Espetáculos

Dança, poesia e música se unem em performance de Aline Bernardi, Renato Frazão e Luiza Borges

No dia 29 de julho, os artistas Renato Frazão, Aline Bernardi e Luiza Borges promovem um encontro especial entre a poesia, a música e a dança no espaço Rampa – Lugar de Criação, em Copacabana, a partir das 18h30. Criado especialmente para a campanha de financiamento coletivo do Livro-performance Decopulagem, a performance musical apresenta nove canções de Frazão, que assume voz e violão, em diálogo com as prosas poéticas escritas por Aline Bernardi e que compõe o livro. Durante a apresentação, a bailarina e escritora executará uma performance dançada enquanto a cantora Luiza Borges dividirá os vocais com Frazão, declamando também algumas das prosas. A direção do projeto é de Guilherme Frederico.

O show é entremeado de canções e textos, além da performance. Existe uma afinidade de temas entre o meu trabalho e o da Aline, nas prosas e textos que ela escreve. Falo muito de Brasil, do interior, passeio sempre por esses assuntos de um país um pouco encoberto e também por uma certa espiritualidade, quase uma religiosidade, muito particular, e que acho que ela aborda também de alguma forma no trabalho dela – comenta Frazão.

No repertório do show, estarão nove canções compostas pelo músico, sozinho ou em parceria com Frederico Demarca. Duas das músicas, Rainha do Meio Dia e A Roça de Teresa, inspiraram Aline a escrever uma das prosas que compõe a obra literária.

Para além da performance, da dança, Aline é uma escritora também, uma poeta, mas coloca sempre a palavra à serviço desse outro suporte, a performance. E a minha relação com a palavra também é a serviço de outro suporte, no caso a música. Nosso trabalho se encontra nesse lugar – pontua Frazão, que assina a trilha sonora original da performance solo em construção para o projeto Decopulagem.

Sobre o Livro-performance Decopulagem

Decopulagem é um livro-performance de Aline Bernardi que está sendo construído há cinco anos através da investigação da relação da escrita com a dança, a partir de 3 títeres: o artesão, o alfaiate e o andarilho. Livro-performance é uma auto-nomeação que a artista cunhou para o seu processo de criação, em que vem desenvolvendo um livro de tiragem artesanal com 33 prosas poéticas e uma performance solo dançada.

O livro-performance DECOPULAGEM é uma ode à artesania. O processo de criação de Aline busca debater e enfrentar os sintomas de uma sociedade marcada pelo hiper-estímulo e pela dificuldade de contornar o excesso de informações entre nossas relações. O que acontece quando o corpo pede para pausar? Como posso me mover no tempo que consigo me acompanhar? Qual o tempo necessário que meu corpo precisa vivenciar para deixar o gesto dançado nascer da palavra poética?

Crédito da foto: Divulgação

Serviço

Performance musical de Renato Frazão, Luiza Borges e Aline Bernardi
Dia 29 de julho de 2018
Domingo, às 18h30
Local: Rampa Lugar de Criação
Rua Sá Ferreira, 202 – Copacabana – Rio de Janeiro
(ao lado da estação de metrô General Osório – saída pela Sá Ferreira)
Ingresso: R$ 15,00
Reservas: decopulagem@gmail.com ou pelo WhatsApp: 21 98171-3739
Classificação: livre

Deixe um comentário