Sesc São Paulo oferece curso gratuito com Marta Soares sobre as influências modernistas na dança contemporânea brasileira
Crédito da foto: João Caldas
Seguindo o propósito de comemorar, refletir, lidar e problematizar as representações do centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência do Brasil com a programação Diversos 22: Projetos, Memórias e Conexões, o Sesc São Paulo oferece em março o curso Modernismo, dança moderna e contemporânea brasileira: influência e reverberação, com a performer e coreógrafa Marta Soares. O curso é gratuito e on-line, as inscrições abrem no próximo dia 15 e as aulas começam em 23 de março, sempre às quartas-feiras, das 17h às 19h.
A partir de estudos feitos sobre companhias e experiências de bailarinos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, Marta Soares explica como conceitos estéticos relacionados ao movimento modernista brasileiro, entre eles o primitivismo, regionalismo, indígenismoe e a antropofagia, reverberaram e ainda hoje reverberam no desenvolvimento da dança moderna e contemporânea do país.
Ela faz uma análise a partir de trabalhos como o do Ballet do IV Centenário de São Paulo (SP), Ballet Stagium (SP), Ballet Popular de Recife (PE), o Grupo de Dança da Universidade Federal da Bahia (BA), o Bailado Nacional Heros Volúsia (RJ), o Ballet Folclórico Mercedes Batista (RJ), dentre outras companhias. Artistas como Antonio Nobrega (PE/SP), Leonardo França e Rita Aquino (BA), Luís de Abreu (MG/BH) e Marcelo Evelin (PI) também estão no estudo da coreógrafa. Ao todo serão quatro encontros via plataforma Zoom, com encerramento das atividades em 13 de abril.
Marta Soares
É performer e coreógrafa. Desenvolve trabalhos que pesquisam possibilidades de interseções entre dança, artes visuais, arte performática e música. Possui graduação em artes pela State University of New York (SUNY), mestrado em Comunicação e Semiótica e Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Entre suas produções destacam-se: Les Poupées, Formless, O Homem de Jasmim, O Banho, Um corpo que não aguenta mais, Vestígios, Deslocamentos e Bondages. Marta recebeu, entre outras, bolsas de estudos para artista da Fundação Japão, através da qual estudou com Kazuo Ohno em Tóquio, e da Fundação John Simon Guggenheim.
Serviço
Curso Modernismo, dança moderna e contemporânea brasileira: influência e reverberação.
Com Marta Soares
Inscrições: 15 a 22/3, no site do Sesc SP.
Atividade on-line: plataforma Zoom
Aulas: de 23/3 a 13/4, às quartas-feiras, das 17h às 19h.
Investimento: Gratuito.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Duração: 120 minutos cada aula.
Carga horária total do curso: 480 minutos.
Mais informações no site Diversos 22