BeHoppers estreiam espetáculo Avenida Lenox no CCBB/MG
Primeira encenação produzida e apresentada pelos dançarinos de swing jazz de BH se inspira na história do lindy hop, dança nascida no Harlem, nos anos 1920.
Resultado de uma intensa pesquisa sobre a história e os valores fundamentais do lindy hop, estilo de dança surgido na década de 1920, nos Estados Unidos, Avenida Lenox é o espetáculo de estreia dos BeHoppers nos palcos. A produção conta a história de um salão de dança localizado na avenida de Nova York que foi endereço da lendária casa noturna Savoy, um dos principais palcos das bandas de jazz e dos dançarinos de lindy hop de Manhattan no início do século passado.
O lindy hop é uma dança que valoriza o respeito à linguagem corporal de cada indivíduo, e este é outro aspecto que Avenida Lenox procura mostrar: bailarinos semiprofissionais se expressando de formas diferentes, mas ainda assim dançando uma mesma coisa, tendo em comum seu amor e carinho pela dança.
Avenida Lenox é uma produção independente do grupo belo-horizontino conhecido na cena de dança da capital por sua dedicação às swing dances e à promoção desse ritmo contagiante por meio de eventos em espaços públicos, como praças e parques. O endereço escolhido para estrear a peça, o teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB), na Praça da Liberdade, não poderia ser mais adequado para recriar a atmosfera vintage da história.
Para contar pela primeira vez nos palcos brasileiros a história de uma das danças mais marcantes da cultura norte-americana, os BeHoppers terão apoio de uma experiente equipe de profissionais, como o premiado iluminador Geraldo Octaviano, atual professor da Fundação Clóvis Salgado. Para Avenida Lenox, ele preparou um conceito que “valoriza aspectos históricos da primeira metade do século vinte, utilizando o sépia como nas antigas fotografias P&B, para referência estética”, explica.
Durante os preparativos para o espetáculo no CCBB Belo Horizonte, os fizeram uma turnê por São Paulo a convite do Sesc para ministrar cursos e participar do projeto Bora Dançar!?, no Sesc Ipiranga, onde os dançarinos apresentaram um flash mob com a famosa rotina de lindy hop Tranky Doo. Intervenções semelhantes foram feitas nas unidades do Sesc Parque Dom Pedro e Carmo. No Sesc 24 de Maio, os dançarinos mineiros participaram da BA-TA-LHA, encontro que reúne quatro grupos de dança de estilos diferentes para uma competição.
Os BeHoppers
Criado em BH para promover o Lindy Hop, dança surgida no fim dos anos 1920 no Harlem, em Nova York, os BeHoppers tiraram das iniciais da capital mineira a inspiração para o nome do grupo, conhecido por suas apresentações em espaços públicos da capital e vídeos que homenageiam a capital e, claro, o Lindy Hop, estilo dançado ao som do swing jazz eternizado por músicos como Chick Webb, Louis Armstrong, Count Basie, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, entre outros.
Serviço
Avenida Lenox
BeHoppers
De 1 a 4 de agosto de 2019
Local: Teatro do CCBB
Praça da Liberdade, 450 -Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)