Hoje é um dia especial para nós, pois comemora-se o que trazemos de mais sagrado no peito: A DANÇA!
Louvada seja a dança,
Ela libera o homem do peso das coisas materiais,
E une os solitários para formar a sociedade.Louvada seja a dança,
Que exige tudo e fortalece a saúde,
Uma mente serena e uma alma encantada.A dança significa transformar o espaço, o tempo e o homem.
Que sempre corre perigo de se desfazer
E ser ou somente cérebro, ou só vontade ou só sentimento.A dança, porém exige o ser humano inteiro,
Ancorado no seu centro,
E que não conhece a vontade
De dominar gente e coisas,
E que não sente a obsessão
De estar perdido no seu ego.A dança exige o homem livre
E aberto vibrando na harmonia
De todas as forças.Ó homem, ó mulher aprenda dançar;
Senão os anjos no céu
Não saberão o que fazer contigo.Augustinus (Santo Agostinho), 354 – 430 d.C.
O Dia Internacional da Dança, conhecido também como Dia Mundial da Dança, comemora-se no dia 29 de abril e foi uma data instituída pela UNESCO.
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data escolhida para o Dia Internacional da Dança foi 29 de abril por ser a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês.
Jean-Georges Noverre (1727-1810) se destaca, na história da dança, por ter escrito “Letters sur la Danse”, um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, editado em 1760. Mais tarde, acrescentou à obra textos sobre música e um ensaio sobre a dança na antiguidade, além de texto sobre a arquitetura de uma sala de opéra e libretos. Em sua obra, decisiva para a dança teatral, o autor discute a dança em ação.
Noverre começou a dançar ainda adolescente, como aluno de Louis Dupré, na Académie Royale de Musique et Danse (futura Opéra de Paris). Sua estreia como bailarino foi na Opéra-Comique. Em Berlim, a serviço de Federico de Prússia, conviveu com famosos bailarinos como Jean Barthélémy Lany e com Barbarina Campanini. Em Paris, foi Mestre da Opéra-Comique, onde organizou, em variados gêneros, as danças da companhia, garantindo a bilheteria. Começou a ter sucesso com a criação do Balé Chinês.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé. Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, também nasceu no dia 29 de abril.
Parabéns à todos que fazem deste um dia especial; que dedicam-se dia e noite para levar a dança adiante.