DestaqueNotícias

São Paulo Companhia de Dança se une à campanha #culturaemcasa e lança selo #SPCDdigital para disponibilizar conteúdos gratuitos on-line

Crédito da foto: Willian Aguiar
Bailarinos: (em destaque) Luiza Yuk e Yoshi Suzuki

Atendendo às orientações do Governo do Estado de São Paulo em relação ao enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, se une à campanha #culturaemcasa, criada para estimular a permanência das pessoas em seus lares.

Sob o selo #SPCDDigital, a companhia aprofunda suas ações de difusão da dança em diferentes frentes do meio virtual. A partir do dia 27/03, o público vai poder conferir na íntegra a transmissão de obras marcantes do repertório da Companhia no canal da SPCD no YouTube. A estreia acontece com La Sylphide (2014), clássico do romantismo coreografado pelo argentino Mario Galizzi e com música de Herman Severin Lovenskiold. Os espetáculos ficarão disponíveis gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz, sempre às sextas-feiras.

Em paralelo a isso, as redes sociais da SPCD veiculam conteúdos como entrevistas com coreógrafos; curiosidades sobre os bastidores da Companhia e suas obras e trechos de espetáculos comentados por bailarinos. As crianças também têm vez: elas poderão se divertir com livretos de atividades infantis, disponíveis para impressão no site www.spcd.com.br, e contação de histórias de clássicos do balé em formato de podcast.

O selo #SPCDdigital abrange ainda a veiculação de palestras voltadas para educadores e demais interessados, bem como o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresenta a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Parte desses artistas veteranos se soma aos esforços no enfrentamento ao COVID-19 e, periodicamente, vai surgir nas redes sociais da Companhia com mensagens em vídeo que estimulam a campanha #fiqueemcasa.

Os bailarinos da Companhia seguem na ativa e, quinzenalmente, terão encontro marcado com o público para um bate-papo em lives nas redes sociais. Diariamente, os Stories dos perfis oficiais da SPCD no Facebook e no Instagram vão apresentar um pouco da rotina de exercícios, alongamentos e ensaios que eles mantêm em casa durante o período de distanciamento social.

“A São Paulo Companhia de Dança está trabalhando em sintonia com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no sentido de proporcionar diferentes conteúdos de modo a estimular que o público permaneça em casa, ao mesmo tempo em que incentiva o consumo de conteúdo cultural pelo meio digital – visto que as atividades presenciais não são possíveis neste momento”, comenta a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa.

A campanha acontece ao longo das próximas semanas em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (Memoria_SPCD).

#SPCDDigital – Cronograma até 03 de abril

Data: 23/03 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Mara Borba
O que é: Documentário sobre a carreira da bailarina e sua relação com a história da dança no Brasil.
Disponibilização de vídeo na íntegra.

Data: 25/03 (quarta-feira)
Conteúdo: Canteiro de Obras – La Sylphide
O que é: Vídeo sobre os bastidores da criação da obra coreografada por Mario Galizzi. Disponibilização de vídeo na íntegra. 

Data: 27/03 (sexta-feira), às 18h
Conteúdo: Obra completa – La Sylphide
O que é: Transmissão da obra coreografada por Mario Galizzi. Disponibilização de vídeo na íntegra pelo período de 15 dias.

Data: 30/03 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Lia Robatto
O que é: Documentário sobre a carreira da bailarina e sua relação com a história da dança no Brasil. Disponibilização de vídeo na íntegra.

Data: 01/04 (quarta-feira), às 19h
Conteúdo: Obra comentada – La Sylphide por Yoshi Suzuki
O que é: Vídeo onde o bailarino comenta um trecho da obra e fala sobre curiosidades e bastidores do balé. Na sequência, o público poderá bater um papo com ele em uma live nas redes sociais.

Data: 03/04 (sexta-feira)
Conteúdo: Podcast Contos de Balé – O Lago dos Cisnes
O que é: Na estreia do podcast, voltado ao público infantil, a diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, narra a história desse grande clássico do repertório da SPCD.

Sobre a SPCD

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

Deixe um comentário