Articulando a Dança em Porto Alegre promove oficinas e palestra no Tablado Andaluz
Crédito da foto: Élcio Paraíso
Artista: Rui Moreira
No próximo domingo, dia 28 de novembro, a Associação Cultural ARTICULA DANÇA RS vai realizar uma Maratona da Cultura com gestores e artistas da dança. Com inscrições gratuitas, as oficinas e a palestra serão ministradas no Tablado Andaluz (Av. Venâncio Aires, 556A – Bairro Bom Fim). Com o objetivo de oferecer capacitação e formação, a iniciativa é uma contrapartida ao INCISO II / SMC Porto Alegre da Lei Aldir Blanc.
Serviço / Programação
Articulando a Dança em Porto Alegre | Maratona da Cultura
Dia 28 de novembro de 2021
– 15h: Palestra – Profissão Artista, com Marise Siqueira, gestora cultural e diretora da Humanitas Arte e Cultura.
– 16h: Sensibilização em Dança, com o bailarino Rui Moreira.
– 17h: Flamenco para Todos, com Andréa Franco, bailaora e diretora do Tablado Andaluz.
Local: Tablado Andaluz
Av. Venâncio Aires, 556 A – Bom Fim, Porto Alegre – RS (ao lado do Brique da Redenção).
Inscrições e informações: (51) 99873.0809 (com Andréa Franco)
Marise Siqueira – Advogada com atuação na área cultural, especialmente na área de Dança. Formação em Ballet Clássico (1984) pela Escola João Luiz Rolla, em Porto Alegre/RS. Atuou como bailarina nas Cias Ballet de Câmara do Sul, Grupo Mudança e Ballet Oficina. Produtora Cultural e Sócia-Diretora da Humanitas Arte e Cultura – Produções Culturais, fundada em 2010. “Artivista”, atuou como gestora em entidades e coletivos como Colegiado Nacional de Dança/CNPC-MinC, Comissão Permanente de Dança do RS, Célula de Dança, ASGADAN, atualmente compõe a Diretoria da Associação Cultural Articula Dança RS e da Associação Fórum Nacional de Dança e atua no coletivo ATAC – Articulação dos Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade.
Rui Moreira – Bailarino, coreógrafo e investigador de culturas e professor de dança. É personalidade emblemática da dança brasileira com mais de três décadas de atuação no cenário cultural. Participou nas Cias. Cisne Negro, Balé da Cidade de São Paulo, SeráQuê?, Azanie (França) e Grupo Corpo. Sua formação em dança mescla as práticas: do ballet clássico, de danças modernas, de danças populares do mundo e de danças africanas da contemporaneidade. Coreografou para diversos elencos de companhias de dança, de grupos teatrais, de cinema e de manifestações populares como carnaval. Rui é ativista pelo direito de fruição e amplitude social das artes e nesta oficina convida os interessados para participar de jogos lúdicos interativos de dança. Não é necessária prévia experiência com o fazer artístico, basta querer se contactar com seu corpo através de gestos universais da dança.
Andréa Franco – Iniciou seus estudos de Flamenco em 1990, com o Professor Robinson Gambarra e em 1991 firmaram sociedade e fundaram o TABLADO ANDALUZ / Escola de Dança, que foi a 1ª escola de dança flamenca registrada no Brasil. Desde então segue seu trabalho como bailaora, professora e produtora de Flamenco. Possui diversos Cursos de especialização em flamenco com maestros espanhóis no Brasil, na Argentina e na Espanha. É diretora e proprietária do TABLADO ANDALUZ / Bar Flamenco, o único “Tablao” (Bar Flamenco do Brasil), onde atua também como Chef especializada em Cocina Espanola. Sua fundação consolida Porto Alegre como importante polo produtor de arte flamenca, reconhecido internacionalmente. Atualmente compõe a Diretoria da Associação Cultural Articula Dança RS.