O Cultura Inglesa Festival apoia anualmente, por meio de seu Edital, projetos brasileiros de teatro, artes visuais, dança e audiovisuais. Em 2018, os espetáculos selecionados na categoria Dança levam ao Centro Brasileiro Britânico apresentações inéditas conectadas a trilhas sonoras compostas por nomes do pop britânico.
De 31 de maio a 03 de junho, a Sala Cultura Inglesa recebe “this is our last dance”. O choque e o encontro entre duas, assim ditas, mulheres é provocado por “Under Pressure” – canção que resulta de um outro encontro, entre Freddie Mercury e David Bowie.
Partindo de binômios como pressão e despressurização, medo e confiança, fuga e permanência, vulnerabilidade e proteção, a percepção se dá por contraste.
Num duplo jogo entre a perda do chão, a tentativa de conquistar a caminhada e sentir-se sabotada; mas também de ter neste mesmo chão a possibilidade de ascender, de inverter a lógica e fazer do não-lugar morada, surge o exercício de imaginação – como da falência se extrai potência? E nesse cenário de pressão deflagrado por “Under Pressure”, como seria a emergência de uma última dança? Seria ela rebelde e/ou um profundo silêncio? E quão amplo pode ser o espectro entre a radicalidade do corpo que irrompe da pressão e o estado de repouso mais sereno?
Lançando mão de materiais da dança e do circo, textos de Paul B. Preciado e de Gonçalo M. Tavares e de um imaginário pop-futurista dos anos 80, as bailarinas Natália Mendonça e Manoela Rangel se propõem a “investigar como da falência se extrai potência, da instabilidade se encontra suporte e como a queda é produto do desejo e não de sua falta”.
Na semana seguinte, a produção “Playlist 43:04” abordará um comportamento tido como tipicamente britânico – a pontualidade. Com apresentações nos dias 07, 08, 09 e 10 de junho, o espetáculo será permeado por canções de renomados nomes da cena pop britânica: Lily Allen, One Direction, Florence And The Machine, Coldplay, Calvin Harris, Radiohead e Portishead.
A coreografia revelará atos do cotidiano de um jovem cidadão urbano, repleto de compromissos e tarefas que são suportadas graças à audição das canções. “Foi Umberto Eco que apontou o estímulo que a música proporciona; que ouvimos canções para realizar outra função além de ouvi-la, como realizar atividades práticas do dia-a-dia”, aponta Rafael Truffaut, um dos artistas criadores de “Playlist 43:04”.
A concepção de “Playlist 43:04” é coletiva. Os bailarinos Aysha Nascimento, Bruna Spoladore, Rafael Truffaut e Thays Peric realizarão tarefas triviais, do despertar ao desligar, passando pelo icônico “chá das cinco”. As atividades, criadas a partir da métrica de cada canção, fazem uma analogia ao preciosismo britânico com horários; e o viés cômico aponta para o movimento caótico que o passar das horas pode trazer em um único dia.
Para a repórter de dança, colaboradora da Folha de S. Paulo, Iara Biderman, uma das curadoras do Edital da categoria: “É importante promover espetáculos que se relacionem com o público mais abrangente e principalmente jovem, visto que a dança contemporânea tem, em sua maioria, uma abordagem que comunica mais com a classe artística e dificilmente se utiliza de uma trilha sonora pop”. Ao lado da jornalista, o coreógrafo, bailarino e videomaker, Alex Soares; e a coreógrafa, bailarina e especialista em Arte e Comunicação pela Faculdade Paulista de Artes, Yaskara Manzini, compõem o time de curadores da categoria neste ano.
A programação completa do 22º Cultura Inglesa Festival está disponível no site www.culturainglesasp.com.br/festival e no aplicativo Cultura Inglesa Festival, disponível para download gratuito na App Store e Google Play.
Sobre o Cultura Inglesa Festival
O Cultura Inglesa Festival é um festival anual de arte e entretenimento que fomenta a produção artística paulista e catarinense, e promove a cultura britânica, apresentando artistas do Reino Unido, Irlanda e Brasil. Com muita música, cinema, espetáculos, exposições e convidados especiais, ele já faz parte do calendário cultural de São Paulo.
Ficha Técnica
this is our last dance
Idealização e Produção: Manoela Rangel
Criação e Performance: Manoela Rangel e Natália Mendonça
Dramaturgia – Marion Hesser
Desenho de Som Dudu Tsuda
Desenho de Luz – Camille Laurent
Ficha Técnica
Playlist 43:04
Dançarinos/concepção/direção: Aysha Nascimento, Bruna Spoladore, Rafael Truffaut e Thays Peric
Concepção de Figurino/Arte: Luciana Mugayar
Concepção de Luz: Diego Gonçalves
Crédito da foto: Divulgação/Maria Tuca Fanchin
Serviço/Programação
22º Cultura Inglesa Festival
“this is our last dance”
Dias 31 de maio, 01, 02 e 03 de junho de 2018
Quinta, sexta e sábado, às 21h, domingo, às 19h
Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico – Duke of York Auditorium
Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo
Ingresso: Grátis (distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo (sujeito a lotação))
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Estacionamento tarifado no local
22º Cultura Inglesa Festival
“Playlist 43:04”
De 07 a 10 de junho de 2018
Quinta, sexta e sábado, às 21h, domingo, às 19h
Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico – Duke of York Auditorium
Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo
Ingresso: Grátis (distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo (sujeito a lotação))
Duração: 43:04 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Estacionamento tarifado no local