‘Biblioteca de Dança, de Jorge Alencar e Neto Machado, terá série de apresentações digitais pelo Sesc Avenida Paulista
Crédito da foto: Divulgação
Artista: Vânia Oliveira
Da Bahia, os coreógrafos Jorge Alencar e Neto Machado foram convidados pelo Sesc Avenida Paulista, da cidade de São Paulo, para produzirem uma versão online de sua Biblioteca de Dança para exibição exclusiva na página de Instagram da unidade (@sescavpaulista), que contabiliza mais de 135 mil seguidores. A dupla assim convocou dez artistas da dança do Brasil para protagonizarem uma série com dez episódios, com duração média de sete minutos cada, em que compartilham coreografias que marcaram suas vidas, possibilitando que o público acesse diferentes “contações dançantes de história”. Cada participante se torna um livro vivo e, ao falar de dança, estimula o público a pensar sobre questões como: qual obra artística disse aquilo que você precisava dizer? Como seria colocar para fora algo que ficou engasgado? Qual rito de passagem marcou a sua vida? Os vídeos inéditos, gravados e editados, serão lançados de 20 de janeiro a 21 de fevereiro, às quartas-feiras e domingos, sempre às 18h.
Com palavras, gestos e movimentos, Cláudia Muller, Diane Ichimaru, Fabiana Balduína (FaBgirl), Fábio Osório Monteiro, Luiz Thomaz Sarmento, Matias Santiago, Rosângela Alves, Ruan Wills, Talita Florêncio e Vânia Oliveira são os artistas que vão pôr em relevo a capacidade de obras artísticas atravessarem a vida de alguém, sendo a coreografia e a dança caminhos para documentar histórias a partir de afetos. Ao final de cada episódio, eles endereçam uma pergunta para que o público traga suas ressonâncias, adaptando as trocas em um momento em que não é possível realizar apresentações cênicas presenciais e em que ativar memórias de coreografias é um jeito de torná-las presentes. A direção de fotografia e edição são de Larissa Lacerda e a trilha sonora original é assinada por Luciano Salvador Bahia.
Membros da Dimenti Produções Culturais, Jorge Alencar e Neto Machado desenvolveram a “Biblioteca de Dança” em três residências artísticas internacionais: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de Creación Del Cuerpo y el Movimiento (Barcelona – Espanha), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Estreada em 2017 e geralmente montada em bibliotecas, a obra já circulou por diversas cidades do Brasil e do mundo. Em 2020, o trabalho recebeu uma adaptação audiovisual chamada “Deixa Eu te Contar”, em parceria com o Festival Paralela (Uberlândia/MG), e foi também realizado em formato de live pelo projeto #EmCasaComSesc do Sesc Ao Vivo.
Sobre os diretores
Jorge Alencar e Neto Machado (Bahia) são uma dupla de artistas que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Vermelho Melodrama” (Melhor Espetáculo pelo Prêmio Braskem de Teatro 2019); “Pequena Coleção de Insignificâncias” (finalista do Prêmio Jabuti de Literatura 2020 na categoria Infantil); “Pinta” (melhor longa-metragem no Rio Festival Gay de Cinema 2014); “Desastro” (peça infanto-juvenil participante do projeto Palco Giratório do Sesc 2018); “Biblioteca de Dança” (coreografia destacada pela Revista Antropositivo dentre os melhores trabalhos de 2017); “A Lei do Riso: Crimes Bizarros” (série indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 na categoria ficção); “Vale Tudo com a Drag Queen Rainha Loulou” (Prêmio Melhores do Ano da Cena Baiana LGBTQI+ 2015); “Oficina de Honestidade Artística” (oficina); “IC Encontro de Artes” (festival multilinguagem com 13 edições anuais já realizadas). Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em contextos internacionais, em países como Sérvia, Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e Palestina. Companheiros de criação e vida, Jorge e Neto são integrantes da Dimenti Produções Culturais, produtora cultural e ambiente de criação, em atividade desde 1998 em Salvador, Bahia. Mais informações em: www.jorgealencar.com.br e www.netomachado.com.
Ficha técnica
Direção e concepção: Jorge Alencar e Neto Machado
Criação e performance: Cláudia Muller, Diane Ichimaru, Fabiana Balduína (FaBgirl), Fábio Osório Monteiro, Luiz Thomaz Sarmento, Matias Santiago, Rosângela Alves, Ruan Wills, Talita Florêncio e Vânia Oliveira
Direção de fotografia e edição: Larissa Lacerda
Câmera e som direto: Bruno Torato, Larissa Lacerda, Lua Santana, Theo Dubeux, Thiago Salas
Trilha sonora original e mixagem: Luciano Salvador Bahia
Colaboração artística: Ellen Mello, Larissa Lacerda e Marina Martinelli
Direção de produção: Ellen Mello
Equipe de produção: Fábio Osório Monteiro, Marina Martinelli e Trini Opelt
Financeiro: Marília Pereira
Comunicação: Marcatexto
Agradecimentos: Aliança Francesa Salvador (Mamadou Gaye), Fábricas de Cultura do Capão Redondo (Gal Martins)
Produção: Dimenti Produções Culturais
Realização: Sesc Avenida Paulista
Programação
- 20/01 (qua) – Matias Santiago: bailarino e coreógrafo com passagem longa pelo Grupo Corpo (MG) e Balé Teatro Castro Alves (BA), atual coordenador do Balé Jovem de Salvador.
- 24/01 (dom) – Ruan Wills: jovem artista carioca, atual bailarino do Balé Teatro Castro Alves (BA).
- 27/01 (qua) – Diane Ichimaru: criadora-intérprete fundadora da Confraria da Dança (Campinas/SP), premiada com o APCA (2009).
- 31/01 (dom) – Vânia Oliveira: artista e professora de dança negra especializada em dança de blocos afro da Bahia.
- 03/02 (qua) – Talita Florêncio: bailarina interessada em improvisação como criação em dança e especializada em práticas corporais terapêuticas.
- 07/02 (dom) – Fábio Osório Monteiro: artista baiano com solos que investigam os lugares do corpo negro na cena e as concepções da arte como trabalho na nossa sociedade.
- 10/02 (qua) – Rosângela Alves: artista integrante do Coletivo Zona Agbara (SP), interessado na pesquisa de uma dança negra, gorda e periférica, atua também como professora de educação infantil.
- 14/02 (dom) – Luiz Thomaz Sarmento: bailarino e coreógrafo de Belém do Pará, atual professor do curso de licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
- 17/02 (qua) – Fabiana Balduína (FaBgirl): dançarina, coreógrafa, pesquisadora e fundadora do primeiro grupo de breaking formado só por mulheres do Distrito Federal.
- 21/02 (dom) – Cláudia Muller: artista da dança e pesquisadora, atua como professora doutora do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG).
Serviço
Biblioteca de Dança Online
De 20 de janeiro a 21 de fevereiro de 2020
Quartas-feiras e domingos, às 18h
Plataforma: Instagram do Sesc Avenida Paulista (www.instagram.com/sescavpaulista)
Classificação indicativa: Livre