Notícias

Cia Corpocena reestreia #poéticasderesistência na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Por uma corporeidade dos afetos, sem negar a origem selvagem do corpo que resiste por instinto de preservação.

Vivemos tempos em que a violência é naturalizada e, ao mesmo tempo, espetacularizada, não nos afetamos mais diante do horror e as sutilezas são absolutamente ignoradas. Rejeitamos a alteridade, transformando tudo, inclusive as relações, em mercadorias. Trata-se da necessidade de preservar nossa capacidade de espanto; nossa capacidade de ser afetado e de afetar. Acreditamos que é através dos afetos que podemos transformar a realidade e construir outras formas de viver no mundo.

Este espetáculo é parte do projeto Sobre Mulheres e Pássaros, criado e desenvolvido pela Cia Corpocena em 2015, que propõe um conjunto de ações acerca da violência contra as mulheres desde sempre naturalizada e da necessidade de preservar o universo simbólico, como estratégia poética-politica de resistência.

SINOPSE

Acerca da necessidade de se criar estratégias poético-políticas de resistência à opressão sofrida pelos corpos. #poéticasderesistência propõe corpos combativos e, ao mesmo tempo, vulneráveis, em um jogo de tensão entre resistir e ceder à manipulação de imagens e discursos e o empobrecimento dos universos simbólicos que geram metáforas cada vez mais rasas e que reforçam os estereótipos nas relações sociais.

A Cia Corpocena pesquisa e cria dança, explorando seus limites com o teatro e a performance. A interdisciplinaridade é uma de suas principais características, colocando em diálogo textos de naturezas diversas na composição coreográfica: estudos da presença como um aspecto fundamental da cena e ações em espaços da cidade e outros espaços não teatrais. A dramaturgia é a força motriz da pesquisa, o discurso dramatúrgico move a criação de procedimentos, a elaboração e a reelaboração de perguntas.

FICHA TÉCNICA

Concepção, criação e performance: Cristiane Santos e Valquiria Vieira
Direção e dramaturgia: Valquiria Vieira
Trilha Sonora: Claudio Borici Junior
Figurinos: Patrícia Santos
Desenho de luz: Décio Filho

SERVIÇO

#poéticasderesistência
Cia Corpocena
Temporada até 31 de março de 2017
Sextas-feiras, às 20h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3221-5558
Duração: 55 minutos
Classificação: a partir de 14 anos