DestaqueEspetáculos

Marta Soares apresenta versão online de “Les Poupées”

Crédito da foto: Gil Grossi

Uma nova montagem de “Les Poupées”, peça coreográfica concebida por Marta Soares em 1997, com inspiração na obra surrealista do alemão Hans Bellmer, ao fotografar bonecas que ele desmontava e remontava para expor os mecanismos dos desejos humanos no corpo, terá apresentações virtuais entre 30 de novembro e 9 de dezembro, nas terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 15h, com transmissão pelo YouTube no link https://www.youtube.com/c/CaisProducaoCulturalLtda

Em sua pesquisa, que chamou de “Inconsciente físico”, Bellmer foi influenciado pelos contos de E.T.A. Hoffman, em especial “O Homem de Areia”, pelos movimentos artísticos Dadaísmo e Surrealismo, e pelos experimentos psicanalíticos realizados por Charcot e Freud com pacientes histéricas, no início do século XX.

Importante criação dentro do extenso repertório de Marta Soares, premiada com o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Pesquisa em Dança, “Les Poupées” reflete sobre a condição do sujeito na contemporaneidade, por meio da desconstrução de um corpo em conflito num universo dual. Da dissolução dos limites entre o corpo e seu entorno, entre o dentro e o fora, emerge um corpo plural, transitório e mutável em sua complexidade; descaracterizado, transpõe as distinções entre masculino e feminino, belo e grotesco, angústia e êxtase, vivo e morto.

Filmada em outubro deste ano por Osmar Zampieri, no Kasulo Espaço de Arte, esta versão virtual do solo tem desenho de luz de Beto de Faria e operação de som de Rafael Araújo para a trilha, assinada pela própria Marta Soares, com canções de Hindi Zahra, Amália Rodrigues, Michael Remesnik e Hole. Zé Renato e Beto de Faria respondem pela produção.

A remontagem de “Les Poupées” foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, através do Edital Proac Lab, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre Marta Soares

Dançarina e coreógrafa, Marta Soares completou o One Year Course, no Laban Centre for Movement and Dance, em Londres, o bacharelado em Artes na State University of New York (SUNY) e recebeu o Certificado em Análise de Movimento Laban (CMA) no Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS). Estudou e trabalhou com a diretora e dramaturga Lee Nagrin (fundadora do grupo “The House”, dirigido por Meredith Monk) e nas escolas Movement Research, Susan Klein e Alwin Nickolais. Com Bolsa da Fundação Japão, estudou dança butô com Kazuo Ohno, em Tóquio.

No Brasil, criou o solo “Les Poupées”, com o apoio da Bolsa Rede Stagium (Prêmio APCA 1997 – Pesquisa em Dança); o trabalho em grupo “Formless”, com o apoio do Prêmio Estímulo Flávio Rangel de Artes Cênicas da Funarte (Prêmio APCA 1998 – trilha sonora de Lívio Tragtenberg); o solo “O Homem de Jasmim”, com apoio da Bolsa Vitae de Artes e do Prêmio Estímulo de Dança – Novas Linguagens Coreográficas da Secretaria de Estado da Cultura (Prêmios APCA 2000 – concepção/direção e vídeo/cenografia). Recebeu a Bolsa da John Simon Guggenheim Foundation, para criação do solo “O Banho” (Prêmio APCA 2004 – instalação coreográfica). Com apoio do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, desenvolveu o espetáculo em grupo “Um corpo que não agüenta mais” (2007/2008), a instalação coreográfica “Vestígios” indicada ao Prêmio BRAVO! e ganhadora do APCA 2010 (Pesquisa em Dança), e “Deslocamentos”, que estreou na  Casa Modernista em formato site specific (2014).

Marta Soares é mestra em Comunicação e Semiótica e doutora em Psicologia Clínica/Artes (Núcleo de Subjetividade), pela PUC-SP, onde também lecionou na Faculdade das Artes do Corpo, no período de 1999 e 2012.

Ficha Técnica

Concepção, Direção e Interpretação: Marta Soares
Desenho de Luz: Beto de Faria
Figurino e Trilha Sonora: Marta Soares
Operação de Som: Rafael Araújo
Gravação e Edição: Osmar Zampieri
Fotos: Gil Grossi
Assessoria de imprensa: Elaine Calux
Produção Executiva: Cais Produção Cultural
Produtores: Beto de Faria e José Renato

Serviço

Les Poupées
Marta Soares
De 30 de novembro a 09 de dezembro de 2021
Terças, quartas e quintas, às 15h
Local: Virtualmente – no youtube – acesso direto: https://www.youtube.com/c/CaisProducaoCulturalLtda
Ingresso: Grátis
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: livre

 

Deixe um comentário