DestaqueEspetáculos

Thamiris Ladeira apresenta o espetáculo Sueño y Tiempo no Teatro da Cidade em MG

Crédito da foto: Caio Veloso

Sueño y Tiempo é um espetáculo de dança e música flamenca que, após duas noites esgotadas na sua estreia em 2023, chega repaginado em 2024, com coreografias inéditas.

Concebido e dirigido pela bailaora Thamiris Ladeira, a nova versão de Sueño y Tiempo tem como objetivo apresentar ao público belorizontino uma experiência flamenca fincada na melhor tradição do gênero nascido na Andaluzia, no sul da Espanha.

Para tanto, Thamiris Ladeira, e Ana Isabel de Sá – que assina a assistência de direção –, passaram temporadas em Sevilha, onde estabeleceram pontes de troca e aprendizado com grandes nomes do flamenco contemporâneo como Juana Amaya, Nazaret Reyes e el Oruco. O resultado dessa imersão será apresentado nos dias 19 e 20 de outubro, no Teatro da Cidade.

O nome do espetáculo faz referência ao poema de García Lorca La Leyenda del Tiempo, cujos versos foram eternizados pelo cantaor flamenco Camarón de la Isla. “O tempo – compás – é central ao flamenco e também é o cerne da vida”, explica Thamiris. Sueño y Tiempo busca explorar o baile flamenco a partir de sua força expressiva, sempre com acompanhamento de cante e guitarra ao vivo.

O tempo, no poema de Lorca, é implacável e fugidio, mas é também ele que rege as transformações, ritos e celebrações que dão ritmo à dança e à vida – cotidiano tradicionalmente traduzido pelas letras do cante flamenco. A partir da atmosfera criada em cada número, o espetáculo dialoga com o texto por meio de imagens como a perda, o luto, a celebração e as incertezas da passagem da vida.

Além de Thamiris e Ana Isabel, o elenco de baile será formado por alunas de nível avançado da diretora – com no mínimo quatro anos de trabalho com Thamiris –, todas mulheres com pelo menos 30 anos de idade. Dessa forma, o olhar que Sueño y Tiempo apresenta parte da perspectiva e da vivência feminina, buscando, contudo, evitar estereótipos comumente associados à mulher e ao  flamenco.

No quadro musical teremos Marcyo Bonefón como cantaor – uruguaio radicado no Brasil, com várias décadas de dedicação ao flamenco –, enquanto a guitarra flamenca e a percussão ficarão a cargo de Davi Caldeira e João Paulo Drumond, parceiros musicais desde o início do projeto.

Sinopse

O espetáculo Sueño y Tiempo terá cerca de uma hora e meia de duração e constará de sete números de dança coreografados por Thamiris Ladeira, e um número musical, que correspondem a diferentes palos (ritmos) do flamenco, todos com música ao vivo.

Os palos flamencos são as variações rítmicas e melódicas da expressão flamenca (representada pelo baile, o cante e o toque), os quais apresentam também diferentes métricas e estruturas musicais. Muitas vezes, os palos são originários de diferentes regiões da Andaluzia, e suas letras – frequentemente de domínio popular – fazem referência a aspectos da vida cotidiana destes territórios. Dessa forma, cada palo produz uma diferente atmosfera, pedindo às bailaoras intensidades dramáticas e interpretativas diversas. A partir da atmosfera criada em cada número, o espetáculo dialoga com o poema de Lorca por meio de imagens como a perda, o luto, a celebração e as incertezas da passagem da vida.

As coreografias se estruturam a partir da dinâmica musical e temática dos palos, mas também abrem espaço para o improviso (especialmente nos solos), que se articulam a partir de um diálogo entre bailaoras e músicos, mediado por códigos corporais e musicais compartilhados. O baile se desenvolve ao longo das letras dos diferentes palos, mas também durante momentos acompanhados apenas pela guitarra flamenca, sem cante, como as falsetas e os silêncios – nos quais se procura explorar mais os movimentos de braços, giros e passeios, (intercalados com breves pontuações rítmicas de sapateado) –; bem como por meio das escobillas, que são sequências rítmicas de sapateado.

Assim como na primeira edição de Sueño y Tiempo, serão apresentados vários palos flamencos, que oscilam entre ritmos mais leves e alegres – como Guajiras e Alegrías –, e outros mais densos, acompanhados pelo cante jondo (profundo), como Tarantos e Caña. Uma novidade desta edição é o estudo do uso de complementos que vem sendo desenvolvido para o novo espetáculo desde setembro de 2023, e que fará parte de duas coreografias.

Elenco

Thamiris Ladeira – diretora e bailaora

Thamiris Ladeira é bailaora e professora de flamenco, que teve seu primeiro contato com a dança aos 5 anos de idade. Entre os 12 e os 18 anos, integrou a Companhia de Dança La Gitana Mora, sob a direção de Ana Villamarin, participando de espetáculos em locais como o Sesiminas, o Grande Teatro do Palácio das Artes e o Teatro Francisco Nunes, dentre outros.

Desde então, estudou com vários professores nacionais e internacionais e, em 2013, passou uma primeira temporada em Sevilha, Espanha, onde estudou com maestros como Juana Amaya, Nazaret Reyes e José Manuel “el Oruco”.

Desde 2022, após uma nova temporada de estudos em Sevilla, Thamiris dirige o projeto Sueño y Tiempo, formado por ela, por Ana Isabel de Sá como assistente de direção, e por suas alunas de flamenco de nível avançado e intermediário/avançado. Em Sueño y Tiempo, Thamiris busca celebrar o amadurecimento do seu trabalho durante todos esses anos como bailaora e coreógrafa, bem como reverenciar seus maestros e maestras.

Ana Isabel de Sá – assistente de direção e bailaora

Iniciou os estudos de flamenco em 1993, no Centro de Cultura Flamenca. Entre 1999 e 2006, atuou profissionalmente como integrante da companhia de dança e professora da escola de flamenco La Gitana Mora, sob a direção de Ana Villamarin.

Desde então, seguiu carreira profissional no campo da Arquitetura e do Urbanismo, mas continuou dedicando-se ao flamenco e aperfeiçoando-se com vários professores nacionais e internacionais. No início de 2024, passou  uma temporada em Sevilha, Espanha, estudando flamenco e acompanhando o Festival de Jerez. É aluna regular de Thamiris Ladeira desde 2013, e assistente de direção do projeto Sueño y Tiempo.

Denise Telles (Dadi) – bailaora

Dadi começou sua trajetória na dança como bailarina clássica durante a infância e adolescência, quando desenvolveu seu interesse pelo flamenco. Em 2018, iniciou seus estudos na dança flamenca e, durante a pandemia, tornou-se aluna de Thamiris Ladeira, buscando aprimorar sua técnica, baile e palmas. Além das aulas regulares, Dadi se dedica a atualizar seus conhecimentos e alimentar sua paixão pelo flamenco por meio de cursos e festivais com renomados maestros nacionais e internacionais.

Marina Ribeiro – bailaora

Marina Ribeiro começou sua jornada na dança na infância, praticando ballet clássico. Em 1999, deu início aos seus estudos de flamenco com o bailaor Marcelo Rodrigues. Desde 2017, Marina é aluna de Thamiris Ladeira e também participou da primeira edição de Sueño y Tiempo.

Soledade Porto – bailaora

Soledade teve seu primeiro contato com o flamenco no Soleá, em 2013. Em 2018, iniciou aulas com Manu Ángel e, desde 2021, é aluna de Thamiris Ladeira. Ela participou como bailaora na primeira edição de Sueño y Tiempo, e também participa de outros projetos de flamenco com outras professoras e aficionadas.

Elenco musical

Marcyo Bonefón – cantaor

Marcyo Bonefon, nascido em 1973 em Montevidéu, Uruguai, iniciou sua jornada musical ao lado de sua mãe, cantora e violonista. Desde cedo, estudou guitarra, harmonia e improvisação de jazz com seu primo, Ricardo Soto Tucuta, e, ao mesmo tempo, aprofundou seus conhecimentos musicais clássicos na Universidade de Música de Montevidéu. Durante sua carreira no Uruguai, teve a oportunidade de acompanhar vários artistas renomados.

Em 1997, Marcyo mudou-se para São Paulo, Brasil, onde continuou seus estudos na ULM Tom Jobim e colaborou com importantes nomes da música brasileira, como Pepeu Gomes, Dom Beto, Vanusa e Toninho Ferragute. Sua paixão pelo Flamenco começou de maneira autodidata, quando começou a pesquisar cante e guitarra. Participou também de aulas de cante com o famoso Talegón de Córdoba e outros artistas destacados do gênero.

Marcyo teve um papel importante em dois CDs com o renomado guitarrista flamenco Fernando de la Rua, radicado na Espanha, apresentando-se em diversos teatros e mostrando seu talento no violão e no canto. No Uruguai, trabalhou com músicos de vários estilos e teve participação em um CD do músico Gonçalo Franco, abrindo o show de Tomatito no Teatro Sodré. Em 2019, se destacou na Ópera La Vida Breve, do compositor espanhol Manuel de Falla, em Belém do Pará, onde tocou violão e cantou.

Atualmente, Marcyo é um músico multi-instrumentista ativo em diversos projetos como compositor, cantor e arranjador musical, além de integrar a companhia de arte flamenca Alhambra. Seu mais recente trabalho foi a gravação do projeto “Asas”, sob a direção de Iracy Prades Fernandez, que contou com financiamento da Lei Aldir Blanc. Em 2022, junto a Rayza Rafaela, formou o grupo de dança e música LA CALE, realizando várias apresentações pelo Brasil e Uruguai, e criando novas linguagens musicais e de dança, com influências de Flamenco, Capoeira e outras músicas do mundo.

Davi Caldeira – guitarrista

Davi Caldeira é um violonista, percussionista e compositor brasileiro, nascido em 1986. Desde a infância, demonstrou um profundo interesse pela música, crescendo em um ambiente musical ao lado de seu pai, que também é músico. Essa rica atmosfera permitiu que Davi experimentasse diversos instrumentos e interagisse com artistas de diferentes gêneros. Aos 12 anos, iniciou seus estudos em Flamenco, uma linguagem que se tornaria seu foco de dedicação e aprofundamento contínuo.

Na sua formação como percussionista, Davi teve a oportunidade de aprender com renomados músicos, como Luciano Khatib e Roberto Angerosa. Além disso, treinou com a bailarina e ritmista Cylla Alonso, onde conheceu os códigos e padrões do baile flamenco. Seu aprendizado na guitarra flamenca começou com seu pai, Daniel Caldeira, ampliando sua formação com influências de grandes violonistas como Conrado Gmeiner, Yuri Cayres, Fernando de la Rua, José Manuel León e Dani de Morón.

Davi tem se destacado como guitarrista de acompanhamento de baile em espetáculos, e já trabalhou com renomados artistas internacionais, incluindo Carmen la Talegona, Família Farruco, Pedro Granaíno e Torombo Suarez. No Brasil, teve a honra de colaborar com importantes nomes do flamenco e atua também com outros estilos musicais, como MPB, Choro, Jazz e Blues, desenvolvendo trilhas musicais e projetos artísticos inovadores.

João Paulo Drummond – percussionista

João Paulo Drumond é um renomado percussionista mineiro com mais de 20 anos de experiência na música. Formado em música/percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais, João Paulo investiu em sua formação através de aprimoramentos internacionais, recebendo menção honrosa na especialização em vibrafone/marimba com Emmanuel Séjourné, na França.

Desde então, ele se destacou como colaborador de numerosos artistas de diversas partes do mundo, além de ser um instrutor reconhecido, ministrando cursos de cajón em alguns dos mais prestigiados festivais de flamenco do Brasil. Sua habilidade é notória em diferentes repertórios, e em 2020, ele foi co-autor de um artigo em uma das principais publicações sobre música popular do país.

João Paulo também acompanhou bailaores flamencos renomados, como os irmãos Farruquito, Farru e El Carpeta, consolidando-se como um importante nome na cena musical flamenca do Brasil.

Serviço

Sueño y Tiempo
Dia 19 e 20 de outubro de 2024
Sábado, às 20h, domingo, às 19 horas
Local: Teatro da Cidade
Rua da Bahia, 1341 – Centro – BH/MG
Ingressos: a partir de R$ 75,00 no SYMPLA bit.ly/3WKbTwy ou por Whatsapp (31) 99921-4586
Informações: flamencosuenoytiempo@gmail.com ou (31) 9 9921 4586
Instagram: @suenoytiempo

Deixe um comentário