Notícias

Performance inspirada em Leonilson segue no Centro de Referência da Dança


Trajetórias Invisíveis, pesquisa do Núcleo Marcos Sobrinho de Dança e Performance, continua em temporada até o final de novembro no Centro de Referência da Dança, todas as quintas, sextas e sábados, às 18h.

A performance dá continuidade ao processo de investigação iniciado com “O Ilha”, sobre a obra intimista e predominantemente autobiográfica do artista plástico José Leonilson, morto aos 36 anos, em 1993, vítima do vírus HIV.

A instalação coreográfica constrói pequenas paisagens cênicas, onde objeto e imagem se fundem, configurando um corpo-poema que propõe reflexões sobre a ausência, a pequenez do homem e sua condição de adaptação ao mundo contemporâneo. “São respiros, um descansar da nossa própria individualidade, de nossas zonas de conforto, um jeito de rever nossos vocabulários corporais instaurando novos sentidos”, resume Marcos Sobrinho sobre o trabalho

A criação integra projeto contemplado pelo 19º edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral, concepção, dramaturgia e performance – Marcos Sobrinho
Intervenções dramatúrgicas – Talita Alcalá Vinagre
Criação e operação de Luz – Rafael Petri
Design de Som e Vídeo – Téo Ponciano
Produção Executiva – Rafael Petri

SOBRE MARCOS SOBRINHO

Natural de Aracaju – SE. Bailarino formado em Dança Clássica, estudou na Escola de Ballet Clássico Maria Olenewa (Rio de Janeiro – RJ) e na Ècole de Danse du Marais (Paris – França). Sua formação em Dança Contemporânea foi na Folkwang Schule em Essen e na Die Werkstatte Düsseldorf, ambas na Alemanha. É Graduado em Artes Cênicas pela UniverCidade no Rio de Janeiro – RJ.

Trabalhos realizados: “Trajetórias Invisíveis” (2016); “Outros Poemas” (2015); “Poemas Breves” e “Um poema para Carmen” (2013/2014); “O Baile ou entre imagens e não lugares” (2011/2012); “Dedicate” (2010), “O Ilha” (2007/2008) e “El Puerto” (2006/2007).

SERVIÇO

Trajetórias Invisíveis
Núcleo Marcos Sobrinho de Dança e Performance
Dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de novembro de 2016
Quintas, sextas e sábados, 18h
Local: Centro de Referência da Dança
Baixos do Viaduto do Chá, s/nº – Centro – São Paulo/SP
(ao lado do Theatro Municipal – próximo às estações Anhangabau, São Bento e República do Metro)
Ingresso: Grátis
Informações: (11) 3214-3249
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 14 anos