheteria. Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 20h; domingos, das 14h às 20h.
Informações: (21) 2547-0156
Duração: 1h
Lotação: 150 lugares
Classificação: 18 anos

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