DestaqueEspetáculos

Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ganha destaque internacional e vai para a Espanha no Festival ¡Hola Rio!

Crédito da foto: Daniel Ebendinger

Primeiros bailarinos e solistas do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (BTM) estão arrumando as malas rumo à Espanha para uma apresentação especial no evento ‘Hola Rio’, em Madri. O espetáculo acontecerá na Casa de América (@casamerica), um dos mais importantes centros culturais do país ibérico, e terá duas apresentações: nos dias 8 (abertura) e 9 de setembro.

No programa, o BTM levará alguns dos grandes clássicos de repertório e a coreografia inédita Suíte Brasileira, de Henrique Talmah. É uma composição de seis coreografias que transitam pelos mais populares ritmos brasileiros como o samba, a bossa-nova, o forró e o chorinho. Um espetáculo alegre, colorido e cheio de “gingado”, características marcantes e peculiares do povo brasileiro.

“Para este evento de internacionalização da cultura fluminense em Madri, mantendo a tradição do nosso repertório clássico, apresentaremos trechos de obras consagradas mundialmente como: The Little Humpcked Horse, Swan Lake e Don Quixote (Marius Petipá), Scherazade (Michel Fokine) e também, uma suíte neoclássica com ritmos brasileiros conhecidos e executados internacionalmente como: a bossa-nova, o baião, o samba e o forró” – ressalta o Diretor Geral do espetáculo, Hélio Bejani.

O Festival “¡Hola Rio!” acontece entre os dias 8 de setembro e 7 de outubro e vai reunir mais de 30 obras. De forma coletiva, a riqueza cultural do Rio vai garantir uma programação composta por mostras de teatro, dança, música, cinema e exposições de artes visuais. O Festival é uma realização da Casa de América, do Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC), correalização do programa 21 distritos e da Prefeitura de Madri, e tem apoio institucional da Embaixada do Brasil em Madri e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

Bailarinos

Cláudia Mota – Primeira Bailarina BTM
Juliana Valadão – Primeira Bailarina BTM
Fernanda Martíny – Primeira Solista BTM
Carol Fernandes – Segunda Solista BTM
Cícero Gomes – Primeiro Bailarino BTM
Filipe Moreira – Primeiro Bailarino BTM
Edfranc Alves – Primeiro Solista BTM

Sobre a Companhia

A história do Corpo de Baile começa em 1927, quando a bailarina Maria Olenewa funda a primeira escola de dança do Brasil sediada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Inicialmente, Corpo de Baile e Escola de Dança se fundiram numa única estrutura na apresentação de espetáculos, até que em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile com a separação definitiva entre escola e companhia profissional. A partir de então, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vem cultivando ao longo de sua existência, a tradição na excelência do repertório clássico mundial, condição que o torna único dentro do cenário cultural do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Programa – Suíte Brasileira

– Bainaná
Compositor: Barbatuques
Dança: Carolina Fernandes

– Insensatez
Compositor: Tom Jobim
Dança: Juliana Valadão e Filipe Moreira

– Asa Branca
Compositor: Luiz Gonzaga /Vitor Araújo
Dança: Fernanda Martiny, Cícero Gomes e Filipe Moreira

– Meditação
Compositor: Tom Jobim
Dança: Cláudia Mota e Edifranc Alves

– Garota de Ipanema
Compositor: Tom Jobim
Dança: Carolina Fernandes e Cícero Gomes

– Aquarela do Brasil
Compositor: Ary Barroso
Dança – TODOS

Ficha técnica

Presidente da Fundação Teatro Municipal do RJ: Clara Paulino
Diretor Artístico BTM: Hélio Bejani
Maître do BTM: Jorge Texeira
Coreógrafo convidado: Henrique Talmah
Ensaiadora: Monica Barbosa
Figurinos: Acervo BTM
Iluminação: Anderson Rato
Coordenação BTM: Marcella Gil
Assistentes: Alan Carvalho/ Leomir Franklin

Serviço

Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro dança no Festival ¡Hola Rio!
Dias 8 e 9 de setembro de 2023
Local: Plaza Cibeles, s/n – Madri, Espanha

O Festival é uma realização da Casa de América, do Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC), correalização do programa 21 distritos e da Prefeitura de Madri, e tem apoio institucional da Embaixada do Brasil em Madri e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

Deixe um comentário