Grupo Casa do Pano apresenta SOMA um espetáculo de dança e aéreos circenses
Crédito da foto: Divulgação
O Grupo Casa do Pano, dirigido por Jussara Miller e coordenado por Leonardo Steinberg apresenta o espetáculo SOMA em formato virtual. O espetáculo é dividido em três Partilhas diferentes, e cada uma delas será exibida, gratuitamente, em cada um dos três finais de semana seguintes (20 e 21, 27 e 28 de março, e 03 e 04 de abril), via Youtube, pelo canal Casa do Pano.
SOMA é um trabalho em dança e aéreos circenses que revela ao público os fundamentos de seu processo criativo. A partir de métodos de improvisação cênica baseados na Técnica Klauss Vianna, os bailarines Allan Kawabata, Leonardo Steinberg e Mirella Martyniak com a direção de Jussara Miller, propõem explorar mapas coreográficos em relação com o espaço e com a música original, que também é criada no momento da performance com técnicas de improvisação musical, pelo percussionista Cris Monteiro e pela pianista Chris Cardoso.
O trabalho parte de um entendimento do sujeito enquanto ser integrado e consciente de sua experiência de corpo e de espaço. SOMA é uma síntese do ser corporal em sua totalidade social e ancestral. O espetáculo SOMA propõe uma investigação sensível e poética desse ser corporal em estado de dança.
Para isso, tanto os figurinos quanto a ambientação são minimalistas. Esta estética desnuda do corpo em dança busca valorizar a movimentação como caráter prioritário e temático do trabalho. Ao mesmo tempo, o espetáculo elabora o desafio do incerto por meio do frescor da improvisação. Ao expor e explorar os seus procedimentos criativos frente às câmeras e lançar os corpos ao risco frente ao desconhecido, SOMA oferece ao público um diálogo sobre a possibilidade de dança e de presença cênica que desafia a força da gravidade.
Dirigida pela prestigiada bailarina e educadora somática Jussara Miller e coordenada pelo artista pesquisador Leonardo Steinberg, a obra se divide em três partilhas ou partes diferentes. A cada sábado e domingo, uma partilha é estreada no Canal da Casa do Pano no Youtube. Cada partilha tem uma nova reestruturação cênica, sendo, portanto, totalmente diferentes entre si e dependentes das improvisações de bailarines e músicos. Ao todo, serão 6 apresentações seguidas de conversas entre a diretora e o elenco. Deste modo, o público tem a chance de conhecer ainda mais o trabalho artístico e o seu processo, podendo expressar opiniões por meio dos comentários na plataforma.
Programação
Partilha 1: sábado, 20 de março às 20h, e domingo, 21 de março às 19h;
Partilha 2: sábado, 27 de março às 20h, e domingo, 28 de março às 19h;
Partilha 3: sábado, 03 de abril às 20h, e domingo, 04 de abril às 19h.
SOMA é apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
SOMA
Grupo Casa do Pano
Dias 20 e 21, 27 e 28 de março e 03 e 04 de abril de 2021
Sábado, às 20h, domingo, às 19h
Local: Virtualmente – Canal do Youtube Casa do Pano
Ingresso: Gratuito