UPDATE: será necessário cancelar as apresentações previstas no período de 18 a 24 de agosto. Clique aqui e confira a nota de esclarecimento escrito pela diretora geral do evento, Vera Bicalho.
Doze dias, oito espetáculos, seis diferentes Estados, duas oficinas e uma programação que se pauta na diversidade. Considerado um dos projetos de dança mais importantes do Centro-Oeste, o Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea ocupa os palcos do Teatro Goiânia (GO), durante os dias 13 a 24 de agosto com uma extensa programação que alia apresentações de companhias consagradas de diversas regiões. Em sua sexta edição, o evento é idealizado pela produtora cultural Vera Bicalho e realizado pela Quasar Companhia de Dança, com patrocínio do O Boticário na Dança através do Ministério da Cultura, da Caixa Econômica Federal e do Fundo de Arte e Cultura do Estado.
Diferentemente dos outros anos, a edição 2014 do Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea amplia a sua programação. Para a sexta edição, são doze dias com apresentações das companhias: Balé do Teatro Guaíra (PR); Nega Lilu Cia. de Dança (GO); Nômades Grupo de Dança (GO); Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias (SP); Companhia de Danças de Diadema (SP); Mimulus Cia. de Dança (MG); Companhia Urbana de Dança (RJ) e Staccato com Paulo Caldas (RJ / CE).
Cada grupo apresenta um diferente espetáculo no Teatro Goiânia (a programação completa pode ser vista logo abaixo) em respectivas noites. Segundo Vera Bicalho, diretora geral do Paralelo 16, a mostra traduz a efervescência cultural de Goiânia, capital capaz de receber as mais conceituadas companhias de dança do Brasil, o que gera uma grande movimentação no cenário cultural da região. A proposta da mostra é, além de promover o intercâmbio artístico entre diferentes Estados, colocar Goiás no circuito de grandes eventos de dança do País.
“O evento atende a uma demanda continuada por espetáculos de dança por parte do público da capital de Goiás. O Paralelo 16 imprime na seleção de seus convidados, espetáculos com qualidade técnica, cênica e principalmente artística. O objetivo é a própria divulgação da dança como linguagem artística, voltada sempre para a formação de público e fomento aos trabalhos dos profissionais de arte, desde os que trabalham na parte técnica, como luz e som, até cenografia e o próprio corpo de dança”, reitera Vera.
Ao todo são duas companhias de Goiás e seis de diferentes estados, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Segundo o curador da mostra, o pesquisador e bailarino João Paulo Gross, a sexta edição do evento foi pensado a partir da importância em se divulgar companhias de dança já reconhecidas em todo o Brasil, além de promover o diálogo com as criações artísticas locais. “Com diversas propostas artísticas, as mostras reiteram a necessidade do diálogo entre diferentes partes do País.”
Aprendizado em destaque
Além de promover apresentações artísticas, a sexta edição do Paralelo 16 ainda realiza oficinas de dança contemporânea. São ao todo quatro dias de aprendizado com o pesquisador Marcos Buiati, mestrando em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Dança pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Ao logo dos anos ele vem pesquisa o corpo com ênfase em seus aspectos culturais, antropológicos e dramatúrgicos. Atua como criador e coreógrafo desde 2004.
Durante as aulas ele irá discutir a relação do corpo com a dança contemporânea, assim como linguagem e aspectos artísticos. A oficina acontece durante os dias 18 a 21 de agosto, no Espaço Quasar, das 18h30 às 22h, com a finalização de uma aula pública para a apresentação dos resultados dos debates.
Já no domingo, o pesquisador Paulo Caldas dá uma oficina durante a manhã, também no Espaço Quasar. Para se inscrever, o participante deve enviar o currículo para o email da mostra (paralelo16.danca@gmail.com), especificando qual oficina tem interesse. São ao todo 30 vagas por oficina e as inscrições estão abertas entre os dias 18 a 31 de julho.
Paralelo 16 ao longo dos anos
Em agosto de 2005 acontecia pela primeira vez em Goiânia uma Mostra não competitiva de dança, que trazia para a capital nomes de destaque da dança contemporânea brasileira. O primeiro Paralelo 16 foi realizado pela então Agepel – Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira. O Paralelo ocupou os palcos do Teatro Goiânia e do Centro Cultural Martim Cererê.
A partir da primeira edição surgiu uma necessidade de se produzir eventos ligados à dança em Goiás. A edição seguinte aconteceu em 2009, com a participação do grupo espanhol La Intruza Danza. Já em 2010, o Paralelo consolidou-se com sua terceira edição. Foi realizado no Teatro Madre Esperança Garrido, e como atração internacional contou com a Compagnie Linga, da Suíça.
Em 2011 aconteceu a 4ª edição, que foi levada para o Distrito Federal. Neste ano o evento foi pensado para aproximar duas cidades no processo de produção e divulgação da dança brasileira. Com o apoio da Funarte houve um mês da dança no Teatro Plínio Marcos. Uma série de espetáculos e oficinas de dança contemporânea fizeram parte da versão brasiliense. Na quinta edição, no ano passado, grupos de diferentes estados promoveram um verdadeiro intercambio com companhias locais.
SERVIÇO
6ª Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea
Data: 13 a 24 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia (Av. Anhangüera, 67 – S Central – Goiânia – GO)
Espaço Quasar (Rua T-28, n.º 729, Setor Bueno, Goiânia/GO)
Entrada: R$ 10,00 inteira / R$ 5,00 meia (estudantes, idosos, cartão unimed)
50% de desconto no valor da inteira, doando 1 litro de óleo vegetal
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
13 de agosto (quarta-feira)
Grupo: Balé do Teatro Guaíra (PR)
Espetáculo: A sagração da primavera
Local: Teatro Goiânia
14 de agosto (quinta-feira)
Grupo: Nega Lilu Cia. de Dança (GO)
Espetáculo: Nega Lilu
Local: Teatro Goiânia
15 de agosto (sexta-feira)
Grupo: Nômades Grupo de Dança (GO)
Espetáculo: Palavras em Giz
Local: Teatro Goiânia
16 de agosto (sábado)
Grupo: Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias (SP)
Espetáculo: Nossos sapatos
Local: Teatro Goiânia
17 de agosto (domingo)
Grupo: Companhia de Danças de Diadema (SP)
Espetáculo: Paranoia
Local: Teatro Goiânia
18, 19, 20 e 21 de agosto (segunda a quinta-feira)
Oficina de dança contemporânea com Marcos Buiati
Local: Espaço Quasar
22 de agosto (sexta-feira)
Grupo: Mimulus Cia. de Dança (MG)
Espetáculo: Entre
Local: Teatro Goiânia
23 de agosto (sábado)
Grupo: Companhia Urbana de Dança (RJ)
Espetáculos: ID: Entidades e Na Pista
Local: Teatro Goiânia
24 de agosto (domingo)
Grupo: Staccato | Paulo Caldas (RJ / CE)
Espetáculo: Fonte
Local: Teatro Goiânia
Oficina com Paulo Caldas
Horário: 10h às 13h
Local: Espaço Quasar
Contatos para Imprensa
Clenon Ferreira (assessoria de imprensa) – (62)81143545
Quasar Companhia de Dança (62)3251 – 5580