Eduardo Macedo lança video comemorativo em seu canal do YouTube
Crédito da foto: Divulgação
Eduardo Macedo é bailarino e poeta e ultimamente tem se dedicado a vídeo dança, categoria artística que mistura o áudio visual e a dança como linguagem final. Para mostrar seus trabalhos, o artista fez um canal no YouTube, onde, nessa primeira fase, é o principal intérprete. Eduardo tem como locação o apartamento onde mora ou algum lugar na cidade que ache interessante.
A filmagem é feita sozinho e utiliza apenas o seu smartphone em um tripé. Depois, ele mesmo faz a edição, o que torna o trabalho particularmente autoral.
Os movimentos apresentados são improvisações feitas a partir do local em que está sendo feita a filmagem. Cada lugar tem seus particulares e é partir desta ideia simples que o bailarino dá asas às suas criações.
A música é inserida depois na edição, ou não inserida. Alguns vídeos são sem música.
O canal já tem dois importantes pianistas como parceiros: João Carlos Assis Brasil e Luiz Castelões. Em breve mais dois músicos farão parte do canal, Helô Tenório e Carlos Rafael Clima. Alguns vídeos contarão a trilha feita exclusivamente por esses músicos.
Em breve serão postados vídeos com outros bailarinos. Para isso foram convidados Daysi Ana, Jorge Assunção e Bárbara Várady.
O primeiro vídeo do canal é de 2003, e é uma interpretação literal imaginativa em cima da música Sugar cane Fields Forever, de Caetano Veloso. O canal mostra que Eduardo já produz vídeo dança há dezoito anos. Ficou sem produzir conteúdo por um tempo, voltando em 2019.
Por causa do isolamento social, essa forma de arte tomou fôlego e está sendo a principal aliada dos artistas da dança.
No vídeo Suave na nave, parece que previu esse isolamento. O vídeo foi filmado uma pouco antes de começar a pandemia e apresenta o bailarino dançando sozinho na área do MAM. Termina com ele ficando de cabeça pra baixo, que é como ficou a sociedade com o advento do Covid. No mesmo vídeo, isolamento e dúvidas que viriam, se apresentaram.
Dia 28 de junho fez dois anos que a exposição Palavra Movimento foi encerrada, e é com esse gancho que o canal será divulgado.
Esta exposição aconteceu no Centro cultural Oi Futuro em 2019, dentro do projeto Poesia Visual, daquela instituição. Eduardo apresentou um trabalho de corpo e poesia, onde os poemas eram ouvidos e o movimentos assistidos, através de dez telões espalhados pela galeria.
Palavra Movimento teve grande sucesso de público. Crianças, jovens, adultos e idosos se movimentavam assim que entravam no espaço, reproduzindo os passos vistos nas telas. A
exposição também recebeu pessoas com necessidades especiais, que ao seu modo, puderam perceber o que estava acontecendo.
Para comemorar esses dois anos de exposição, será lançado um vídeo deste evento com o depoimento da museóloga Renata Fontes Freire, que na época trabalhava no centro cultural Oi Futuro com arte e educação. Renata fala como Palavra Movimento impactou o público visitante.
O canal Eduardorio23deabril será um espaço inicialmente de dança e poesia. Com o tempo Eduardo mostrará outras incursões no áudio visual.