10 séries de dança para assistir na Netflix
Atualmente temos a alegria de termos muitas produções pensadas para a dança, ou que ela esteja presente de alguma forma. A dança sempre encanta – mesmo aqueles que dizem não gostar, ou não se interessar por ela -, e os filmes, séries e programas de TV seguem crescendo nas criações para este público.
Aqui separei algumas séries disponíveis na Netflix (em breve teremos outra publicação sobre outras plataformas) que trazem a dança como ponto principal da narrativa (como We Speak Dance) ou que usam a dança para expressar o sentimento dos seus personagens (como Trilha Sonora).
Aproveite essa quarentena para preencher o seu tempo com aquilo que é importante. Não precisa maratona todas as séries em um dia, não precisa ser com pressa; faça no seu tempo, assim vai ser ainda mais legal assistir a todo esse conteúdo.
1 – WE SPEAK DANCE
1 Temporada
Comandado pela dançarina Vandana Hart, We Speak Dance mostra como a dança é usada como linguagem internacional para conectar pessoas entre culturas. We Speak Dance aspira a conectar uma comunidade de dançarinas de todo o mundo a uma “Nações Unidas da Dança” global, procurando despertar o diálogo e a mudança ao redor do mundo, usando a dança como meio de comunicação, protesto e revolução.
A série segue a criadora, ex-assessora da ONU e dançarina treinada no Alvin Ailey, Vandana Hart, em todo o mundo, para explorar como a dança conecta pessoas, lugares e cultura. Da Indonésia e do Vietnã, para a França, a Nigéria e o Líbano, a primeira temporada de We Speak Dance descobre como a dança está sendo usada como arma política. Uma rede interconectada de estilos de aldeias remotas, grupos subterrâneos e estágios mundialmente famosos revela como a dança nos junta através da revolução, das cerimônias sagradas e da sexualidade.
2 – BABY BALLROOM
2 Temporadas
Baby Ballroom é uma série de reality shows de dança sobre uma escola de dança, a Zig Zag Dance Factory em Wolverhampton, Inglaterra. A escola é administrada por Warren e Jane Bullock, ex-campeões de dança de salão, e o show se concentra nos muitos casais que Warren e Jane treinam. Durante a série acompanhamos os alunos da escola em diversas competições de dança de salão e como eles lidam com as vitórias e derrotas, que muitas vezes são inevitáveis.
3 – DANCING QUEEN
1 Temporada
Dancing Queen é apresentada pela famosa drag queen Alyssa Edwards (nome real de Justin Johnson) – participante da quinta temporada do talent show americano RuPaul’s Drag Race, onde foi aclamada pelo público, apesar de não ter saído vitoriosa do reality -, e mostra o drama de Alyssa para comandar a companhia de dança da qual é diretora e coreógrafa, onde tem que lidar com as inseguranças das alunas e suas mães, e em paralelo a sua vida noturna de drag.
4 – TRILHA SONORA
1 Temporada
Trilha Sonora (Soundtrack) explora as histórias de amor que conectam um grupo de pessoas de Los Angeles através da música que vive dentro de seus corações e mentes. Basicamente, uma trama romântica contemporânea que usa músicas que vão de Demi Lovato a Joni Mitchell para embalarem os rumos dos personagens. A intenção da série é passar a mensagem de que “toda música é uma canção de amor” e sobre a importância de encontrar músicas que falem com a sua experiência de vida.
Os amante da dança logo irão reconhecer Jenna Dewan, a Nora Clark, do filme Ela Dança, Eu Danço, que foi (e ainda é) considerado um dos melhores filmes de dança. Em Trilha Sonora a atriz interpreta Joanna, que luta para passar em audições de dança, mas acaba deixando o sonho de lado e assumindo a carreira de assistente social.
5 – LIVRES NA CADEIA
Minissérie (5 episódios)
A série documental Livres na Cadeia gira em torno de um ex-presidiário que se torna gerente da CPDRC da cadeia filipina na província de Cebu, que ficou conhecida por um vídeo de dança viral de Michael Jackson em 2007. Agora, a dança mostra novas possibilidades aos presos.
6 – POSE
2 Temporadas
Pose é uma série de televisão americana sobre o cenário LGBTQ afro-americano e latino da cidade de Nova York e cultura de salão não conforme com gênero nos anos 80 e, na segunda temporada, no começo dos anos 90.
A série gira em torno de Blanca, uma frequentadora de bailes LGBTQ, acolhe como filhos um dançarino talentoso e uma trabalhadora do sexo apaixonada por um cliente yuppie (termo usado nos anos 80 para jovem profissional que trabalha em uma cidade).
7 – SPINNING OUT
1 Temporada
Patinação no gelo e dança caminham de mãos dadas. A dança tornar a patinação mais graciosa em meio aos difíceis (quase impossíveis) movimentos executados. Spinning Out conta a história de Kat Baker, uma patinadora do gelo que vê seu futuro ser quebrado em pedaços ao cair durante um um salto e se machucando gravemente, o que a deixa traumatizada e receosa de voltar a patinar. Agora, ela tem a chance de tentar novamente, mas patinando em dupla.
8 – GLEE
6 Temporadas
A aclamada série musical adolescente está disponível com todos os seus episódios na plataforma da Netflix.
Com otimismo, o professor Will Schuester tenta inspirar um grupo de estudantes a reformar o antigo e bem sucedido Clube Glee, o coral da escola McKinley. Porém é claro que a tarefa seria mais fácil se os atuais membros do grupo não fossem: um soprano nada popular, uma garota que treina para ser diva e recusa-se a fazer playback, um guitarrista nerd e uma estranha gótica. Mesmo assim, com dois verdadeiros talentos em sua mira, Will está determinado a fazer o que for preciso para provar que os contraditores estão errados, principalmente a técnica de líderes de torcida Sue Sylvester, e levar o grupo de volta o sucesso. As audições internas e competições de corais são regadas a música e muita dança.
9 – VICTORIOUS
3 Temporadas
A vida de Tori Vega está prestes a mudar! A adolescente de 16 anos foi convidada para fazer parte da escola de ensino médio de Hollywood especializada em artes. Com o convite, Tori terá a chance de brilhar e sair da sombra de sua irmã mais velha.
10 – CHEER
1 Temporada
Esta série documental segue os altos e baixos da equipe de cheerleaders da Universidade Navarro, que treina para conquistar um cobiçado título nacional.
E aí, gostou das dicas ou sentiu que faltou alguma série nessa lista? Envie um e-mail para agendadedanca@gmail.com com dicas e sugestões, ficaremos felizes em receber sua mensagem.