Série Figuras da Dança grava depoimento público de Aracy Evans no Itaú Cultural
A série de documentários Figuras da Dança, que revisita a carreira de artistas fundamentais da dança no país, completa a marca de 34 produções em 2017. Neste ano, Aracy Evans é a personalidade retratada no novo episódio e terá seu depoimento público gravado no dia 12 de maio, às 20h00, no Itaú Cultural. O evento, com entrada gratuita, contará com mediação de Inês Bogéa e será aberto ao público, que poderá fazer perguntas a Aracy. A série é um projeto da São Paulo Companhia de Dança – mantida pela Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, sob direção artística de Inês Bogéa.
Aracy Evans é uma grande personalidade da dança do Brasil, reconhecida pela Royal Academy of Dance como “a professora das professoras”. Foi professora da Escola Municipal de Bailados de São Paulo por 40 anos, formando grandes nomes do balé clássico. Entre seus alunos destacam-se: Maria Pia Finocchio (presidente do Sindicato da Dança de São Paulo), Simone Ferro (foi primeira bailarina dos Teatros Municipal do Rio de Janeiro e da Suíça – Geneve), Antonio Carlos Gomes (maître de balé na Suíça), Márcia Falani (segue carreira na Itália), Toshie Kobayashi, Ilara Lopes, Aracy Almeida, Iracity Cardoso e Wilma Vernon entre outros. Aracy iniciou seus estudos em dança em São Paulo, com Vaslav Veltchek (Rússia), na época de Prestes Maia, quando as aulas aconteciam na cúpula do Teatro Municipal de São Paulo. Foi aluna de Maria Olenewa quando a Escola Municipal de Bailados foi inaugurada nos baixos do Viaduto do Chá. Em 1954 estudou com a professora Maria Mello (Ballet Scala de Milão) e posteriormente com Aurélio Milos e Marília Franco. Foi bailarina do Ballet 4º Centenário. Se especializou em Londres em 1972 e 1974 com Martteen Rubinsten, Valeri Taylor, Hérida May e June Christian e, em 1980 e 1984, com John Marchall e Gil Antoni na Escócia e Tina Stuart e Holly Price na Austrália. Em Londres recebeu o Título de Maitre de Ballet. É membro da Royal Academy of Dance desde 1972.
FIGURAS DA DANÇA
A dança tem muitas histórias e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança, que apresenta essa arte contada por quem a viveu. A série conta hoje com 33 episódios: Ismael Guiser (1927-2008), Ivonice Satie (1950- 2008), Ady Addor, Marilena Ansaldi, Penha de Souza, Ruth Rachou, Luis Arrieta, Hulda Bittencourt, Tatiana Leskova, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Carlos Moraes (1936-2015), Décio Otero, Márcia Haydé, Sônia Mota, Ana Botafogo, Célia Gouvêa, Lia Robatto, Marilene Martins, Ismael Ivo, Edson Claro (1949-2013), Hugo Travers, J.C Violla, Cecília Kerche, Eva Schul, Janice Vieira, Eliana Caminada, Mara Borba, Jair Moraes (1946-2016), Paulo Pederneiras, Nora Esteves, Maria Pia Finocchio e José Possi Neto. Os programas são exibidos nos canais Arte 1, TV Cultura e Curta!. Os documentários são reunidos em uma caixa de DVDs, acompanhadas de livretos informativos sobre cada artista, com texto de pesquisadores, fotos históricas e cronologia. A série Figuras da Dança não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública, além de universidades e ONG’s e está integralmente disponível no site da SPCD em http://spcd.com.br/figuras_da_danca.php
SERVIÇO
Figuras da Dança – Depoimento Público Aracy Evans
São Paulo Companhia de Dança
Dia 12 de maio de 2017
Sexta, às 20h
Local: Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Duração: 150 min
Classificação Indicativa: Livre
Interpretação em Libras