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Retomada presencial da Terça Aberta no Kasulo recebe trabalhos que unem artes cênicas, visuais e performance

Crédito da foto: Divulgação
Cena de Carne Crua

A Cia Fragmento de Dança retoma, no próximo dia 29 de março, às 19h, a Terça Aberta no Kasulo, com apresentação presencial de três trabalhos que se situam entre o teatro, a performance e as artes plásticas: “Ab-reação”, com a atriz, diretora, compositora e humorista Ultra Martini; “Carne Crua”, performance-provocação de temática LGBTQIA+, com Marina Bragion e Raimundo Renan; e “Odiar os artistas: ensaio 3”, com o performer e artista visual Renan Marcondes.

Na sequência, rola uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação/provocação da atriz Janaina Leite, diretora do Grupo XIX de Teatro, e da bailarina Vanessa Macedo, que dirige Cia Fragmento de Dança, curadoras do projeto. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser reservados com antecedência pelo Sympla.

“Ab-reação” significa expurgação, libertação de sentimentos reprimidos, limpeza, depuração de traumas. Com o formato quase show, quase performance, quase teatro, Ultra Martini se joga no universo do exagero adolescente, da imaturidade, do tragicômico, para levantar questões sobre amor, rejeição e maternidade. Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, Ultra Martini foi duas vezes ganhadora do prêmio de melhor atriz no festival FESTU (Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro), e indicada três vezes consecutivas ao prêmio Sesc de Melhor Atriz. Fez direção musical do espetáculo “Decadenta” (2016), dirigido por Felícia Johansson, e atuou como atriz e assistente de direção em “Estrada sem Mapa” (2019), dirigido por Silvero Pereira.

Inspirados no “Manifesto contrassexual: Práticas subversivas de identidade sexual”, de autoria de Beatriz Preciado, que propõe novas formas de compreender os corpos, os gêneros e as sexualidades, os performers Marina Bragion e Raimundo Renan questionam, em “Carne Crua”, os paradigmas impostos pela sociedade, trazendo, como provocação, noções contemporâneas de gênero e desejo como estratégia de resistência ao poder heterocentrado. Webert Lima responde pelo som e iluminação.

“Odiar os artistas – ensaio 3” é um texto em formato de reza, coro ou mantra, que Renan Marcondes escreve e experimenta desde 2019. Busca condensar nele o ódio que artistas recebem – mas que também sentem (ou são forçados a sentir). A partir de fragmentos do texto, Marcondes vem realizando pequenos ensaios pontuais em vídeo ou performance; para esse terceiro ensaio, o artista usa pequenas flanelas para limpar o espaço e, se possível, o público, tornando o trabalho repetitivo e o acúmulo de sujeira os principais elementos visuais. A voz é de de Marilene Grama. Diretor do Pérfida Iguana, Renan Marcondes é Doutor em Artes pela ECA-USP. Representado pela OMA Galeria, seu trabalho artístico toca em situações de passividade, inércia e impotência do corpo.

Parte do projeto Danças para sonhar, sonhos para existir, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Pauloa Terça Aberta no Kasulo tem como proposta receber artistas para compartilhamento de trabalhos em processo de criação.

Serviço

Terça Aberta no Kasulo – Cia Fragmento de Dança
Com: Ultra Martini (“Ab-reação”), Marina Bragion e Raimundo Renan (“Carne Crua”) e Renan Marcondes (“Odiar os artistas: ensaio 3”).
Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).
Dia 29 de março de 2022
Terça-feira, das 19h às 21h
Local: Kasulo – Espaço de Cultura e Arte
Rua Souza Lima, 300 – Barra Funda, São Paulo – SP
(Metrô Marechal Deodoro – Linha Vermelha)
Ingressos: Grátis – reservas antecipadas pelo Sympla – https://www.sympla.com.br/terca-aberta-no-kasulo__1518282
Informações: (11) 3666.7238
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60 min. + bate-papo
Classificação Indicativa: 18 anos

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