Focus Cia. de Dança une a arte de Portinari e a música de Chico Buarque na Caixa Cultural do Rio
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, para curta temporada, o espetáculo Saudade de mim, um dos projetos de maior repercussão da consagrada Focus Cia. de Dança. Serão oito apresentações realizadas de 20 a 30 de abril (de quinta a domingo), às 19h. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
Unindo a obra de Candido Portinari e a música de Chico Buarque, Saudade de mim inicia com os acordes de Construção, levando, para cena, a vida de Pedro, Maria, Bárbara e outros personagens vindos de diferentes composições de Chico, que aqui irão se relacionar. Ao mesmo tempo, todos habitam telas e ambientes criados por Portinari que, a exemplo de O espantalho, Casamento na roça e O mestiço, se impõem de diferentes maneiras na narrativa. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores e triângulos amorosos, indo e voltando através de referências aos dois artistas para transbordar poesia em cena.
“Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens que já se esboçavam em minhas criações anteriores”, destaca o bailarino e diretor do espetáculo Alex Neoral. “A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de linguagens distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas”, explica.
Além de Alex Neoral, a montagem traz, no elenco, Carol Pires, Cosme Gregory, José Villaça, Gabriela Leite, Márcio Jahú, Mônica Burity e Sheila Lokiec.
Sobre a Focus Cia De Dança
Uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país, consagrada pela crítica especializada e por um público cada vez mais numeroso, a Focus encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Danse, em Montreal, em setembro. E em novembro, a Focus recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira, que todos os anos agracia artistas e grupos de grande destaque no cenário artístico nacional.
A companhia reafirma sua importância no território da dança contemporânea brasileira lançando um feito inédito na criação de Saudade de Mim: um roteiro teatral que se integra ao instigante conjunto de gestos e movimentos que consagraram a companhia carioca ao longo de sua história.
FICHA TÉCNICA
Direção, concepção e coreografia: Alex Neoral
Elenco: Alex Neoral, Carol Pires, Cosme Gregory, José Villaça, Gabriela Leite, Márcio Jahú, Mônica Burity e Sheila Lokiec
Direção de produção: Tatiana Garcias
Consultoria de projeto: Aline Cardoso
Assistente de produção: Marcella Alves
Curadoria de Obras [Candido Portinari]: Maria Duarte Iluminação: Binho Schaefer
Operação de luz: Paulo Denizot
Figurinos e visagismo: André Vital
Confecção de figurinos: Jacira Garcias
Direção Musical e Trilha original: Felipe Habib
Músicas: Chico Buarque
Preparação vocal: Felipe Habib
Arranjos, Piano e Acordeon: Felipe Habib e João Bittencourt
Mixagem: Davi Mello
Preparação de interpretação cênica: Reiner Tenente
Ambientação cenográfica: Márcio Jahú
Técnico de palco: Wellison Rodrigues
Assistente de direção e ensaiadora: Carol Pires e Clarice Silva
Fotos de divulgação: Cristina Granato e Paula Kossatz
Comunicação Visual: Infinitamente Estúdio de Criação
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
SERVIÇO
Saudade de Mim
Focus Cia de Dança
De 20 a 30 de abril de 2017
Quinta a domingo, às 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Informações: (21) 3980-3815
Duração: 85 minutos
Lotação: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Classificação: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência