Secretaria Municipal de Cultura de SP comemora o dia internacional da dança com mostra gratuita nos teatros municipais e centros culturais
Serão apresentados espetáculos de dança contemporânea, urbana, brasileira, flamenco, jazz, sapateado, dança de salão e balé clássico, que demonstram a potência e pluralidade da dança na cidade de São Paulo. O programa da Mostra contará com apresentações do renomado Ballet Stagium, dirigido por Marika Gidali e que completa 46 anos em atividade; Cia de Danças Urbanas Conceito Urbano, Cia. Repentistas do Corpo, DivinaDança, dirigida por Andrea Pivatto, Morgana de Sousa, Raça Cia. De Dança, com direção de Jhean Állex e Zumb.Boys, dirigida por Márcio Greyk, totalizando 14 companhias.
O ponto alto da celebração da data será com o Balé da Cidade de São Paulo, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, dirigido pelo bailarino Ismael Ivo, que aprofunda sua relação com a cidade com esta apresentação de trechos do seu repertório no dia 29, às 12h30, num palco que será montado em frente à escadaria do Municipal. Esta ação, com claro foco na formação de público, é mais uma oportunidade de enfatizar a nova missão do Balé da Cidade. Desde a concepção da inédita coreografia “Risco”, Ismael Ivo colocou o principal corpo de dança da cidade a serviço de um diálogo artístico entre a arte e a metrópole. A aposta ousada rendeu frutos: a coreografia que estreou no mês passado no Municipal teve repercussão superlativa de crítica e público. Agora, nesta performance ao ar livre, com a participação do Balé Jovem da Escola de Dança de São Paulo, acontecerá um verdadeiro encontro de gerações e o Balé da Cidade se aproxima ainda mais de seu objetivo, não somente no âmbito da criação mas efetivamente estando imerso nessa experiência, apresentando-se, gratuitamente, em pleno Centro da cidade.
Dentro da proposta desta gestão de oferecer programação de qualidade nos seus equipamentos culturais, nesta Mostra, as apresentações chegam às cinco regiões da cidade. Já a partir de sexta-feira, dia 28, os teatros iniciam suas atividades com apresentações de diversas companhias em clima de aquecimento para um fim de semana cheio de atrações. Para os fãs de dança clássica, a curadoria do evento, assinada por Lara Pinheiro com colaboração de Fernando Dourado, convidou a Cia. Brasileira de Danças Clássicas para se apresentar, no Teatro João Caetano, entre 28 e 30 de abril, com o espetáculo “Noites de Gala”, interpretando trechos de obras-primas do gênero, como a suite de La Bayadére, de Petipá, sobre música de Leon Minkus, além de trechos de Dom Quixote, O lago dos cisnes, entre outras.
A Cia Tentáculo Jovem, dirigida por Liliane de Grammont, apresenta no Centro Cultural Olido um programa com duas coreografias: “O eu pele” e “Avesso”. Criada em 2015, a companhia já apresenta produções ousadas, que exploram as relações humanas e um repertório que já conta com nove coreografias. Outro destaque é o Núcleo Arcênico de Criações, companhia criada em 2012 que trabalha com práticas de estudo e investigações que interligam teatro, dança e performance, resultando numa linguagem híbrida. Com o espetáculo “Quero ser preto”, que será encenado no Teatro Arthur Azevedo, o público perceberá a ênfase nesse encontro de linguagens e também uma forte mensagem contra o preconceito em todas as suas formas.
Outra vertente a ser explorada, a dança flamenca é um estilo que hipnotiza plateias ao redor do mundo. Fundadora do Grupo Luceros Arte Flamenco, Ale Kalaf tem uma inquietação: buscar parcerias com quem possa explorar o que ela chama de “meu flamenco”. Assim, surgiu o espetáculo “Con Alma”, que é apresentado no Teatro Martins Penna. Repetindo a parceria com a cantora espanhola Irene Atienza, com quem apresentou “Mais Amor Por Favor”, em 2014, esta apresentação traz um novo olhar para este gênero. A dupla sobe ao palco acompanhada de outros quatro músicos: Jony Gonçalves (guitarra flamenca), Luciano Khatib (percussão), Alexandre Ribeiro (clarinete) e Danilo Penteado (contrabaixo e piano). A coreógrafa e atriz Clarisse Abujamra colaborou com a coreografia.
A São Paulo Companhia de Dança, do Governo do Estado de São Paulo, dirigida por Inês Bogea, preparou uma apresentação exclusiva para o evento. No dia 30, às 15h, depois de um extenso programa, a apresentação culminará num surpreendente final: um flashmob com cerca de 80 dançarinos e o público em geral, no Centro Cultural São Paulo. Dias antes da apresentação, o público poderá aprender a coreografia por meio de um tutorial que será publicado nas redes sociais e comparecer no dia e horário marcados para participar desta ação.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO (direção Ismael Ivo) E O BALÉ JOVEM DA ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO (direção Susana Yamauchi)
| Palco em frente ao Theatro Municipal de São Paulo. Dia 29/4, 12h
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – São Paulo/SP
BALLET STAGIUM
Espetáculo: “Ballet Stagium 46 anos”. Dir.: Marika Gidali. Coreografia: Décio Otero. Com Paula Perillo, Ariadne Okuyama, Luiza Vilaça e outros. 70 min. Livre.
Apresentações: “Memória” é um trabalho de resgate da produção artística do Stagium ao longo destes 46 anos, como “Jerusalém”, de 1974, e “Saudades de Elis”, de 1997; e “Preludiando” reafirma as escolhas feitas pela companhia que pavimentam seu percurso ao resgatar o compositor brasileiro Claudio Santoro do esquecimento.
| Centro Cultural Olido – Sala Olido. Dias 28 e 29, 21h. Dia 30/4, 19h
Av. São João, 473 – Centro – São Paulo/SP
CIA. BRASILEIRA DE DANÇAS CLÁSSICAS
Espetáculo: “Noite de gala”. Com Ana Carolina Resende, Mariana Carossa, Douglas Nossa e outros. 60 min. Livre.
Apresentação de trechos de obras-primas dos coreógrafos Marius Petipá e Lev Ivanov. No programa, a suite de “La bayadére”, de Petipá, sobre música de Leon Minkus; e trechos de “Dom Quixote”, “O lago dos cisnes”, “Esmeralda” e “O corsário”.
| Teatro João Caetano. Dias 28 e 29, 21h. Dia 30/4, 19h
R. Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo/SP
CIA. DE DANÇAS URBANAS CONCEITO URBANO
Espetáculo: “UrBÂnico”. Dir.: Eliseu Corrêa. Intérpretes-criadores: Adriano Batista, Cleyton Alves, Efrain Pimentel e outros. 60 min. Livre.
Observando a dança dos clubes e pequenos grupos sociais e sua ligação com a música mecânica, o espetáculo busca resgatar a essência do que é corporal.
| Teatro Cacilda Becker. Dias 28 e 29, 21h. Dia 30/4, 19h
R. Tito, 295 – Lapa – São Paulo/SP
CIA. REPENTISTAS DO CORPO
Espetáculo: “Lado B”. Com Cláudia Christ e Sérgio Rocha. 60 min. +14 anos.
Mistura de dança contemporânea, percussão corporal e cenas teatrais, embalada por “pérolas” da música brega brasileira. Em cena, um casal interage em situações domésticas, convida o público a refletir sobre o preconceito que sempre acompanhou os artistas deste gênero musical e lança uma pergunta no ar: “Será que cada um de nós tem o seu lado B?”.
| Teatro Alfredo Mesquita. Dias 28 e 29, 21h. Dia 30/4, 19h
Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – São Paulo/SP
DIVINADANÇA
Espetáculo: “Todas as cartas de amor são ridículas”. Dir.: Andrea Pivatto. Com Breno Camargo, Guilherme Moreira, Luisa Biella e outros. 40 min. Livre.
Baseado na obra de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), o espetáculo refere-se a uma viagem pelo coração, na qual visitam-se momentos comuns a todos os seres humanos e que são transmitidas como experiências pessoais ou histórias contadas.
| Teatro Décio de Almeida Prado. Dias 28, 29 e 30/4, 18h
R. Cojuba, 45 – Itaim Bibi – São Paulo/SP
LUCEROS ARTE FLAMENCO
Espetáculo: “Con alma”. Com Ale Kalaf e Irene Atienza. 60 min. Livre.
Uma bailarina flamenca brasileira e uma cantora espanhola, apaixonada pela música brasileira: desse encontro, surge uma parceria artística cujo ponto de partida é a emoção presente nas duas culturas.
| Teatro Martins Penna. Dias 28 e 29, 20h. Dia 30/4, 19h
Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca – São Paulo/SP
MORGANA SOUSA
Espetáculo: “Risko”. Intérprete-criadora e dir.: Morgana Sousa. 35 min. +12 anos.
Por um trajeto de luz, mulher revive memórias de seus afetos pela cidade e, em meio a esse percurso, prossegue (re)descobrindo maneiras de (re)desenhar escolhas.
| Teatro Zanoni Ferrite. Dias 28 e 29, 20h. Dia 30/4, 19h
Av. Renata, 163 – Chácara Belenzinho – São Paulo/SP
NÚCLEO ARCÊNICO DE CRIAÇÕES
Espetáculo: “Quero ser preto”. Com Alexandre Manchini Jr., Juny kp! e Marina Rico. 80 min. Livre.
Espetáculo de dança-teatro e artes integradas que reflete sobre o preconceito em suas diferentes formas: social, cultural, racial e de gênero.
| Teatro Arthur Azevedo. Dias 28 e 29, 21h. Dia 30/4, 19h
Av. Paes de Barros, 955 – Mooca – São Paulo/SP
RAÇA CIA. DE DANÇA
Dir. artística: Jhean Állex. Com Alex Siqueira, Bruna Barbosa, Camila Lacerda e outros. 70 min. Livre.
Apresentações: a coreografia mais recente, “À flor da pele”, de Jhean Allex, sobre a relação das pessoas com dinheiro, trabalho, trânsito, política e outros temas; e “Novos ventos”, de 1999, uma das obras de maior sucesso do repertório do grupo, criada por Roseli Rodrigues, e que trata das transformações, nostalgias e romantismo que o outono traz.
| Teatro Paulo Eiró. Dias 28 e 29, 21h. Dia 30/4, 19h
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro – São Paulo/SP
TENTÁCULO CIA. JOVEM
Coreografia: Liliane de Grammont. Com Ana Beatriz Garcia, Victoria Cavalcante, João Augusto e outros. 60 min. Livre.
Apresentações: “O eu pele” faz divagações sobre o que significa a pele nas relações humanas; “Avesso” trata da ambivalência humana; e “Onírico” retrata as fantasias e ilusões do indivíduo em estado de inconsciência a partir de sonhos relatados pelos intérpretes.
| Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Dias 28 e 29, 20h. Dia 30/4, 19h
Av. São João, 473 – Centro – São Paulo/SP
ZUMB.BOYS
Espetáculo: “B.E.C.O [B.boys em Construção Original]”. Dir.: Márcio Greyk. Intérpretes-criadores: Danilo Nonato, Eddie Guedes e Guilherme Nobre. 45 min. Livre.
Espetáculo de dança urbana baseado em conceitos de estudos contemporâneos que trabalham um olhar de ocupação da rua, pesquisando movimentos do cotidiano e trabalhando na técnica b.boy.
| Teatro Flávio Império. Dia 28 e 29, 20h. Dia 30/4, 19h
R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba – São Paulo/SP
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Dir.: Inês Bogéa. Livre.
Criada pelo Governo do Estado de São Paulo em 2008, a SPCD faz uma apresentação especial no CCSP em que recebe mais de 80 bailarinos convidados. Em formato de “flashmob”, são demonstrados diferentes estilos de dança. Abre o programa “Ubuntu”, apresentação de alunos de sapateado da coreógrafa Chris Matallo. Na sequência, “Movimentos Clássicos”, de Douglas Nossa, da Companhia Brasileira de Danças Clássicas, apresentação em homenagem ao balé clássico; Galpão 1 Erika Novachi interpreta o jazz lírico de “Heartbeat”, coreografia da americana Pat Taylor; apresentação do Grupo Dançando com a Diferença, de Fernanda Amaral; e, por último, a SPCD interpreta “Pivô”, de Fabiano Lima. Ao final, todos se unem e dançam a mesma sequência coreográfica, que poderá ser aprendida pelo público em redes sociais.
| Centro Cultural São Paulo. Dia 30, 15h
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP